Agulhas, seringas e equipos devem receber selo do Inmetro


RIO – O selo do Inmetro passa a ser obrigatório para todas as agulhas, seringas e equipos fabricados a partir de segunda-feira, 1º de julho. Os certificados são conferidos com base no teste realizado para o Programa de Análise de Produtos. A avaliação seguiu a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve também fiscalizar o cumprimento da regra. Produtos fabricados antes do dia 1º podem ser comercializados e utilizados até a sua data de validade, mesmo que estejam sem o selo.

Os fabricantes, importadores e comerciantes que descumprirem as regras estarão sujeitos a punições legais. Ao todo, 13 marcas de seringas e agulhas usadas para injetar medicamentos foram testadas pelo Inmetro em fevereiro de 2010. Os produtos avaliados incluíam sete marcas hipodérmicas (que já vêm com agulhas), quatro de seringas sem agulha e duas marcas de agulhas avulsas.

— Apenas duas estavam com as amostras dentro da conformidade. Por isso, incluímos na lista de produtos com certificação compulsória seringas, agulhas e também equipos que não foram avaliados nesse teste — afirmou André Santos, chefe da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade do Inmetro.

Os principais problemas encontrados nas agulhas hipodérmicas foram a constatação da possibilidade de ferimentos, de contaminação e de desperdício de medicamentos. Além disso, alguns produtos não possuem resistência à corrosão na cânula. Segundos as regras, as seringas devem ser fabricadas em condições que garantam ausência de contaminação.

Segundo o Inmetro, os problemas constatados pelos equipos — acessórios usados para terapias intravenosas — durante o estudo realizado para justificar a análise da demanda por regulamentação estão relacionados a vazamentos, velocidade inadequada de fluxo de medicamentos, conexões defeituosas ou fora do padrão.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/agulhas-seringas-equipos-devem-receber-selo-do-inmetro-8834036#ixzz2XWul8uNo
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

One comment

  1. Eu sempre achei que estivesse segura nos procediemntos mdicos que requeriam o uso de seringas !!???Agora vou ter que perguntar para a dentista, laboratorios, procedimentos cirurgicos se a agulha tem selo do imetro ? E se for da China ????? Recusar ? Dificil deciso !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s