Segurança de produto: escadas metálicas domésticas


Escadas-Metálicas-Residenciais-1

Você tem de pegar algo guardado há muito, bem em cima do guarda-roupas. Ou , talvez, limpar as janelas superiores da casa. Quem sabe instalar um ventilador de teto ou trocar uma lâmpada? Em todas essas tarefas, ainda que não perceba, você pode estar colocando a sua segurança em risco: em todas você precisará de uma escada.

Escadas, em especial as metálicas – mais usadas nas casas brasileiras –, podem ser perigosas e, por isso, consumidor, toda a atenção na hora de escolher qual modelo comprar.  As escadas domésticas são disponibilizadas no mercado em tamanhos diferentes, variando de três a sete degraus e podem ser fabricadas com materiais diferentes, geralmente de alumínio ou ferro.

As escadas devem proporcionar algum grau de comodidade e muita segurança. Comodidade no sentido de que deve proporcionar o mínimo de esforço em seu uso – claro que isso depende do serviço a ser realizado com seu auxílio – e segurança para que sejam mínimos os riscos de acidentes.

Uma pesquisa realizada aqui mesmo no Portal do Consumidor, revelou que cerca de 64% dos leitores relataram algum tipo de acidente com o produto. As causas foram diversas, incluindo a instabilidade da escada em 30% dos casos e escorregões no degrau para 12%; abertura indevida da escada em 9%; Além disso, 8% de nossos leitores contaram que o acidente se deu por desequilíbrio do usuário e, em 5% dos relatos, a causa foi o tombamento do produto.

Esses dados permitem que possamos listar algumas dicas para o consumidor prevenir acidentes na hora de usar uma escada doméstica:

– Antes de usar a escada, verifique a carga máxima especificada pelo fornecedor. Não se esqueça de incluir na conta, além de seu peso, os materiais e ferramentas que eventualmente você carregará na escada.

– Quando utilizar a escada metálica, certifique-se de que a escada está totalmente aberta.

– Mantenha-se sempre no centro da escada.

– Evite movimentos bruscos enquanto estiver nos degraus da escada.

– Antes de utilizar a escada, verifique as condições do produto, observando a presença de uma trava de segurança para evitar aberturas e fechamentos acidentais, ferrugem nos pés, deformações ou qualquer falta de estabilidade.

– Se for possível, peça para que alguém lhe ajude apoiando a escada para maior firmeza.

– Se perceber deformações na estrutura da escada, inutilize-a para evitar riscos à segurança.

– Não use escadas em pisos escorregadios ou que apresentem irregularidades, pois o risco de queda é muito alto.

– Use calçados adequados para subir na escada. Evite calçados com solados deslizantes e utilizá-la com os pés descalços.

– Evite usar escadas próximo à rede elétrica. Em caso de desequilíbrio, a reação natural é agarrar-se em algo para não cair, o que, no caso, seriam fios de alta tensão, podendo causar acidentes fatais.

 

Diante dos riscos, o Inmetro decidiu intervir e o produto já está em processo de regulamentação. Isso significa que já foram elaborados e publicados os requisitos de segurança para o produto, obrigando a todos os fabricantes a produzir produtos mais seguros para você consumidor. Os prazos para esta adequação vão até 2015, quando todas as escadas metálicas de uso doméstico estarão obrigadas a apresentar o selo de conformidade.

Mas, não descuide! Isso não significa dizer que você não deve contribuir conosco para melhorar cada vez mais a segurança deste produto. Em caso de acidente com uma escada metálica, envie seu relato (olha o link ali embaixo!) para que o Inmetro possa melhorar cada vez mais seu regulamento, de forma a proporcionar um produto de qualidade e com a máxima segurança para você!

Afinal, subir a escada não pode significar descer na vida.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/formulario_acidente.asp

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s