Óleo de coco emagrece e faz bem à saúde. Mito ou verdade?


coco-imagem-grandeO óleo de coco extra virgem é uma das substâncias mais procuradas para quem busca emagrecimento mais “saudável”, mas fique atento, pois as opiniões variam sobre o tema e segundo a Dra Luciana Spina, Médica Endocrinologista com Doutorado e Mestrado em Endocrinologia pela UFRJ, o resultado da ingestão desse complemento alimentar pode ter efeito inverso ao esperado.

O óleo de coco é um produto que deriva da espécie cocos nuciferas (essa espécie de coco é da família das palmeiras, é a única classificada no gênero de cocos, sua origem é do nordeste da América do Sul). Esse óleo vegetal, conhecido também como manteiga de coco, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído a partir da polpa do coco fresco e maduro por processos físicos.

São inúmeras as promessas vinculadas ao uso contínuo do produto: emagrecedor “natural”, reduzir as taxas dos triglicerídeos e do mau colesterol (LDL), além do aumento do bom colesterol. Assim, ele é facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais, com preço que pode variar entre R$ 25,00 e 108,00 – por sessenta cápsulas – ou de R$ 29,00 à 45,00 – a embalagem de 200ml,  na versão líquida.

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) verificou indícios de que a ingestão de óleo de coco aumenta o nível do colesterol bom. A pesquisa foi realizada para a dissertação de mestrado de Christine Erika Vogel, orientada pelas professoras-adjuntas Márcia Soares da Mota e Eliane Lopes Rosado, do setor de Nutrição Clínica do INJC e publicada no site da UFRJ.

“- A ideia da pesquisa surgiu do fato de a literatura científica apontar a importância da qualidade do lipídio ingerido como um adjuvante no tratamento dietoterápico da obesidade. Estudos prévios propuseram que os triglicerídeos de cadeia média (TCM), tipo de lipídio encontrado no óleo de coco, favorecem a perda de peso por induzirem o aumento do gasto energético basal e da termogênese induzida pela dieta” — esclarece Márcia Soares, em matéria publicada no site da UFRJ.

O estudo foi realizado da seguinte forma: vinte e nove homens, entre 20 e 59 anos, obesos de grau 1, participaram da pesquisa. O primeiro passo foi fazer exame de sangue para verificar os parâmetros bioquímicos — colesterol, insulina, glicose e lipídios. Também foram considerados: a massa corporal, os percentuais de massa magra e massa gorda.  Em seguida, os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. “Ambos fizeram uma dieta que consistia no consumo de pão branco, queijo cottage, creme cracker e suco industrializado. Porém, um grupo teve que ingerir 13g de óleo de coco extravirgem, enquanto o segundo ingeria a mesma quantidade de óleo de soja”,   explica Soares.

Posteriormente, os pesquisadores formularam uma dieta balanceada para os voluntários. No jantar, metade teria que consumir 13g de óleo de coco, como tempero, e a outra metade 13g de óleo de soja. Após 45 dias novos testes sanguíneos comprovaram as expectativas do estudo, evidenciando o aumento dos índices do colesterol HDL nos pacientes que utilizaram o óleo de coco, que ainda reduziu as taxas de glicemia – glicose em jejum – e a resistência à insulina, fatores positivos para prevenção e controle do diabetes, relatam os pesquisadores. Apesar dos resultados a professora Márcia Soares alerta: “ainda não se pode, a partir desses dados preliminares garantir uma recomendação populacional de uso do óleo de coco, pois há a necessidade de expandirmos o tempo de estudo e aumentarmos o número de voluntários, visando à confirmação dos efeitos benéficos.”

O alerta da pesquisadora é ratificado  e ampliado pela Dra, Luciana Spina, que em entrevista concedida ao Portal do Consumidor afirmou que: “O óleo de coco não dever ser usado como emagrecer. Óleo de coco é gordura saturada, e, em tese,  é uma gordura ruim.

A Especialista Titulado em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia afirma que não há uma comprovação cientifica que esse óleo funcione e explica que os resultados positivos atribuídos ao produto não são verdadeiros. A médica nos relatou que em seu consultório alguns pacientes que usaram o óleo de coco  por conta própria não perderam peso e, em alguns, até tiveram aumento do LDL colesterol (conhecido como colesterol ruim), responsável pelo mecanismo de aterosclerose.

Ao perguntamos a Dra. Spina qual o conselho que ela daria para quem faz uso contínuo desse produto em busca dos benefícios à saúde. Ela é categórica: “Usar óleo de coco para emagrecer é um mito. Não existe comprovação científica desse benefício. O meu conselho é seguir uma dieta balanceada, praticar atividade física e consumir óleos ricos em ômega 3 que são benéficos para a saúde.”

Fica a dica!

A Dra Luciana Spina é Médica Endocrinologista com Doutorado e Mestrado em Endocrinologia pela UFRJ. Especialista Titulado em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Site: www.lucianaspina.com.br

Colaborador: Luiz Carlos Rodrigues (estagiário do Portal do Consumidor).

31 comments

  1. Existe estudos que comprovam os benefícios dos óleos de soja, “canola”, girassol, etc.?

  2. E infelismente o brasileiro nao pesquisa o que consome fica refém da rede globo que divulga o que e interessante pra suas finanças tipo anunciantes de margarina, óleos refinados e azeite , quem somos nos pra combater isso ãcrwditamos em tudo e.nao pesquisamos nada. Essa medica com sua afirmação de que a pesquisa e mentirosa, como sempre os médicos estão acima do bem e do mau e nao aceitam outras opiniões. Nunca teremos um sistema de saúde e sim uma industria da doença mantendo os doentes mantemos a venda de medicmentos e alimentos enriquecidos com alguma coisa que serve pra algo tipo çereal de milho com ferro que voce pucha no imã. Pesquisem e leiam acorda Brasil

    • Pesquisar o quê? Onde? Como? Para quê? Somos vitimas de algo bem maior, nunca saberemos como agir em qq segmento:Medicamentos:Serviços de saúde, cosméticos, saneantes,alimentos, produtos médicos, etc,. etc,,,Sempre teremos informações de pesquisas desencontradas. Sempre haverá promoções de virtudes desses produtos e desmentidos.

      • A verdade e uma só, devemos voltar a nossas origens uma alimentação mais saldavel e libertar um pouco dos produtos industrializados, eu sigo a 1 ano com uso do óleo de coco e manteiga aviação e ovos caipiras e estava com esteatose hepática grau 3 e todas enximas do fígado alteradas, após 1 ano 10 quilos a menos e todos os exames hj em dia nos níveis normais.
        Comprei algus dvds do dr lair ribeiro e vi alguns vídeos no Youtube a minha verdade estou encontrando.

      • Eu também estou seguindo na sua direção, também tenho os vídeos do Lair Ribeiro, e uso gordura de coco. Voltar às origens é mais difícil, pelos hormônios nos animais, agrotóxicos em produtos agrícolas, além dos transgênicos.

      • 21:23
        A verdade e uma só, devemos voltar a nossas origens uma alimentação mais saldavel e libertar um pouco dos produtos industrializados, eu sigo a 1 ano com uso do óleo de coco e manteiga aviação e ovos caipiras e estava com esteatose hepática grau 3 e todas enximas do fígado alteradas, após 1 ano 10 quilos a menos e todos os exames hj em dia nos níveis normais.
        Comprei algus dvds do dr lair ribeiro e vi alguns vídeos no Youtube a minha verdade estou encontrando.

      • Bom dia bom saber que esta no caminho de uma verdade!!! A busca funciona em livros indexados na biblioteca nacional no Google acadêmicos e pesquiso muito com outros médicos naturalistas como dr Luiz meira , ortomolecular dr rondo, e de ephrain ‘

    • Bom dia Edinaldo! Tudo bom? Gostaria de manifestar minha opinião sobre seu comentário. Sou estudante de Nutrição, quase formado, e no meu ponto de vista se me permite dizer, é que sim, somos reféns da mídia manipuladora, mas não podemos ser tão extremistas. Gosto muito de ler e tento ao máximo ficar alheio a mídia sobre isso, nos meus conhecimento de química, bioquímica e metabolismo, não faz muito sentido o consumo de gordura saturada com esses benefícios, e não tenho essa conclusão baseado na mídia, mas sim na minha teoria na lógica só funcionamento do corpo humano, porém como há indícios não comprovados totalmente, não fecho minha mente para futuras descobertas. Essa oposição momentânea a recomendação do óleo de coco também vem de excelentes profissionais pesquisadores que tive o privilégio de ter aula, todos baseados em artigos científicos. Então se me permite concluir, acho que seria mais interessante abrirmos espaço para debate e não rotular todos, já que nem todos somos influenciados pela mídia, pelo menos por enquanto.

      • Mto bom o ponto de.vista das.pessoas…afinal cada um de.nós temos a.nossa própria personalidade assim como as nossas digitais jamais serão iguais…o nosso organismo da mesma forma, ñ é pq fez mal p um que fará para todos…as veses a pessoa está propicia á alguma doença e acaba atribuindo ao produto q está em uso…afinal somos seres humanos…

  3. Adorei seu ponto de vista… Devo dizer que eu mesma, perdi 18 quilos, consumindo esse óleo… Queria dicas de outros produtos, para fazer dessa perda uma situacao permanente! Rsss… Sabe de algum link? Obrigada!

    • Bom dia obrigado, olha o grande segredo do emagrecimento e como tudo na vida a continuidade, alimentação balanceada e o pulo do gato o gasto calórico maior que o que consome de energia , baixe um aplicativo no celular que calcula suas calorias o nome e fatsecret, esta pra ser publicado no canada um estudo com oleo de coco que pessoas obesas que trocaram os óleos tradicionais pelo oleo de coco no dia a dia tiveram emagrecimento de 18 quilos por ano.

  4. Uso óleo de coco e manteiga e minha saúde melhorou muito!!!!! Infelizmente os médicos estão na mão da indústria mesmo com essa pesquisa e inúmeras outras continuam a falar bobagem!

  5. A Dra. Luciana está de brincadeira! Mesmo depois de fazer a pesquisa com dois grupos de pessoas indicando claramente que o grupo que consumiu óleo de coco ficou melhor ela ainda diz que não têm-se dados suficientes para provar os benefícios! E as provas e depoimentos de quem faz uso do óleo de coco e está melhor, não serve também? Acho que ela quer o que a maioria dos médicos quer, ou seja, que se mantenham os doentes, assim os pacientes poderão ficar permanentemente nas mãos deles e da indústria farmacêutica!

    • ELES NOS QUEREM DOENTES PARA VENDEREM SEUS REMEDIOS ,FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS ESTA “DOUTORA LUCIANA” PRECISA PARTICIPAR DE UM PALESTRA DO DR.LAIR RIBEIRO,ARMANDO FALCONI E DA INCRIVEL NUTRICIONISTA FUNCIONAL GISELA SAVIOLI.
      NÂO TEMOS PRA ONDE FUGIR POIS ESTÂMOS SENDO EXTERMINANDOS LENTAMENTE POR UMA INDUSTRIA ALIMENTICIA ASSASSINA E IRRESPONSAVEL QUE SÒ PENSA EM LUCROS.

  6. Eis a questão.
    O individuo toma uma colher de sopa de óleo de coco e diz pra si mesmo:
    Estou imune e posso comer mais ( fast -food , refrigerante, produtos refinados e outros) que fazem o índice glicêmico e colesterol (LDL) aumentar.

      • As pessoas vão consumir gorduras ruins de um jeito ou outro mesmo, em pouca ou mais quantia, então tomar o óleo de coco para poder minimizar ou anular os maus efeitos é ainda melhor que se utilizar das vastatinas, estas sim são comprovadamente um risco à saúde. E depois essa “especialista” que teve pacientes que consumiram por conta óleo de coco e tiveram um aumento no colesterol não leva em conta outros exageros que eles tivessem feito, naquele período que tomaram junto o óleo de coco, como consumirem muita carne vermelha nos churrascos e churrascarias, essa sim poderia ser a causa do aumento de colesterol e não o óleo de coco.

  7. Acho que esses médicos precisam estudar mais e para de criticar o trabalho alheio. Alguém já ouviu falar que o sol pode ser o remédio para quase todas as doenças do corpo? Lógico que não! Sol é de graça…

  8. Acho que esses médicos precisam estudar mais e parar de criticar o trabalho alheio. Alguém já ouviu falar que o sol pode ser o remédio para quase todas as doenças do corpo? Lógico que não! Sol é de graça…

  9. Gostaria de saber se o óleod e coco refinado (marca VITAFOR) tem os beneficios dos óleos de coco virgem?
    O refinado faz mal?

    Att,
    Mariana

    • Bom dia, nao sei bem sobre esse produto, mas se ele for refinado com a alegacao que seja tcm ( troglicerideos de cadeia media) ele nao tera todos os beneficios do oleo de coco extravirgem.

  10. Joao Rocha, tenho 93. Anos nao Sinto nada grave; gostaria de usar coco ou oleo no suco de fruta, nao Quero emagrecer, ao contrario , gostaria de engordar tres quilos. Argue ponderosa miajudar?

    • Prezado João,
      Sugiro que procure uma nutricionista para que possa fazer uma dieta mais adequada para o seu perfil.
      Um abraço.
      Bianca Reis

  11. Não adianta nada usar o óleo de coco se a pessoa continuar se entupindo de porcarias, né? Daí o colesterol ruim vai aumentar mesmo, e não há óleo de coco que ajude nisso.

  12. O que me intriga é esta parte do artigo “Ao perguntamos a Dra. Spina qual o conselho que ela daria para quem faz uso contínuo desse produto em busca dos benefícios à saúde. Ela é categórica: “Usar óleo de coco para emagrecer é um mito. Não existe comprovação científica desse benefício. O meu conselho é seguir uma dieta balanceada, praticar atividade física e consumir óleos ricos em ômega 3 que são benéficos para a saúde.”

    Como que não há comprovação científica??? Existem milhares de estudos científicos sobre o assunto! Se pesquisarmos no Google Acadêmico em português encontraremos nada menos que 12.400 estudos. Se pesquisarmos em Inglês a quantidade é maior ainda.. 201.000 estudos. Dizer que não existe comprovação científica é confirmar ingnorância sobre o assunto ou falta de tempo e de vontade de pesquisar.

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s