DICAS DE SEGURANÇA V


Presentes ou compras: em nossa vida diária são muitos os produtos os quais manuseamos, abrindo embalagens e descartando-as. Por isso, nossas dicas de hoje falam sobre os produtos e seus perigos.

Quando você compra algum produto, deve estar atento a seu uso, já que muitos acidentes ocorrem no momento de abrir uma embalagem ou no uso incorreto do produto.

Os produtos devem ser seguros, isto é, não apresentar riscos ou apenas os riscos compatíveis com sua utilização e devem levar em conta a proteção à saúde e a segurança das pessoas. Ainda assim, vários cuidados são importantes para evitar acidentes.

Abra as embalagens com cuidado, verificando a melhor maneira de fazê-lo. Em muitos casos há a indicação como abrir. Não realize nenhuma operação com pressa e tenha atenção na tarefa que está realizando. Assim, as chances de acidentes reduzem-se bastante. Caso você tenha dúvidas sobre a aplicação de um produto, contate o fabricante pelo telefone ou endereço indicados na embalagem.

Os produtos devem ser usados para o fim a que se destinam, evitando-se “gatilhos” e “gambiarras”. Alterar as características originais de um produto, além de fazê-lo perder sua garantia, pode colocar em risco o usuário daquele objeto.

São muitos os acidentes de consumo, por isso fique sempre atento: produtos elétricos merecem atenção à conexão com a rede e seu uso em diversas circunstâncias. Produtos tóxicos, como inseticidas ou produtos de limpeza, devem ser guardados longe do alcance de crianças e animais domésticos. Cosméticos e medicamentos podem causar sérios problemas de saúde quando usados de maneira incorreta.

Em caso de acidente com qualquer produto, entre em contato com o fabricante e relate seu caso ao Inmetro, por meio da página http://www.inmetro.gov.br/consumidor/acidente_consumo.asp.

Para as crianças, produtos de limpeza podem parecer brinquedos
Para as crianças, produtos de limpeza podem parecer brinquedos

Por serem coloridos, os produtos de limpeza acabam atraindo a atenção das crianças. Por isso guarde-os sempre em locais de difícil acesso ou com travas de segurança. Jamais reutilize as embalagens, elas devem ser fechadas e descartadas imediatamente após o uso. Cuide para que latas de aerosol sejam mantidas longe de fogo ou calor excessivo.

Latas podem causar ferimentos em pessoas e animais domésticos
Latas podem causar ferimentos em pessoas e animais domésticos

Ao abrir latas com tampas metálicas tenha atenção redobrada. Use os mecanismos projetados pelos fabricantes de maneira correta ou as ferramentas adequadas à tarefa. O uso de facas, tesouras, estiletes ou clipes podem causar graves acidentes.

Isopores e plásticos podem causar acidentes, especialmente em crianças
Isopores e plásticos podem causar acidentes, especialmente em crianças

Antes de abrir o produto, limpe a embalagem se necessário. Não se esqueça de reservar um local com superfície plana e espaçosa para abri-lo e retirá-lo da caixa. Antes de utilizá-lo, leia atentamente as instruções presentes no rótulo, na bula ou em seu manual. O fornecedor do produto deve incluir todas as informações necessárias para o uso correto e seguro do se produto. Se você identificar algum risco não previsto no rótulo ou no manual, entre em contato com o serviço de Defesa do Consumidor de sua região.

One comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s