Pós-venda: problema para muitos consumidores


Um grande número de empresas ainda não entendeu a importância de oferecer aos seus clientes um bom serviço de pós-venda. Muitas não percebem que aí está uma excelente forma de manter um vínculo mais próximo entre o cliente e a empresa,  construindo uma relação de  fidelidade por parte do consumidor.

Problemas como: defeitos em produtos que não são corrigidos, dificuldade para trocar mercadorias, serviços de atendimento ao consumidor deficiente, falta de assistência técnica e atrasos na entrega de produtos têm sido cada vez mais recorrentes no ranking de reclamações. A ineficiência nesses serviços – que integram a lista do que se chama “pós-venda”- evidencia a necessidade das empresas investirem em soluções fáceis, rápidas e eficientes para o consumidor depois que ele leva o produto ou o serviço para casa.

Diante desse cenário, as entidades que trabalham para proteção, defesa e orientação aos consumidores têm investido em ações que possam impulsionar a melhoria desses serviços. O prêmio da Revista Consumidor Teste, em parceria com o Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC) é um exemplo entre muitas ações nesse sentido. Trata-se de uma premiação que reconhece e dá visibilidade às organizações que buscam o amadurecimento no respeito ao consumidor, induzindo a ampliação do universo de empreendedores que adotam e aprofundam boas práticas nas relações de consumo e em sustentabilidade.

Assim, as empresas que demonstram ações  que tornam as relações de consumo mais justas e  que possuem práticas sustentáveis, grantindo a preservação do meio ambiente passam a integrar a lista do “Top Consumidor” recebendo um selo de identificação.

Em 2012, 40 empresas receberam esse prêmio e, ao longo de sete edições, mais de 70 diferentes empresas de diversos portes e segmentos econômicos obtiveram o selo  “Top consumidor – Excelência nas Relações de Consumo e Respeito ao Meio Ambiente”.

Essa identificação pode ser mais um indicativo de que determinada empresa possui um bom atendimento tronando-se um instrumento para subsidiar as escolhas dos consumidores na hora da compra.

Clique aqui, para saber mais  sobre esse selo e quais as empresas que foram premiadas.
Clique aqui, para saber mais sobre esse selo e quais as empresas que foram premiadas.

Colaborador: Luiz Carlos Rodrigues (estagiário do Portal do Consumidor).

2 comments

  1. COMPREI UM CELULAR DA MARCA MEU JA FEZ 2 ANOS ELES NAO DEVOLVE O DINHEIRO NEM O CELULAR NAO SEI O QUE FAÇO

    • Prezada Lindinete,
      sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

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