Dicas de segurança III


Hoje é dia de falar sobre os cuidados no próprio ambiente doméstico. Sua casa pode esconder vários perigos em seus diversos cômodos. Seja na organização dos móveis ou nos cuidados necessários quando cozinhamos ou mesmo acordamos à noite, devemos estar atentos aos pequenos riscos presentes todos os dias em casa.

Os lugares com maior risco de acidentes em uma casa são a cozinha e o banheiro. Na cozinha, normalmente, há risco de queimaduras por conta do fogão ou panelas, além de quedas e escorregões provocados pelo chão molhado. No banheiro, o risco de quedas é ainda maior, especialmente para crianças e idosos. Por isso cuide de deixar estas áreas bem iluminadas e sempre secas.

A sala e os quartos também escondem riscos com os quais devemos nos preocupar. Tacos e pisos quebrados podem causar quedas e contusões graves. Tapetes soltos ao lado da cama podem favorecer escorregões e móveis baixos atrapalham a mobilidade, podendo causar sérias contusões.

Por isso, quando decorar sua casa, pense, em primeiro lugar, na sua segurança e de sua família. Organize a casa para ser funcional, isso pode prevenir muitos acidentes. Afinal, casa bonita é uma casa segura.

Vidros rachados ou quebrados devem ser trocados imediatamente.
Vidros rachados ou quebrados devem ser trocados imediatamente.

Proteja as janelas com grades ou redes de proteção, principalmente aquelas com peitoril baixo. Troque ou retire imediatamente vidros rachados ou quebrados, o risco de cortes é muito grande. Evite manter móveis embaixo de janelas, eles servem de trampolim para crianças alcançarem lugares perigosos e mesmo podem causar acidentes, facilitando que pessoas se debrucem próximo a janelas ou varandas.

Escadas são um grande risco para acidentes graves.
Escadas são um grande risco para acidentes graves.

Escadas devem apresentar corrimãos presos de forma bem firme. Considere a instalação de portões ou grades nos acessos às escadas, além de colocar fitas antiderrapantes nos degraus. Verifique sempre se os degraus da escada têm a mesma altura ou tamanho; sinalize com fitas coloridas o primeiro e o último degraus.

Jamais deixe panelas no fogão com o cabo voltado para fora.
Jamais deixe panelas no fogão com o cabo voltado para fora.

Jamais deixe algo cozinhando sem supervisão e sempre mantenha os cabos das panelas voltados para dentro. Evite cozinhar usando roupas de tecidos sintéticos que sejam facilmente inflamáveis. Não se esqueça de guardar as facas em gavetas de difícil acesso (preferencialmente com travas) e sempre com o fio de corte para baixo.

Na semana que vem, voltamos com mais dicas de segurança para você!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s