O que você sabe sobre a conservação de alimentos?


A busca pela alimentação adequada não passa apenas pela escolha do alimento mais saudável. Prestar atenção no prazo de validade dos produtos é essencial e já um hábito dos consumidores, mas as informações sobre o vencimento (real) dos produtos, que tem a ver com a conservação destes, ainda precisam ser internalizadas pela sociedade.

Raramente lemos e, quando tomamos conhecimento, muitas vezes não respeitamos as condições impressas nos rótulos para conservar os produtos depois de abertos. Ao deixar de cumprir essas orientações, comprometemos a nossa saúde e a qualidade dos alimentos. “Na fabricação, o alimento é compactado em embalagem esterilizada. Mas ao ser aberta, há o contato com microorganismos do ambiente, por conta da mão que manuseia o produto, do pano de pia,  entre outros elementos. Assim, A mercadoria não está mais isenta de bactéria”, explica Marcia Mayer, professora do departamento de Microbiologia do Instituto de Ciência Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) em entrevista à Revista Consumidor Moderno.

As mercadorias enquanto fechadas têm vida útil maior, já que a embalagem ajuda a preservar as características naturais do alimento. A Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (Covisa), alerta, por exemplo, que um iogurte fechado, conservado em uma geladeira a uma temperatura de sete graus pode ser ingerido em até seis dias, mas, depois de aberto, cai para três dias. Os fabricantes devem especificar quanto tempo duram os produtos depois de abertos e como conservá-los. Faz parte da Lei. A Anvisa, salienta que, para alguns alimentos congelados, por exemplo, deve ser incluída uma observação legível indicando as precauções necessárias para armazená-los. Mas nem todos cumprem as regras.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 30% da população já teve intoxicação por consumir produtos vencidos.

A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, realizou no dia 5 de julho, o segundo dia da Operação ‘Secos e Molhados’ que tem como objetivo  “visitar” os supermercados do Rio de Janeiro para fiscalizar e multar os mesmo que estejam vendendo produtos fora do prazo de validade e em má conservação. Em dois dias de operação, o Procon flagrou 820Kg de comidas impróprias para o consumo, em um só supermercado da Zona Sul do Rio de Janeiro. Esse cenário reforça a necessidade do hábito de verificar a validade antes de levar o produto para casa.

 Mas não se esqueça de ficar antenado às informações de conservação que podem variar de produto para produto. Para ajudar o consumidor a criar esse novo costume, listamos algumas dicas:

  • Se você mora sozinho ou se um determinado produto não tem alto consumo pela família, opte por embalagens menores. Assim , evitará o desperdício.
  • Alguns alimentos, como queijo ralado, salsicha e milho em conserva, não devem ser mantidos na sua embalagem original. Para sua melhor conservação, o ideal é transferir o alimento para um pote limpo com tampa. Neste caso, não se esqueça de anotar o prazo de validade no pote.
  • Atenção aos produtos congelados e resfriados, dependendo da temperatura em que forem armazenados, sua validade é diferente.
 alimentos

CONSUMIDOR: Fique atento ao prazo de validade dos produtos na hora de fazer as compras, encontrando alguma irregularidade você deve o Procon mais perto de sua residência e faça a denúncia. Veja a lista de Procons em nosso site.

Fonte: Revista Consumidor Moderno – Maio de 2013

Colaborador: Luiz Carlos Rodrigues (estagiário do Portal do Consumidor).

One comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s