Garantia estendida: vale a pena ou não contratar esse serviço?


garantiaestendiabannerA oferta de garantia estendida tem se tornado cada vez mais comum na hora de comprar produtos como: automóveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos… Em muitos casos, o consumidor compra o serviço sem informação adequada, ou seja, sem clareza do que está adquirindo.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, a Diretoria do   Procon Campinas, Dra. Lúcia Helena Magalhães. Assim, a Diretora explicou que a garantia estendida é um tipo de seguro regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados – SESEP e tem por finalidade complementar a garantia do produto ou ampliar essa garantia.

O PROCON campinas chama a atenção que em muitos casos, a garantia estendida não é igual a original podendo variar de acordo com o contrato. Por isso é importante o consumidor ler esse documento cuidadosamente. “Se a finalidade da garantia é aumentar o prazo da garantia do fabricante, ela começa a valer ao término da garantia contratual do produto. No entanto, se ela é complementar, começa a valer ao mesmo tempo em que a garantia fornecida pelo fabricante, por isso, a importância de ser ler a apólice antes de contratar o serviço”, explica Dra. Lúcia Helena.

Antes de contratar a garantia estendida é preciso levar em consideração o custo benefício dela, essa modalidade de seguro não é barata e dependendo do preço do bem não vale a pena contratar. Todavia, há produtos cujo reparo costuma ser elevado, como aparelhos televisores, por exemplo, e a garantia estendida, neste caso, pode ser mais vantajosa para o consumidor. Assim Magalhães recomenda:  “é importante que o consumidor faça a comparação custo X benefício, observando o prazo de garantia oferecido pelo fabricante, o tempo de vida útil do produto a ser comprado, o valor a ser pago pelo seguro.”

Muitos consumidores entendem que a garantia estendida exime a responsabilidade do fabricante em caso de vício oculto. No entanto,  o Procon Campinas esclarece:  “quando a questão do produto é vicio oculto, o artigo 26 § 3º do CDC diz que o prazo decadencial para reclamá-los inicia após a evidência do defeito (vício). O prazo para reclamar é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 para duráveis. E, uma vez evidenciado o vício o consumidor,  conforme artigo 18,  deve levá-lo para ser reparado pelo fabricante. Pode acontecer de o consumidor ter contratado a garantia estendida e na hora de consertar o bem a assistência identifique que é vício oculto e oriente o consumidor a contatar o fabricante. O prazo para reparo conforme o  CDC é de 30 dias (art. 18 § 1º).”

Por último a Diretora aconselha: “Os consumidores devem tomar bastante cuidado na hora de contrata esse serviço como:  ler com cautela a apólice ante de assinar, ver se a empresa que oferta a garantia estendida tem reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, verificar se o custo benefício é interessante, observar a cláusula de exclusão,  formas de cancelamento do contrato, ver se a rede de atendimento da garantia atende na cidade onde reside e nunca assinar contrato em branco. Deve-se  sempre pedir uma cópia da apólice assinada pelas partes, pois é uma forma de provar a contratação do  serviço.”

 Tomando esses cuidados, você evita problemas futuros com esse serviço.

Colaborador: Luiz Carlos Rodrigues (estagiário do Portal do Consumidor).

8 comments

  1. Alguns cartes de crdito do garantia estendida para eletro/eletrnicos sem custo quando adquiridos com o carto.

    Leiam o contrato de seus cartes.

  2. O problema é que as lojas estão empurrando a garantia estendida como uma obrigação, foi a loja eletroshopping em sarra talhada PE. compra uma cafeteira, a vendedora nãome avisou que tinha a garantia estendida inclusa, e a cafeteira ficava por 126,00, quando disse que não queria a garantia estendida e por quanto ficaria, ela disse que ficava o mesmo preço. como era preciso assinar e eu disse que não queria, A moça do caixa deu um desconto de 26,00, ficando a cafeteira no valor de 99,00.
    o problema é que o gerente da loja obriga a vendedora a empurrar a garantia de todas as formas,porque senão, a vendedora é ruim. E procon nenhum investiga isso.

  3. Adquire um Tablet marca PHILCO no Carrefour, expirou a garantia Legal e a Contratual, passando a vigor a Estendida, mas não atendidas as expectativas, após o produto ter passado pela assistência técnica por 4 vezes durante a garantia Legal e Contratual, voltou a apresentar problemas acionadas a Estendida esta se esquivou , posso processar o Fornecedor Carrefour Solidariamente?

  4. Posso chamar ao processo apenas a Carrefour, por ter sido ela a me vender a Garantia Estendida que colocou obstáculos ao ser acionada ?

    • Prezado Rogério,
      Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Um abraço.
      Bianca Reis

  5. Bom dia! Comprei um produto no dia 24/04/2012, com garantia estendida de 3 anos (término 24/04/2015). Dei entrada na assistência técnica 11/04/2015, mas não acionei a seguradora. O produto foi devolvido pela assistência técnica dia 11/07/2015. Eu perdi o direito a a garantia?

    • Prezado Cloris,
      sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

      Abçs

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