Cidadão brasileiro ganhará presente no Dia Mundial do Consumidor


diainterenacionalconsumidorNo dia 15/03, Dia Mundial do Consumidor, o Governo anunciou uma nova política federal de defesa dos consumidores. Foi criado um conjunto de medidas que transformarão a defesa do consumido. “Com o tempo, essa nova política vai colocar o Brasil no mesmo padrão dos países mais avançados do mundo na defesa desses direitos essenciais do cidadão”, delcarou a presidente Dilma Rousseff.

 De acordo com a presidente, foram  instituídos novos instrumentos legais para premiar as boas práticas nas relações de consumo e punir as más, reforçando ainda as estruturas já existentes, como os Procons.  Esses mecanismos vão permitir uma fiscalização mais rigorosa e a aplicação de multas mais adequadas. “Vamos cobrar melhorias de serviços e mais transparência das empresas e do próprio governo. Vamos informar e conscientizar o consumidor brasileiro, de forma incessante, sobre todos os seus direitos,” afirmou a presidente.

 Confira aqui as medidas que são um excelente presente para o cidadão brasileiro na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, pois, dessa forma, torna-se possível vislumbrar uma relação de consumo mais equilibrada em um futuro próximo.

A ampliação da economia e o consequente crescimento da classe C, que hoje representa a maioria da população (54%), trouxe uma mudança considerável para relações de consumo. A inserção desses novos consumidores, que historicamente estavam excluídos ou com limitado acesso ao mercado, resultou no crescimento de um perfil de consumo pouco engajado em práticas de consumo mais sustentáveis e conscientes, conforme constatou pesquisa – Responsabilidade Social das Empresas e a Percepção do Consumidor Brasileiro – do Instituo Akatu em parceria com o Instituo Ethos, em 2010.

Outro dado importante é que, apesar de termos boas leis para proteção do consumidor, os altos índices de reclamações nas entidades de proteção e defesa do consumidor demonstram a necessidade medidas que melhorem esse cenário.

Nós, da equipe do Portal do Consumidor, em sintonia com a nova política, entendemos que o consumidor bem informado é um dos principais fatores para mudar esse cenário. Assim, nos empenhamos para informar o consumidor não só sobre os direitos, mas, também, sobre os deveres que estão vinculados ao ato de consumir.

Dessa forma, na semana em que comemoramos o dia do consumidor e o 11º aniversário do site – que também é dia 15/03 – gostaríamos de ratificar o compromisso em colaborar com essa rede de informações, contribuindo para adequadas decisões de compra, visando o equilíbrio nas relações de consumo para a diminuição de riscos ambientais e o fortalecimento da cidadania.

Comprometidos com essa missão, no ano passado publicamos 71 matérias sobre os mais variados temas de interesse do consumidor brasileiro. Dessa forma, nessa semana especial, compartilhamos os temas que foram mais acessados pelos usuários do Portal,  no último ano.

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