A energia que vem da informação


money-bulb

Energia é fundamental em nossas vidas. Ela está presente quando acendemos uma simples lâmpada ou quando usamos o automóvel. A vida moderna exige cada vez mais energia para nossas atividades diárias e esse alto consumo pode criar problemas para nosso bolso ou mesmo para o meio ambiente. Por isso, evitar desperdícios e fazer escolhas conscientes quanto ao consumo de energia são fundamentais para um crescimento sustentável, garantindo um planeta melhor para as futuras gerações.

É com essa preocupação que o Inmetro desenvolve há mais de duas décadas o Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE, mais uma ação em benefício da sociedade, buscando a melhoria da qualidade da indústria brasileira e dando a você, consumidor, uma importante ferramenta de decisão na hora de comprar um produto.

O PBE é um programa etiquetagem de desempenho que traz informações sobre a eficiência energética dos principais equipamentos disponíveis no país. Sim, é aquela etiqueta que você já se acostumou a ver nos eletrodomésticos como geladeiras e máquinas de lavar. As informações que ela oferece podem auxiliar na sua escolha, permitindo que se leve em consideração outros atributos além do preço na hora de adquirir um produto.

Mas não é só isso, o PBE estimula a competitividade da indústria, a inovação e a evolução tecnológica dos produtos, funcionando como um instrumento para a redução do consumo de energia. E isso só acontece porque você, consumidor, pode fazer escolhas conscientes de compra. De acordo com enquete do Portal do Consumidor, a etiqueta é um fator de decisão de compra para 82% dos consumidores brasileiros. As empresas já perceberam que investir na eficiência energética de seus produtos é uma exigência do consumidor atual, cada vez mais consciente de seu papel.

São vários os produtos incluídos no programa, desde produtos da linha branca – como fogões, refrigeradores e condicionadores de ar –, passando por outros na área de recursos renováveis – como equipamentos de aquecimento solar e fotovoltaicos–, até outros mais complexos e de grande potencial de economia de energia para o país, como as edificações e os veículos.

Nesta série de artigos semanais apresentaremos detalhes sobre o programa, apresentando a etiqueta, como ler suas informações, os produtos etiquetados, as políticas de eficiência energética adotadas pelo Brasil e muitas dicas para economizar e ajudar a preservar o meio ambiente. Tudo isso sem perder a energia!

One comment

  1. (Whem the lamps have filters OK;) porém hoje por questões economia as mesmas lampadas eletrônicas estão causando um fenômeno nas redes elétricas principalmente nos transformadores que recebem uma linha com harmônicos até de oitava grandeza e vai daí que acaba custando muito mais caro a falta de informações; principalmente pelos Órgãos que regem o sistema elétrico no país e a economia vai para o (saco) , espero que eu não esteja sendo inconveniente com este tipo de resposta. Muito obrigado!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s