Procon Responde: Planos de saúde


Antes de contratar um plano de saúde, o consumidor deve verificar quais são os planos disponibilizados pelas empresas, afim de escolher qual é o mais adequado à sua necessidade. Entretanto, mesmo tomando os cuidados necessários, algumas dúvidas podem aparecer. Para saná-las, a série “Procon Responde” traz as respostas das principais perguntas feitas pelos consumidores a respeito da contratação de planos de saúde.

1 – Quais são os cuidados que devo tomar antes de contratar um plano de saúde?

R.: Verifique se há reclamações contra a empresa escolhida registradas no cadastro de reclamações do Procon de sua cidade, além disso, você deve certificar-se de que a operadora possui registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Fique atento ao tipo de cobertura oferecida e solicite a lista dos prestadores credenciados (médicos, hospitais e laboratórios).

2 – Quais os tipos de contratos de planos de saúde?

R.: Contrato individual e familiar: é o plano de saúde contratado diretamente pelo consumidor. Pode ser individual ou familiar, quando incluir dependentes.

Contrato coletivo empresarial: o empregador (pessoa jurídica) contrata o plano para prestação de serviços de assistência à saúde para os seus funcionários.

Contrato coletivo por adesão: é o plano contratado por sindicato, conselho profissional, associação legalmente constituída, cooperativas, caixas de assistência e fundações de direito privado para a assistência à saúde de seus filiados.

3 – Quais são os prazos máximos de carência?

R.: Os prazos máximos de carência, definidos pela Lei 9656/98 são: 24 horas para casos de urgência e emergência; 300 dias para parto e 180 dias para as demais situações.

No caso de doenças e lesões preexistentes, que são aquelas que o consumidor sabe ser possuidor ou portador, na data da assinatura do contrato, o prazo é de 24 meses. Sendo que ele tem cobertura parcial durante o período da carência, ou seja, não tem direito a cobertura para procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia – CTI e UTI – e os cirúrgicos. Nessas situações, se o consumidor preferir o atendimento sem cumprir a carência estipulada, poderá escolher pagar um valor maior para ter acesso a este atendimento. Este instrumento chama-se “agravo”.

De qualquer forma, a carência de 180 dias estipulada em contrato deve ser cumprida.

4 – Quais são os tipos de planos de saúde existentes?

R.: Os tipos de planos existente são:

– Ambulatorial: cobertura de exames e número de consultas médicas ilimitado em consultório ou ambulatório. Este segmento, não cobre internação hospitalar;

– Hospitalar sem obstetrícia: cobertura para internações hospitalares, com número de diárias ilimitadas, inclusive UTI, exames complementares durante a internação. Cobertura de despesas referentes a honorários médicos, serviços gerais de enfermagem, alimentação, medicamentos e materiais utilizados.

Também há cobertura das despesas do acompanhante de pacientes menores de 18 anos, com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência, e atendimento de urgência e emergência;

– Hospitalar com obstetrícia: além de todo o atendimento hospitalar já mencionado, inclui as coberturas de pré-natal, assistência ao parto e ao recém nascido natural ou adotivo, nos primeiros 30 dias contados do nascimento ou da adoção. Este segmento não tem cobertura a consulta ambulatorial, tratamentos e procedimentos ambulatoriais não relacionados ao pré-natal;

Odontológico: cobertura para todos os procedimentos odontológicos realizados em consultório;

Referencia: É um plano cuja oferta é obrigatória por parte das operadoras, inclui cobertura assistencial médico ambulatorial e hospitalar. Nestes casos com internações padrão enfermaria, exames, consultas e parto, mas não cobre a assistência odontológica.

5 – É correto a empresa cobrar taxa de adesão?

R.: Não. A empresa não pode cobrar nenhuma taxa de adesão ao plano, ela só pode cobrar o valor da mensalidade.

6 – A empresa pode solicitar que eu faça uma perícia?

R.: Sim. A empresa pode solicitar que o consumidor faça uma perícia médica. O custo dessa perícia é pago pela empresa que vende o plano.

7 – Por qual motivo o atendimento do plano pode ser suspenso?

R.: Poderá haver suspensão do atendimento quando o atraso da mensalidade for superior a 60 dias, consecutivo ou não, a cada período de um ano. A empresa deve notificar o consumidor , por escrito, até 50º dia de sua inadimplência, informando-o sobre a situação. Após esse prazo, o contrato pode ser cancelado ou suspenso, unilateralmente pela empresa.

A operadora deverá manter o atendimento até o efetivo cancelamento do contrato.

8 – O plano é obrigado a cobrir órteses e próteses?

R.: Os contratos anteriores a janeiro de 1999 normalmente não mencionam a cobertura de próteses em procedimentos cirúrgicos ou contém cláusula excluindo expressamente essa cobertura. Porém, os órgãos de defesa do consumidor questionam essa negativa, com base nas determinações do Código de Defesa do Consumidor, que no artigo 47 estabelece que: “as cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor”.

Além disso, a cláusula que exclui a cobertura de prótese em procedimento cirúrgico é considerada nula, pelo fato de contrariar a natureza do contrato, isto é, a garantia da saúde do consumidor (desde que não seja para fins estéticos).

Já os contratos a partir de janeiro de 1999 (regulamentados pela Lei 9.656/98), preveem a coberturas de prótese relacionadas a atos cirúrgicos, desde que não seja para fins estéticos.

9 – Como devem ser feitos os reajustes de valores?

R.: A Lei 9.656/98 autoriza que os planos firmados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados sofram o reajuste nas seguintes situações:

I. Reajuste Anual:

O reajuste contratual ocorre anualmente, na data de aniversário do contrato e sua aplicação diferencia-se conforme o tipo de contrato:

– Contratos individuais ou familiares: o percentual máximo para o reajuste anual é autorizado a cada ano pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Contratos coletivos (por adesão e empresariais) com menos de 30 beneficiários: São agrupados para definir o percentual, utilizando um único índice para todo o grupo.

Contratos coletivos (por adesão e empresariais) com mais de 30 beneficiários: Não há estipulação de índice pela ANS. O reajuste é definido com base no contrato e negociação entre as partes (por exemplo, o empregador e a empresa de plano de saúde).

II. Reajuste por mudança de idade (faixa etária)

Nos contratos a partir de janeiro de 2004 foram adotadas 10 faixas etárias com as seguintes condições: o valor fixado para a última faixa não poderá ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa; a variação acumulada entre a sétima e a décima faixa não poderá ser superior a variação acumulada entre a primeira e a sétima faixa etária. Os percentuais de aumento por faixa etária são diferentes de empresa para empresa, mas devem estar expressamente informados com os respectivos percentuais de aumento.

A última faixa etária é 59 anos. O Estatuto do idoso prevê que não pode haver aumento para consumidores acima de 60 anos. Os reajustes não podem ser abusivos e não podem ser aplicados se não estiverem no contrato, mesmo se o contrato tiver sido feito antes da entrada em vigor da Lei que regulamentam os planos de saúde.

Atenção! O Procon-SP considera que independentemente da data da assinatura e do tipo de contrato (individual ou coletivo), o consumidor que completar 60 anos não poderá ter reajuste pelo critério de mudança por faixa etária.

10 – Como funciona a portabilidade de planos de saúde?

R.: A portabilidade de carências consiste na possibilidade de o consumidor mudar de plano de saúde na mesma ou em outra operadora sem ter de cumprir novos prazos de carências ou cobertura parcial temporária. Para exercer a portabilidade será necessário:

– Estar em dia com a mensalidade do plano;

– Estar há pelo menos dois anos na operadora ou três anos, caso tenha cumprido cobertura parcial temporária para doenças ou lesões preexistentes. A partir da segunda portabilidade o prazo de permanência passa a ser de um ano para todos os beneficiários. Para os contratos adaptados à Lei 9656/98 o tempo de permanência é contado a partir da adaptação do contrato;

– Solicitar a portabilidade no período entre o mês de aniversário do contrato e os três meses seguintes;

– Exigência do cumprimento de requisitos específicos de compatibilidade entre os planos, tais como: segmentação e faixa de preço igual ou inferior.

O consumidor poderá portar as carências para plano privado de assistência à saúde com cobertura municipal, estadual ou nacional, independentemente da abrangência geográfica do seu contrato atual. Veja mais aqui.

11. Fui demitido sem justa causa. Posso manter o plano de saúde empresarial?

R.: Sim. Os empregados demitidos poderão permanecer no plano de saúde por um período equivalente a um terço do tempo em que foram beneficiários dentro da empresa, respeitando o limite mínimo de seis meses e máximo de dois anos.

Já os aposentados, que contribuíram por mais de dez anos, podem manter o plano pelo tempo que desejarem. Quando o período for inferior, cada ano de contribuição dará direito a um ano no plano coletivo depois da aposentadoria. Veja mais aqui.

12. A operadora pode dificultar a aquisição do plano por parte de pessoas com deficiência ou idosas?

R.: Não. Ninguém pode ser impedido de contratar um plano de saúde, seja em razão de idade, por sua condição de saúde ou qualquer deficiência. É proibida qualquer prática que possa restringir ou dificultar o consumidor a contratar um plano de saúde.

Onde reclamar

Em caso de dúvidas ou problemas com o seu plano de saúde, o consumidor pode entrar em contato com um dos canais de atendimento do Procon-SP ou com o órgão de defesa do consumidor de seu município.

O Procon-SP também realiza atendimento ao público nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Feitiço da Vila e Imigrantes* , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. Veja os endereços aqui.

*No CIC Imigrantes o atendimento ocorre somente às segundas – feiras das 9h às 15h.

O consumidor também pode fazer sua reclamação na ANS através do site http://www.ans.gov.br ou do telefone 0800-701-9656.

FONTE: Procon SP
Link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/2013/07/procon-responde-planos-de-saude.html

347 comments

  1. Bom dia, a quem devemos reclamar por nossos direitos foi cancelado o plano de saúde do meu filho desde abril/2013 e tenho todos os comprovantes de pagamento até junho/2013.

      • Prezado José,
        Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

      • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
        Abçs
        Bianca Reis

  2. comprei um celular em maio de 2013,no cartão de 6 vezes antes de pagar a1ª o referido apresentou problemas. liguei para a assistencia e mim informaram que não existia assistencia em maceió. teria que ser feito via correios, informaram o numero do protocolo e falaram que não teria nenhum custo.chegando lá tive que pagar a importancia de 1,50 pela embalagem. enviei o celular. pouco mais de 15 dias,devolveram o celular. passados alguns dias o celular passou a ter o mesmo problema. como devo fazer? posso entrar no procon solicitando um celular novo?

  3. bom dia,gostaria de tirar uma dúvida…estou gravida e contratei um plano se saúde que cobreria o parto (amil blue 300) devido alguns planos foram suspensos a minha corretora falou que já não cobreria mais o parto ou qualquel..a respeito do bebê. mais no meu contrato esta escrito que tem a carência para parto.

    • trabalho em uma empresa, e estou querendo fazer um plano de saúde, terei que pagar todo mês a mensalidade no valor x minha dúvida é, se eu fizer consultas terei que pagar a mensalidade do valor x e mais as consultas que eu realizei, ou empresa é quem paga as consultas que eu realizo.

      • Prezada Thais,
        É preciso ver como funciona o plano que deseja contratar, pois tem empresas que cobram um percentual a cada tipo de utilização do plano. Sugiro verificar isso com a empresa.
        Abçs
        Bianca Reis

    • Imaculada boa tarde, qq plano que contratar hj não ira cobrir seu parto, ou nada que provenha dele ex acomodação medicamentos.
      A carencia para parto são de 300 dias ( 10 meses), vc poderá utilizar o plano para as consultas e exames, mas infelizmente o parto deverá ser feito no particular.

  4. Bom dia, solicitei o cancelamento do meu plano de saúde no dia 01/11/2012, o vencimento dele era todo dia 05 de cada mês, estava em dia com o plano. Fiz uma ligação e falaram para em solicitar por e-mail, assim o fiz, após vários pedidos para cancelamento imediato acabaram por cancelar após um mês à solicitação. E após 06 meses no dia 08/05/2013 recebi uma ligação do plano falando que eu estava inadimplente pois que eu teria que pagar o mês de novembro o qual tinha solicitado o cancelamento no dia 1º. Como devo proceder? Tenho todos pedidos encaminhados via e-mail.

    • bom dia.
      foi pago um boleto de plano odontológico pelo seguro do meu carro e depois de 40 dias que fizeram contato comigo. falei que não me interessava mais insistiram e pedi para por em nome de minha esposa. Paguei outra mensalidade e não me mandaram documentos e nem o cartão do plano e com isso não usei o plano, pedi para cancelar, falei que eu não queria mais. foi onde que emitiram várias faturas antecipadas. Um funcionário da ACTION me ligou não se identificando, falando que eu tinha que pagar os débitos .Então Compareci na sede da ACTION , Onde a funcionária Scarleti disse para fazer por escrito. Fiz na mesma hora e ela levou para análise. em 07NOV2014 fiquei sabendo por Scarleti que o cancelamento continua em aberto. Gostaria de saber como proceder. obrigado

  5. Minha família tem plano empresarial fornecido pela empresa que meu marido trabalha, mas não encontro rede credenciada na localidade onde resido (Região dos Lagos). Como devemos proceder com relação ao Plano de Saúde que simplesmente avisa que não existe credenciados na região já que o plano é custeado pela Empresa que meu marido trabalha?

  6. olá amigos minha empresa que entrei a duas semana tem convenio
    odontológico e assinei mais eles dizem só tem direito depois de três meses isso é correto ou posso usar antes ?

    • Olá, bom dia!
      Eu entrei em uma empresa no inicio de fevereiro, eu iria ficar 45 dias apenas e não quis o plano, mas antes de assinar o contrato pedir pra colocar como optante do plano e me falaram que depois de três eu poderia solicitar o plano. Fui solicitar o plano e disseram que não posso, agora só em Janeiro de 2016, isso está correto? Desde já agradeço.

      • Prezada Jessica,
        Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
        Abçs
        Bianca Reis

  7. ola gostaria que alguém me tirasse uma duvida,o plano de saúde do meu filho sera cancelado no dia 31 de dezembro 2013 porque meu esposo que e o titular se aposentou,só que no dia 27/12/2013 meu filho precisou passar por uma cirurgia de urgência estou sem saber se terei de pagar para ele fazer a revisao ou se ainda teremos a carencia do plano

  8. Estou querendo contratar um plano odontológico, se por algum motivo da minha parte eu quiser cancela-lo, a operadora pode vim a cobrar multa?

  9. bom dia, Pedi o cancela meto do meu plano de saúde em janeiro de 2014 no dia 23, mais a prestadora de serviço falou q não poderia cancelar o plano pois teria q pagar fevereiro e o plano seria cancelado só em março pois tinha passado a data para cancelamento. Isso e correto

  10. Sou segurado (tenho plano de saúde/empresarial) durante 10 anos, pagando assiduamente.
    Inclui meu filho recém nascido 38 dias após o parto.
    Perdi a isenção de carência?
    Se sim, então tenho que esperar 180 dias para uma simples consulta para meu filho?
    Ninguém me avisou que teria que incluir como dependente dentro de 30 dias, para ter isenção de carência.
    Carência não seria para quem está começando no plano agora?

  11. bom dia! minha esposa contratou um plano odontológico, e ao utilizar os serviços, percebeu que o plano não cobre muitas coisas, então ela tentou cancelar, porém, a atendente disse que se minha esposa cancelar em menos de 12 meses, o seu nome irá para o Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (S.P.C.), então, minha esposa continua a pagar as mensalidades por receio de ficar com o nome sujo. Queremos saber se existe alguma lei que permita que planos ajam dessa forma, sendo que todas as parcelas estão em dia.
    Desde já, agradecemos.

  12. Fiz adesão ao plano de saúde e não recebi nenhuma mensalidade porém, alguns 3 meses depois, liguei para a pessoa que me vendeu o plano e ela disse que haviam 3 prestações em atraso. Tentei por em dia pagando uma em dia e outra que estava em atraso, esse mês quando liguei pra solicitar um boleto atualizado me informaram que o plano está cancelado mas, recebi a fatura de março, o que posso fazer. Meu plano é pessoa jurídica, tenho medo de não pagar as mensalidades e ser negativada

  13. tenho um plano de saúde empresarial para mim e meus filhos, gostaria de tira-los do plano mas a empresa diz que não posso e que nem eu posso sair do plano..isto procede ?? porque?? existe alguma lei que eu possa me amparar para desligar meus filhos do plano de saúde ??

  14. Bom dia
    Minha filha toceu o pé e levei a uma clinica aproximadamente às 20:30 que não tinha ortopedista. Solicitei ao adendente que verificasse junto ao planode saúde um local para levar minha filha. O plano informou que não tinha nemhum local disponível pela hora e levasse a um hospital público. Falei
    que pagava um plano para não usar hospital público pois demora no atendimento.
    Procurou uma clinica particular .
    onde paguei pela consulta, RX e imobilização (gesso) R$ 280,00.
    PERGUNTO:
    1º – O plano de saúde não tem obrigação de dar cobertura 24 horas.
    2º – Como fazer para ter o valor gasto restituído.
    3º – Caso positivo qual o prazo para essa restituiíção.
    NO AGUARDO. .

    • Bom Dia!

      Meu plano de saúde é a APPAI, passei mau as 18:00 horas fui a emergência e descobri que meu plano não tem mais emergência, ou seja, não posso passar mau depois das 18:00, verifiquei junto ao plano e a atendente me informou que o plano não cobre mais emergência, que anteriormente eles só tinham clinicas 24 horas por “bondade”.

      Isso pode ser feito?

    • mario eu estou na mesma situação ,entrei no plano de saude,mas 4 mezes o que eu paguei,dava para eu pagar uma internação,achei que não valia apena,pedi o canselamento em 20 de novembro,só que não me deram nenhum comprovante,e até hoje dia 11/01/2016 continuo recebendo carnes,já me enviaram 2 de fevereiro e março de 2016,embora que o de dezembro e janeiro eu já tinha pagado antecipado,porque ele mandam todo ante do mês de pagamentos.

      enviado por Pedro

  15. Boa Tarde, inseri minha esposa no plano empresarial e recibe a noticia que serei pai novamente. E tive a decepção de que o plano empresarial não cobriria o parto, pois relataram que a mesma tinha carência. Gostaria de saber se o plano tem esse direito de não aceitar(realizar) o parto?

  16. Tenho um plano de saúde da empresa que trabalho, até que idade o filho pode permanecer como dependentee o precisa para isso?

  17. Olá, tenho uma dúvida .. tenho um plano de saúde que atende somente na região de são paulo de cujo nome seria são Cristovão saúde , agora pouco mais de 2 semanas mudei para pouso alegre , minas gerais e este plano maravilhoso não atende aqui , liguei para meu corretor e ele disse que poderia até mudar para um outro plano que atende aqui ou até no brasil inteiro , mais ele falou que não poderia ser como pessoa física e sim como jurídica , pra falar a verdade eu até tenho o CNPJ ( Bragança paulista SP ) , mais … entrei com o pedido fechar a empresa e fui informada por ele , que eu poderia fazer o plano de saúde com este CNPJ cujo será desativado em pouco dias e tenho medo que um dia futuramente cancelem meu plano por que este CNPJ não existirá mais , ou um dia , sei lá .também futuramente , eu engravide e não poder usar o plano … estou com dúvida , desculpe pelos erros de portugues !!

  18. Em 2012 era segurada por uma plano de saúde. fiquei sem pagar por 60 dias e meu plano foi cancelado, sem uso algum de minha parte dos serviços por esse período. Agora a empresa esta negativando meu nome pelas parcelas que não paguei e me cobrando esses dois débitos atrasados. Essa cobrança é devida ou indevida ?

  19. fiz a uma semana meuplano de saude, quando poderei consultar e se for uma urgencia

  20. Ola minha pergunta não tem a ver com plano de saúde mas gostaria de tirar esta dúvida…. Tive um bebê em Dezembro o parto foi normal porem antes dele nascer meu medico havia me informado que o parto de uma cesária custava 4,600 e não sabia indicar o valor do parto normal pois não estava com o preço na tabela.. meu bebê nasceu e me cobraram o preço da cesariana. Liguei para o hospital e eles me informaram que restituem só o que eu gastei no hospital mas o valor do medico e da equipe era com ele porem meu parto não teve anestesista eu não levei ponto tbm… Além disto o tratamento no hospital foi péssimo eu fiquei em enfermaria, minha cama estava quebrada, só limparão o banheiro no 2 dia quando eu já estava saindo, não tinha enfermeiros para me passar da maca para a cama eu sai me arrastando sozinha! e tive meu bebê na sala de espera da cirurgia com uma criança em uma maca do meu lado! Como devo proceder para receber esse valor que paguei a mais?

  21. É possível pedir a suspensão de um plano por um tempo determinado?
    No momento tenho dois planos de saúde, pela empresa e particular. Gostaria de suspender o particular por alguns meses até ter uma definição da empresa.

  22. Porque esses planos de saúde não cobre tratamento odonto.dente também e caso de saúde ou certificado de dentista não vale igual de um médico,vamos fazer alguma coisa…

  23. Sai dia 3 de julho de uma determinada empresa, eu tinha um plano odontológico empresarial a uns 10 meses e nunca o utilizei o RH me informou que eu tinha ate o fim do mês pra usa-lo, porem quando a dentista solicitou o serviço o plano alegou esta cancelado, isso é correto? Ou tinha o direito de usar o plano odontológico por pelo menos 30 dias já que foi descontado na minha recisão?

  24. Ola estou muito preocupada estou Gravida ganho bebe já o mês que vem a empresa onde eu trabalho o convenio esta bloqueado e não se sabe o que vai fazer se vai tirar não sei tirar não pode isso acontecer mais então meu convenio e a unimed guarulhos só quero saber se caso eu querer mudar de plano sair do convenio empreserial e pagar o mesmo convênio particular tem carência não neh? Vou deixar e-mail do meu esposo pq o meu não conssego entrar obg

  25. Gostaria de saber se o plano pode cobrar taxa de aniversário de contrato, sendo que o meu convênio teve um reajuste de 9,65% no mesmo mês que é julho.

  26. Bom dia!

    Meu plano de saúde ainda esta em carência, porem a mais ou menos dois meses atrás, notei um volume em meu pescoço que esta me incomodando muito tanto na minha fala quanto na minha respiração.
    e a cada dia que passa esta crescendo mais, gostaria de saber se neste caso,posso solicitar exames? por se tratar de uma situação de emergência. O plano terá que cobrir ou terei que aguardar o termino da carência? Obrigado!!!

  27. Meu plano é o Bradesco Saúde,empresarial.

    No contrato diz que: pra eu, ou MEUS DEPENDENTES utilizar o plano deve-se apresentar um documento com foto.

    Minha esposa está grávida de 8 meses, será que o plano cobre o parto.

    ATT, DIEGO.

  28. Bom Dia !!!
    Amigos vou resumir.
    Tenho convenio medico pela empresa onde trabalho no Inicio era cobrado 64,00 por mês, Agora Estão me cobrando 120,00 Mensais ? , a empresa pode alterar o Valor sem me comunicar antes? ou eles devem permanecer no Valor Anterior ?

    Obs. a mudança de valores ocorreu em 3 meses apos eu ser incluido no Convenio

    Desde ja Aradeço a Ajuda e a Colaboração do Amigo.

  29. boa noite!

    meu patrão cancelou meu plano de saúde com minha esposa grávida de 7 meses e me informou que até o mês que vem irá contratar outro, mas só que não posso esperar e na tentativa de fazer outro plano me disseram que não irão cobrir a carência para parto e terei que arcar com as despesas das consultas também, isso é certo ou posso responsabiliza-lo?

  30. Boa noite, minha vizinha não inclui o filho no plano de saúde da empresa que trabalha no prazo estipulado de 30 dias após o nascimento, pode incluir agora e não cumprir carência (filho esta com 08 meses) e o mais complicado ela descobriu que ele tem um tumor cerebral.

  31. Se eu parar de pagar um plano da amil e não ligar para cancelar eles podem negativar o nome da minha firma e para cancelar me cobram 3 valores correspondendo a 3 boletos não é para cancelar é para tirar um débito que gerou lá eu não cheguei nem usar o plano já faz 2 anos foi em 2012

  32. Boa tarde!

    Tenho um Plano de Saúde há alguns anos e ano passado precisei fazer uma cirurgia na região lombar. Agora recebi uma carta no plano dizendo que o plano será cancelado em novembro pois a cirurgia gerou um custo muito alto para a operadora. Isso procede? O plano de saúde pode fazer isso?

  33. boa tarde tenho um plano de saúde pela a empresa que trabalho, o contrato da empresa junto a operadora de saúde mudou o que ocasionou um aumento na mensalidade do plano, e alem disso o plano era sem co-participação e agora com essa mudança que ocorreu sem nenhum aviso prévio o plano esta com co-participação, eu não tenho mais interesse em continuar com o plano, porem quando procurei o departamento responsável na minha empresa para solicitar o cancelamento ou mesmo uma planilha do qual eles chamam de inclusão e exclusão para cancelar diretamente na operadora antes que seja gerada a cobrança desse mês a empresa negou em fornecer e disse que só pode ocorrer o cancelamento no próximo mês onde terei que pagar o novo plano que não concordei em fazer e nem ao menos fui avisada. o que posso fazer nessa situação?

    • Prezada Rafaela,

      Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito. Sugiro que procure um dos postos de atendimento jurídico, encontrados nas universidades que possuem curso de Direito, para que possam orientá-la mais adequadamente ou o Procon. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Um Abraço,
      Bianca Reis

  34. tenho um plano de saúde pela empresa que trabalho, e o contrato da empresa com a operadora de saúde mudou, o que ocasionou aumento na mensalidade do plano e alem disso era sem co-participação e agora passou a ser cobrada a co-participação, tudo isso ocorreu sem avido prévio aos funcionários, ou seja todos os plano foram cancelados e foi feito outro plano diferente sem o consentimento dos funcionários e com vaor maior na mensalidade. eu não tenho interesse em continuar com o plano, mas quando procurei o departamento da minha empresa para solicitar o cancelamento ou uma autorização para que eu mesmo fosse ate a operadora de saúde solicitar o cancelamento diretamente para que não fosse gerada a cobrança do mês, a empresa negou em fornecer a autorização que eu sei que é possível pois trabalhamos para a operadora de saúde em questão, e informou que o cancelamento só poderia ser feito no próximo mês e que a cobrança do novo plano seria feita no salario do mês. gostaria de saber o que posso fazer nessa situação?, pois foi feito um plano sem meu consentimento com valor maior na mensalidade e ainda estou sendo obrigado a pagar. desde já agradeço.

    • Prezado Ezequiel,

      Sugiro a mesma coisa que indiquei para a Rafaela, procure um dos postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito para que possam orientá-lo mais adequadamente ou o Procon.Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Um Abraço,
      Bianca Reis

  35. Quqndo um filho complrta maior idade e perdeo plano de saude, ele pode pagar e continuar usando o plano?

  36. Em 2011, eu fiz a declaraçao do IRF, só que não conseguindo colocar os dados no programa de 2011, foi colocdo no de 2010, aReceita aceitou informou N° de declaração tudo direitinho. Com o passar do tempo fui ferificar a situação foi quando vi que o programa o qual foi feito declaração estava errado. A receita começou a memandar cartas de cobrança, dizendo que eu estava devendo. Para resumi, entrei com um pedido de impugnação e dai para ca todas s restituições, estão retidas. Cada vez que vou a Receta saio e lá mais confuso pois cada um ue me atende fala uma coisa diferente.
    Grato Edson França

  37. preciso da autorização para um exame, solicitei a minha seguradora mais de 10 dias e não tive retorno nem que sim e nem que não, o que devo fazer?

  38. Bom dia!
    Tenho um plano empresarial da unimed á mais de 13 anos.
    Abri uma nova empresa e pedi para que mudassem o cnpj, pois estou vendendo a empresa antiga.
    Eles me informaram que não posso simplesmente fazer a alteração do cnpj e continuar com o mesmo plano.
    Segundo eles tenho que fazer um novo plano com novas tarifas.
    É correto?

  39. Olá boa tarde, minha irmã está grávida, e o medico dela, devido a pressão está alta, pediu para ela ir nas consultas de 15 em 15 dias, ele pode cobrar duas x no mês?

  40. Bom dia! Gostaria de saber se uma empresa pode contratar dois tipos de plano, sendo um melhor p a elite da empresa e outro p os funcionários da classe baixa.
    Aguardo retorno!
    Abs

    • Sei q o foco aq ñ é esse, mas caso tenha uma resposta, agradeço! É q ñ achei em lugar algum na internet falando a cerca. Ou caso saiba onde tenha essa fonte, puder informar, ficarei grato!

    • Prezada Claudia,

      Sugiro que entre em contato com o responsável do contrato para saber qual o procedimento formal e correto de cancelamento e evitar problemas posteriores.
      Atenciosamente,
      Bianca Reis

  41. Olá! Meu esposo trabalha em uma empresa e fez o plano medico. Não teve carência e não estamos satisfeitos com o plano. Ele procurou fazer o cancelamento e foi informado que não era possível que o cancelamento só é feito quando o funcionário é demitido. Quero saber se é certo estamos sendo obrigados a pagar por uma coisa que eu não queremos mais. O convênio é da Car Plus.

  42. Tenho o plano da greenline e agora estou tentando mudar a data de vencimento do boleto e estou me cobrando uma taxa de R$ 120,00 para mudar a data. Isso é correto?

    • Prezada Ana Paula,
      Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Assim sugiro, que procure ajuda de um especialista para tomar a medida certa. Sugiro que procure um dos postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades ou o Procon mais próximo de sua residência que possuem curso de Direito para que possam orientá-la mais adequadamente. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  43. COMO FUNCIONA QUANDO A EMPRESA CONTRATA UM CONVENIO PARA UM FUNCIONÁRIO? ESTA EMPRESA PRECISA PAGAR PARCIAL OU TOTAL O VALOR; OU O FUNCIONÁRIO PAGA O VALOR TOTAL?

  44. Fui fazer um plano de saúde pra minha filha, chegando lá me falaram que não era possivel só se eu entrasse como titular ai sim ela poderia utilizar o convênio,(detalhe ela tem 6 anos) quer dizer que não posso pagar um convênio somente pra ela?

  45. Olá tinha um plano de saude desde 2010 e fiz o cancelamento pedi o cancelamento no mes de fevereiro de 2014, mas segundo o PAM eu tinha que pagar mais um mes, pois tinha que solicitar o cancelamento com no minino 30 antes do proximo vencimento. fiz conforme o solicitado e paguei o mes de março tambem, quando fiz o cancelamento, agora o plano me enviou uma cobrança judicial de 25,95, não entendo como pode, acredito que todos as cobranças devem ser feitas no cancelamento, o plano pode cobrar depois do cancelamento?

    • Prezada Kelly,
      Sugiro que procure ajuda jurídica para apoiá-la nessa negociação. Aconselho que procure um dos postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência para que possam orientá-la mais adequadamente. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  46. ola meu nome e patricia e eu atrasei o plano por um dia e eles me cobraram 30,00 reais de multa alegando que o meu plono e 10 por cento isso pode

  47. Ola, acabei de contratar um plano de saúde, isso a 3 dias, porem estou arrependido. Posso desfazer, cancelar o contrato sem pagar a multa ?
    Pois sei que no decorrer do plano eu posso cancelar, mas teria que pagar uma multa de 10%.
    Existe algum tempo ((dias)) após a contratação do plano, que poderia ser desfeito sem o pagamento da multa ?

  48. Bianca, Pago através de desconto em holerite plano de saude para meu filho menor. Gostaria de saber se há alguma forma de continuar com o plano de saúde do dependente, fiquei sabendo pela ANS que como não contribui com o plano de saude que a empresa me fornecia, não posso nem dar continuidade ao plano do meu filho de 9 anos que é descontado em folha de pagamento integralmente há quase 2 anos.
    Há alguma forma de mantê-lo no mesmo plano sem as carências? Fiquei sem palavras ao saber que perco quase 2 anos pagando um bom convênio médico para meu filho através da empresa e agora simplesmente ser obrigada a começar do zero.
    Há alguma forma da continuidade? Não fui informada que não poderia dar continuidade, caso fosse, com certeza não teria pago através da empresa e sim particular. Agradeço se puder me responder.

    • Prezada Alessandra,

      Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  49. Boa tarde,
    Contratei meu plano de saúde através de uma corretora, no fim de Novembro. Na época me lembro que combinei com ela uma data. Bom hoje chegou a fatura em uma data que não era a qual combinamos. Também não fiz nenhuma consulta na época sobre a corretora, um erro meu. Agora estou achando estranho a descrição da fatura, e por fim nem o caderno de endereço e nem a carteirinha chegou. Gostaria de consulta se corretora é correta ou se acabei comprando gato por lebre, já paguei a primeira parcela na mão da consultoria de vendas.

  50. BOA NOITE

    FIZ UM PLANO DE SAÚDE E NÃO SABIA QUE ESTAVA GRAVIDA, LIGUEI PARA O CORRETOR E ELE DISSE QUE NÃO TINHA DIREITO AO PARTO. VOU TER O BEBE EM JUNHO E A CARÊNCIA SÓ COBRE EM AGOSTO. COMO DEVO AGIR PARA QUE O PLANO TENHA COBERTURA? OU REALMENTE NÃO TENHO DIREITO?.

  51. Ola!!

    sou dependente de um plano de saúde da minha mãe, e descobri que estou gravida, vou ganhar nenem em setembro e no dia 01/08/2015 faço 24 anos, eu perco meu plano de saude? tenho direito de renovar sem carência? já possuo esse plano a 5 anos.

    Abçs
    Jessika Mathias

  52. Minha esposa já tinha um plano de saúde ha (02) anos por uma empresa que trabalhou.Ela saiu do emprego e continuou pagando por (08) meses. Em 31 de dezembro 2014 foi anulado. Entramos em contato com um corretor para fazer um novo plano o mesmo informou que não haveria carência pois estava no prazo de (30) dias. Eu fiz um plano através da minha empresa para minha esposa e filho (com CNPJ sairia mais em conta) mais agora o corretor alegou que eu teria que entrar no plano para não haver carência. Esta exigência procede isto esta na Lei. Desde já agradeço Claudio Luiz

  53. Meu marido foi efetivado em uma empresa, porém estou gravida de 14 semanas, ele tem direito a plano de saude. O plano cobrirá meu parto eu sendo sua dependente.

  54. deixei de pagar meu plano de saude para que o mesmo fosse cancelado no prazo de 60 dias. porém até hoje recebo boleto, ja se passaram 7 meses e ainda continuo recebendo boletos. como procedo esse cancelamento? eu devo pagar os messes retroativos (7 meses) ?

    • Prezado Bruno,

      Ao contratar um plano de saúde você assina um contrato que possui uma cláusula com regras para cancelamento/rescisão, que deve sempre ser feita de maneira formal, por escrito.

      Abçs.
      Bianca Reis

  55. ola boa noite gostaria de saber se isso e real ou e uma venda casadinha queria fazer o plano so do meu filho ele tem 3 anos e a unimed nao faz so faz se eu ou o pai entrar como titular nao acho isso correto gostaria que me ajudasse

  56. Boa noite, meu plano de saúde é Unimed Estadual Empresarial. Meu filho teve uma consulta com uma médica otorrino e que o caso dele é cirurgico(FONOCIRURGIA), e aqui em Alagoas não existe esse tipo de cirurgia, e o local mais próximo é Recife. A operadora tem por obrigação de autorizar tanto a consulta como a cirurgia por meio de intercâmbio ou de algum outro procedimento?

  57. Tenho uma dúvida: entrei monoplano de saúde da Unimed em janeiro. Em fevereiro, mudei minha faixa etária. O plano pode reajustar minha mensalidade já no segundo mês por conta disso???

  58. Contratei o plano odontologico Prodent pela loja marisa,não consegui usar o plano pois,sempre que procurava utilizar,o profissional dizia que não atendia mais pela prodent ou que não faria os serviços descritos na cartilha cuja esta informava os serviços de cobertura e etc,quero saber se posso pedir a devolução do dinheiro pago,pois me sinto lesada e enganada,além disso,eles não atendem clientes especiais,e na cartilha consta que sim,o que devo fazer?

    • Prezada Rosana,
      Sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  59. Já é a quarta mensalidade que pago e o plano de Saúde (Bradesco Saúde via Qualicorp) ainda não mandou carteirinha e livro de rede credencida. Minha esposa já voltou algumas vezes de consultório porque eles não conseguem identificar qual é o plano dela. Liguei algumas vezes para a Qualicorp e sempre abrem novo procedimento e pedem 25 dias úteis.

    Estou a ponto de desistir do plano… tenho como ter meu dinheiro de volta por descuprimento por parte da operadora de suas obrigações?

    • Prezado Jonas,

      Sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  60. Olá tenho plano de saúde a pouco tempo. (1 mês ) é estou grávida de 3 meses . Eles me informaram. Q meu plano não cobri meu parto. Quero pagar a carência tem como ou não… Eles não me respondeu… nada já faz 15 dias já to ficando louca… m

  61. Contratei um plano de saúde com a operadora Sul América Saúde em 17/12/1998.
    A lei 9.656/ 98, foi assinada em 03/06/98, e entraria em vigor 90 dias após publicação que seria em 02/09/98.
    Mesmo assim meu plano é considerado plano antigo, assinado antes da lei: 9.658/98.
    Gostaria de uma informação, porque, tive aumento de aos 61 anos de 32,92% por faixa etária mais 6,76% por anuidade.
    Aos 66 anos tive outro aumento de 36,676% por faixa etária e 10,79% por anuidade.
    Gostaria de saber se pela lei do idoso, a operadora Sil América tinha o direito de aumentar meu plano por razão da faixa etária.
    Que procedimento a lei pode me ajudar para rever o meu caso.
    Grato.
    Antonio Pereira

  62. OLA, EU SOU TITULAR DO PLANO DE SAÚDE E MINHA ESPOSA É DEPENDENTE, ESTOU DE AVISO, POREM MINHA ESPOSA PRECISOU FAZER UMA RESSONÂNCIA E QUANDO FOI FAZER ESTAVA BLOQUEADO O PLANO. E EU AINDA NÃO FUI DEMITIDO, QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS ?

  63. Fiz uma adesão à Unimed. Qdo resolvi trocar de plano liguei para a a agente de seguros que me vendeu e perguntei o que eu deveria fazer….ela me disse que era só eu parar de pagar que o plano seria cancelado automaticamente.
    Liguei para a Unimed na época e me informaram a mesma coisa ( só não sei com quem falei e nem tenho doc que comprove isso)
    Fiz outro convenio e deixei de pagar….isso foi em 2012
    Agora estão me ligando e cobrando 60 dias de mensalidade e juros…. no meu contrato está escrito assim para rescisão :
    26. Rescisão:
    26.1 = O presente contrato de cobertura de custos assistencias à saude poderá ser rescindido em uma das seguintes hipóteses:
    a) a pedido do Beneficiário titular, mediante comunicado por escrito à Unimed Paulistana.
    b) em caso de fraude, comprovada cometida por quaisquer dos Beneficiarios do plano em detrimento da Unimed Paulistana nos termos do art. 13
    c) Não pagamento da mensalidade por período superior a 60 dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de vigência do contrato, desde que o beneficiário seja comprovadamente notificado até a 50o dia de inadimplência.
    Nunca recebi notificação do convênio sobre qq pgto,

    • Prezada Cleide,
      Sugiro que você reúna todos os documentos que demonstrem o que você me contou e procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  64. Boa noite. Tenho uma empresa e nesta temos plano odontológico. Por conta de alguns problemas, não consegui efetuar a fatura. Assim, os planos ficaram suspensos. porém, mesmo com os planos suspensos eles continuam emitindo boleto. Isto está correto? Eles podem cobrar algo que não estamos usando? Há alguma lei?
    Obrigada

    • Prezada Priscila,
      Sugiro que você reúna todos os documentos que demonstrem o que você me contou e procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  65. Boa tarde! Não sei se vc vai poder me ajudar, meu plano faz aniversário no mês 4, meu filho nasceu no mês 6 fiz o plano dele no mesmo mês de nascimento. Pra minha surpresa no aniversário do meu plano (esse mês) reajustaram os 2 planos. Só que o plano do meu filho do tem 10 meses de uso, isso é correto?

  66. bom dia!

    completei a idade limite de dependente no plano de saúde do meu pai (Unimed) e estou gravida de 04 meses. pergunto: eu teria direito de ficar com o plano até o nascimento do meu bebê?

    Saniara Marinho – Parauapebas PA.

    Obrigada.

  67. Olá, bom dia!

    Sai da empresa anterior que trabalhava em dezembro do ano passado e iniciei em outra empresa logo em Janeiro, porém não fui incluída logo de imediato no convênio por razões burocráticas internas da empresa junto a Amil. Agora dia 14/04 fui incluída no convênio e até o momento tenho utilizado a cobertura do plano de saúde da empresa anterior.
    Problemática: No novo plano que é o mesmo que o anterior Blue IV da Amil possuo carências, a nova empresa não pode verificar junto a Amil a não carência devido eu já ser usuária do plano? A Amil não pode me isentar da carência devido a eu já ser usuária do plano?

    Aguardo retorno.

    Grata,

  68. ola boa noite, sou usuario do plano da hapvida à 5 anos…a 3 anos mudei de endereco e comuniquei a prestadora mas nunca chegou um boleto em minha nova residencia, sempre eu tive que ir ao ciber pra imprimir a fatura e com muita dificuldade pois o site é horrivel de manusear.. a 4 ou 5 meses estou com meu plano atrasado, e agora sem nenhuma notificação o meu plano foi cancelado.. isso é permitido?

    • Prezado Alessandro,
      Sugiro que você reúna todos os documentos que demonstrem o que você me contou e procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  69. Trabalhei em uma empresa 3 anos com 1 ano de meio me acidentei dentro da empresa.foi aberta a cat.fiz uma fratura de tíbia coloquei 2 parafusos após 1 ano de cirurgia por sentir mts dores o médico resolveu fazer outra cirurgia para retirar os parafusos. Na primeira me afastei por 7 meses na segunda por 3 meses voltei a empresa em 16 de janeiro 2015 e quando foi 12 de fevereiro de 2015 me demitiram. Ainda tenho exames a fazer e não acabei o tratamento mas a empresa bloqueou meu convênio sendo que o sindicato disse que pediria para empresa reativar meu convênio mas fui na clínica e não pude passar nem ter acesso ao meu médico. O que faço? sendo que pra processar a empresa ou pedir reintegração tenho q apresentar um laudo médico. .com

  70. Olá, eu preciso comprar um plano de saúde para o meu filho que tem 4 anos e oito meses, as empresas que me passam maior segurança não faz planos individuais só empresariais, isso é de fato legal? as empresas podem escolher o consumidor que querem? Na verdade eu posso comprar um plano de saúde pela minha entidade de classe, mas, eu tenho que me incluir no plano e não quero, só quero para o meu filho, porque preciso de Pronto Socorro perto de casa e não do outro lado da cidade. Vocês sabem como posso proceder? Se existe alguma lei do consumidor em meu favor? Sou professora e não tenho condições de pagar um plano caro para mim, é que meu filho inspira cuidados, por isso é necessário. Obrigado.

  71. Boa noite. Há três dias tenho tentado cancelar o meu plano de saúde por email. Enviei em anexo a cópia da minha carteirinha do plano e um carta escrita de próprio punho mas eles insistem em dizer que tenho que ir ao cartório reconhecer firma da assinatura. Isso é mesmo obrigatório? Preciso resolver isso por email pois não tenho tempo para ir ao cartório e muito menos ir pessoalmente à sede da instituição. Me ajudem. Obrigado.

    • Prezado Evandro,

      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  72. Fiz um plano da amil pela empresa qualicorp no fim do ano passado.
    O corretor me disse que os boletos no valor de 327,59 chegariam em minha casa em poucos dias.
    Se passou um mês e eles não chegaram!Liguei para qualicorp e ele me disseram que eu deveria pagar com juros.
    O valor com os juros passou a ser de 382,58…eu não aceitei pagar com juros tendo em vista que a respobsabilidade de enviar os boletos eram deles.
    Eu queria pagar o valor combinado mas eles não aceitaram.
    Eu simplesmente não paguei!
    Então em menos de um mês me negativaram no spc e serasa.
    Eles podem fazer isso?Jamais usei o plano!!!

  73. Bom dia!

    A respeito da carência para parto (300 dias). Minha mulher dará a luz e certamente não atingirá esses 300 dias, talvez com 285 ou 290 dias, ou seja, um pouco antes dos 300 dias. O plano poderá cobrir? Isso é um acordo? Como proceder? Sinto que tudo que paguei para o plano de saúde foi em vão.

    Aguardo resposta, obrigado!

    • Prezado Mozart,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e talvez possa ajudá-lo nessa negociação.
      Um abraço.
      Bianca Reis

  74. Bom dia!
    Tenho plano da unimed, sendo que não utilizo desde setembro/2014. Não fiz o cancelamento, e agora soube da informação que para cancelar terei que pagar um valor de mais de mil reis referente setembro/2014 a março de 2015. Mas não utilizei o plano nesses meses e els alegam que é porque tem plano cobertura. Agora eles estão dizendo que colocarão meu nome no Spc. Isso pode?

    • Prezada Priscila,
      Ao contratar um plano de saúde você assina um contrato. Sendo assim, para cancelar deve, de acordo com a antecedência estabelecida na cláusula de rescisão de contrato, cancelar formalmente, por meio de uma carta, ou e-mail …. O fato de não usar o serviço não tem vínculo com o cancelamento, até porque é possível presumir que você não precisou do serviço, ou seja, não teve necessidade de ir ao médico ou a qualquer outro serviço de saúde. Sendo assim, a cobrança está correta. Sugiro que entre em contato para negociar a dívida.
      Abçs.
      Bianca Reis

  75. Bom dia!

    Eu tenho uma dúvida… Eu tenho 22 anos e faço 23 esse ano, mas ainda era beneficiado quanto ao plano de saúde e odontológico do emprego de meu pai, ele foi demitido, mas agora re-admitido desta mesma empresa. Eu já trabalho mas ainda sou dependente financeiro de meu pai ( pois sou aprendiz ), e a empresa em que trabalho não tem convenio com planos de saúde nem odontológicos.
    Há possibilidade de continuar recebendo os benefícios, de meu pai me colocar como “dependente” ou algo assim?

    eu procurei essa informação na internet e não achei, gostaria de saber se podem me ajudar. Desde já agradeço a atenção.

    • Prezado Fabiano,

      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  76. Olá.
    Eu tinha um plano de saúde pela Golden Cross que vendeu suas carteiras para a Unimed Rio em outubro de 2013. Fui transferida para essa empresa sem ser comunicada e contra a minha vontade em 01/10/13.
    Recebi a primeira fatura em outubro de 2013, com vencimento em novembro. Só que não quis mudar pra Unimed Rio, moro em São Paulo, já tive Unimed Paulistana e não gostei. Solicitei o cancelamento em 19 de novembro do mesmo ano. Enviei tudo o que pediram, cópia de RG, carta de próprio punho solicitando o cancelamento, informei que não tinha recebido carteirinha e que tb não tinha usado o plano desde a migração. Minhas contas com a Golden Cross estavam em dia.
    Enviaram uma resposta em 4 de dezembro de 2013 informando que minha solicitação tinha sido atendida.
    Em nenhum momento me cobraram as faturas enviadas pra minha casa. Nesse processo foram enviadas duas que eu não paguei, pois estava cancelando o plano e tb não tinha usado.
    Agora, quase dois anos depois recebo uma ligação de uma empresa contratada pela Unimed Rio dizendo que estou devendo as duas parcelas. Disse que não estou devendo nada e me informaram que vão ligar pra minha casa todos os dias para cobrar.
    Entrei em contato com a Unimed Rio e eles me informaram de que o plano foi cancelado, mas que eu tenho que pagar essas duas parcelas.
    O que posso fazer? Eu não autorizei essa migração, não fui informada que meu plano iria mudar, perdi o direito de ser atendida pelos mesmos médicos que tinha com a Golden, fiz o cancelamento conforme fui orientada e agora isso.
    Agradeço a ajuda.

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias durante os dias 04 e 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

      • Prezada Marica,

        Sugiro que entre em contato com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil, que possui um canal atendimento ao consumidor e talvez possa te ajudar com mais propriedade, ou procure Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp. No meu entendimento, você precisará de apoio para solucionar esta questão.
        Abçs
        Bianca Reis

  77. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUMA LEI DIZENDO QUE NÃO POSSO SAIR DO PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL,POIS O VENDEDOR DE PLANO DE SAÚDE FEZ UMA PROPAGANDA ENGANOSA E QUANDO O PLANO CHEGOU NÃO ERA NADA DO QUE ELE FALOU.

    • Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  78. Boa tarde!
    Atrasei meu plano de saude por mais de 60 dias e o mesmo foi desativado
    entrei em contato com o plano e foi solicitado o pagamento de todas as parcelas para poder ser reativado
    eu efetuei e quando chegou o dia de efetuar o pagamento da mensalidade não chegou o boleto
    quando entrei em contato o meu plano continuou do mesmo jeito.
    Ja entrei em contato com o plano e ficaram de mim retornar e ate agora nada foi resolvido e nem ninguém entrou em contato.
    o que devo fazer?

    • Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  79. Gostaria de saber se o plano de saúde pode rescindir meu contrato ,mesmo que eu não tenha sido comunicada.

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  80. Bom dia!!!
    Os pais realizaram a contratação de plano de saúde para a filha recém-nascida, porém foram feitos dois contratos distintos, já que não houve a comunicação entre eles de que haviam realizado. O pai contratou em fevereiro de 2015 e a mãe em março de 2015.
    Ao tomarem conhecimento sobre o fato, dirigiram-se à empresa para cancelar um dos contratos e solicitar o ressarcimento dos valores pagos, já que embora o responsável pelo contrato seja diferente, a titular é a mesma e, sendo assim, não há como a mesma pessoa utilizar o mesmo plano em duplicidade.
    A informação é de que o cancelamento seria possível e efetuado no mesmo momento, porém o ressarcimento dos valores não seria devido, já que foi contratado por pessoas distintas.
    Gostaria de uma orientação para que eu possa, administrativamente, solicitar esse ressarcimento.

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  81. por favor me ajudem!!! contratei um plano de saúde pela empresa que trabalho e na 17 mensalidade operei o ombro e no dia seguinte cancelaram o meu plano e fiquei sem acompanhamento medico e sem fazer as fisioterapia e hoje depois 6 meses vivo de calmante e não posso voltar trabalhar. só depois 4 meses recebi uma correspóndencia da empresa para ir no RH para assinar um novo plano, mas teria participação.como eu estava no inss meu salario vem bem menos do que da empresa!!eu já tinha me organizado eu tenho que pagar pençaõ, aluguel,aguá,luze comida e participação do plano não tava nos planos!!!! Me ajudem eles podem fazer isso??? Hoje a empresa fala que á cupa é do plano de saúde e o plano de saúde fala que é da empresa. email é do meu amigo!!

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  82. Boa tarde me chamo Regiane trabalho em uma empresa,aderir o plano ofertado BRADESCO SAÚDE,que foi em março e o cartão só chegou em junho,a empresa do bradesco ta cobrado as três parcelas retroativas sem ao menos fazer qualquer tipo de procedimento, isto é legal o plano ter feito? e a empresa que trabalho cobrar tudo de uma vez em folha de pagamento.

    • Prezada Regiane,

      Primeiramente, é preciso verificar ( no contrato e/ou junto à empresa) se a ausência do cartão impedia o uso do serviço. Se o serviço não estava acessível a cobrança é ilegal. Entretanto, se a partir da assinatura do contrato você poderia usufruir dos serviços prestados pela empresa, dificilmente conseguirá algum tipo de acordo. Em caso de dúvidas, procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

  83. Estou querendo migrar de plano de saúde e o plano atual pede a cópia da carteira do plano que vou adquirir para que seja feito o cancelamento! acredito que isso não é correto, pois se caso eu não quiser mais o plano não sou obrigado a ter um plano de saúde, correto?

    • Prezado Elisando,
      Como se trata de uma migração pode ser que esse procedimento seja pertinente, no sentido de evitar qualquer tipo de carência. Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs.
      Bianca Reis

  84. Bom dia,
    Assinei um plano odontológico já tem 8 meses e nunca usei, queria cancelar e me foi informado q pra cancelar eu teria q ter pelo menos 1 ano e os últimos 6 meses sem usar. Eles podem exigir isso?

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade. ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  85. BOM DIA GOSTARIA DE SABER SE MEU PLANO DE SAUDE PODE COBRAR DOIS MES DE REAJUSTE,SEM AVISO PREVIO,ALEGAM QUE MEU ANIVERSARIO FOI EM JUNHO E SO HOJE JULHO QUE SAIU O REAJUSTE.

    • Prezada Roseane,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade. ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  86. BOA NOITE, GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO. SOLICITEI O CANCELAMENTO DO PLANO DE SAÚDE NA DATA DO VENCIMENTO 16/02/15. E NÃO PAGUEI A FATURA QUE VENCIA NAQUELA DATA. EIS QUE NO PLANO DE SAÚDE NÓS PAGAMOS PRIMEIRO E USAMOS DEPOIS, CORRETO? CORRIJAM ME SE ESTIVER ERRADA. DEPOIS DESTA SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO NÃO USEI MAIS O PLANO. AGORA FUI SURPREENDIDA COM UMA CARTA INFORMANDO A INSCRIÇÃO DO MEU NOME NO SERASA E SPC COM REFERENCIA AQUELA FATURA. ESTÁ CORRETO ESSA COBRANÇA. COMO DEVO FAZER PARA DEFENDER MEUS DIREITOS.
    ATT.
    PATRICIA G.

    • Primeiramente, gostaria de ratificar o que já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.Sendo assim o que escrevo aqui não é conselho jurídico e sim o sei baseado no meu conhecimento..
      Pelo que eu sei, é preciso avisar que não vai manter o contrato com antecedência, de pelo menos, um mês. Normalmente, esse aviso deve ser feito formalmente (carta, e-mail ou outros mecanismos). Sugiro que consulte no seu contrato a clausula de cancelamento. Sendo assim, entendo que a cobrança procede.
      Um abraço.
      Bianca Reis

  87. Bom dia , cancelei meu plano de saude a 5 dias , quanto tempo ainda tenho pra solicitar a portabilidade?

  88. Sou funcionário da Prefeitura Municipal de Poções e em 2013 (acredito eu) obtive um plano da unimed sudoeste. Usei durante um período, mas em 2014 solicitei o cancelamento do plano na própria prefeitura e para ter certeza do cancelamento foi solicitado da operada um email do cancelamento. Recebi um email dizendo o seguinte:
    Aline, Bom dia!!
    Respondendo a sua solicitação de email, nada consta em nosso sistema de débito do seu contrato com a Prefeitura de Poções, sendo que o vínculo irá rescindir em 31/03/2014.
    Atenciosamente
    Porém, agora em JUNHO de 2015 (mais de 1 ano depois) foi descontado do meu salário o valor de R$ 99,00 referente a unimed. Tentei ligar para a central de atendimento, mas ninguém atende.
    O que pode ser feito? E a prefeitura poderia ter pago o valor? Uma vez que eu não possuía mais o plano?

  89. boa tarde!. Em 17/01/2014 eu solicitei o desligamento do meu plano de saúde a partir de 01/02/2014.Entretanto, a administradora do plano está me cobrando a mensalidade referente ao mês 02/2014. Esta cobrança é devida?
    Aguardo orientação. Obrigado

    • Prezado Humberto,

      Sugiro que verifique o que a Cláusula do contrato diz em relação a rescisão. Normalmente, é preciso que avise com um mês de antecedência. Se for assim, a cobrança é devida. Caso sua dúvida permaneça, caso enfrente problemas, procure o Procon da cidade onde mora. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs

      Bianca Reis

  90. Bom dia! Gostaria de esclarecer uma dúvida, meu esposo tem o plano amil pela empresa, mas ele não consegue me colocar pois não sou casada mas tenho dois filhos com ele, eles pedem uma união estável que não pode ser aquela simples reconhecido firma com 3 testemunhas e sim aquela que paga 350,00 que é o mesmo valor se for casar no civil, isso é correto?
    Tenho mais uma dúvida, tenho um filho de outro casamento o que preciso para poder também incluir ele no convênio.
    Aguardo

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  91. ola gostaria de saber ,meu filho faz faculdade integral o pai nao paga a pensao mas da um convenio do bradesco saude agora ele vai fazer 22 anos em novembro 2015 e disseram que ele vai perder o convenio eles podem tirar ele do convenio ja nao paga a faculdade ele teve que fies para estudar pois nao tem condiçoes financiras socorro tire minha duvida

  92. Olá boa tarde……a minha esposa está a quatro dias de fazer uma cesariana…. Porém fui comunicado pela empresa que eu trabalho….que o convênio médico da empresa está suspenso por falta de pagamento e que está impossibilitado da cirurgia acontecer……a quem eu tenho que recorrer?

    • Prezado Alexsandro,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  93. Bom dia! A dois meses que é descontado em folha meu plano de saude mas o mesmo não está autorizado por falta de pagamento pela empresa, a algo que posso fazer, estou precisando usar o plano e não consigo!

    • Prezada Fernanda,

      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  94. Sou funcionário Publico da Prefeitura no interior de São Paulo, fiz adesão ao plano de saúde coletivo e na inclusão de dependentes minha filha não foi aceita, Ela tem 18 anos, não trabalha pois é universitária, na data da inclusão já era maior.

    • Prezado Cesar,

      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Atencisoamente,
      Bianca Reis

    • Prezada Maria,
      Sugiro que você reúna todos os documentos que demonstrem o que você me contou e procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento do Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  95. Bom dia!
    Meu esposo está trabalhando em uma empresa a quase um ano, o plano de saúde da empresa é Amil, nesse plano estou eu esposa e minha filha de 5 anos como dependente. Minha filha é portadora de Paralisia cerebral com dependência de atividade de vida diária; inclusive ela faz pelo plano tratamentos que foram extramente difíceis para serem liberados, e os profissionais que atendem ela estão com terapias em andamento. Por favor gostaria que me tirassem uma dúvida, pq nessa noite houve uma reuniã à qual informaram que o plano de saúde só valerá até o final do mês e será mudado por outro.Meu marido como funcionário poderá continuar com o plano particular mesmo com a empresa reincidindo o contrato? Pq na empresa passada que meu marido foi mandado embora SEM justa causa ele não pode continuar com o plano que tb era Amil. Aí ficamos seis meses sem plano tentando pagar particular, porém a Amil não aceitou alegando o dano pré existente.(lembrando que tenho provas documentais sobre isso).Por isso agora estou desesperada, pois minha filha não pode ficar sem plano de maneira alguma, pq ela necessita dos tratamentos e tenho medo fo plano não aceitar de novo ou aceitar por um vslor muito alto.Por favor aguardo respostas Me ajudem por favor!!!

  96. Boa tarde!

    Tenho um plano de saúde por Adesão e gostaria de cancelar, o boleto vence dia 25/08/15 e não tenho dinheiro para pagar. A empresa pode colocar o meu nome no SPC/Serasa?

    • Prezada Angela,

      Sugiro que, antes de cancelar, leia o que diz a cláusula de rescisão de contrato. Certamente você conseguirá esclarecer essas questões.
      Caso sua dúvida permaneça procure o Procon mais próximo de seu município para informá-la com mais propriedade. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.
      Abçs
      Bianca Reis

  97. Olá!

    Tenho um plano de saúde com cobertura hospitalar e obstetrícia e inclui minha filha dentro dos primeiros 30 dias. Agora o plano de saúde está me cobrando retroativo pelo primeiro mês de vida da minha filha. Isso está correto? Os primeiros 30 dias não estão inclusos na minha apólice?

    Muito obrigada!

    • Prezada Ludimila,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca

  98. Olá,
    Estou querendo adquirir um plano para a minha filha até 31/08/2015 e a vendedora me disse que eu tenho que pagar uma mensalidade no ato da contratação e o plano vai começar a valer no dia 15/09/2015 e nesse mesmo dia já será cobrado outra taxa. Isso esta correto? não seria uma taxa por mês?

    Obrigada.

    • Prezada Daiane,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  99. Ola minha carência para parto termina no dia 8 de setembro e terei o bebe dia 15 o plano vai cobrir o parto??

    • Prezada Rafaela,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  100. Vendedor de plano odontológico me vendeu um plano, só que pediu pra eu pagar a adesão mais uma parcela pra eu poder estar usando isso pode? E outra, ele prometeu uma coisa e não cumpriu , quais os meus direitos sobre isso;
    A e nem o contrato ele me deu pra estar lendo , isso pode ?

    • Prezado Sr.,

      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  101. Boa Tarde
    Tenho um plano de saude junto ao plano odontologico ha mais de 3 anos
    E agora nao tenho mais interesse no plano odontologico devido ao alto valor do plano ,
    liguei na empresa e segundo informações a mesma disse ser impossivel retirar o plano odontologico e que meu plano ficaria ainda mais caro se fizesse essa procedimento, pois teria de fazer um novo plano e com reajustes desse ano
    Como devo proceder ?
    Desde Ja agradeço

    • Prezado Danilo,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  102. Bom dia!

    Preciso de uma orientação. Trabalho na mesma empresa há cerca de 5 anos e quando entrei aderi ao plano de saúde. Me casei e quero cancelar, pois serei dependente do meu marido no plano de saúde dele que além de mais barato, é bem melhor. Entrei em contato com o setor de benefícios da empresa e me informaram que não posso realizar o cancelamento. Isso é verdade? Tenho que pagar por um serviço que não quero mais? Quais leis me amparam, neste caso?

    Aguardo e obrigada!

    • Prezada Maira.
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      abçs
      Bianca Reis

  103. Olá,eu pagava um plano de saúde, para minha sombrinha resolvi cancelar, o vencimento era dia 25/ de cada mês, paguei a ultima mensalidade 25/08/15 e cancelei dia 26/08/15, e agora chegou um boleto cobrando a mensalidade do mês 25/09/15. tenho que pagar essa mensalidade se eu cancelei e estava em dias com o plano.

    • Prezada Nubia,
      Sugiro que verifique no contrato a cláusula sobre cancelamento. Normalmente, é preciso avisar sobre o cancelamento um mês antes. Se houver essa cláusula, a cobrança está correta. Casso contrário, procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  104. Boa tarde! Tenho uma dúvida. Meus pais migraram de uma operadora para a outra, porém, a corretora não nos orientou em relação ao trâmite de cancelamento, recebemos boletos de cobrança e ela informou que em 60 dias seria cancelado automaticamente, o mesmo foi cancelado pela carta que recebemos, mas os débitos estão em aberto no escritório de cobrança que presta serviços para operadora e temos a informação na carta de que entrarão com processo judicial, trata-se de plano empresarial, como devemos proceder? Devemos pagar sem ter utilizado o convênio?

    • Prezada Deise,
      Sugiro que você reúna todos os documentos que demonstrem o que você me contou e procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  105. Boa tarde, tenho um plano de saude da unime Goiania, desde 1995, noqual nao havia obstetricia, hj fui la pra fazer a inclusao no meu plano, e me disseram q meu plano nao existe mais, e que por isso nao tem como incluir obstetricia nele, que eu devo cancelar esse plano e fazer outro plano . Isso esta correto?

    • Prezada Anne,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  106. Meu plano de saúde é UNIMED Paulistana,por conta da atual situação quero mudar de operadora.A unimed me informou que preciso pagar a prestação do próximo mês,mas não tenho condições de pagar a unimed e o novo plano.Em virtude das atuais condições de atendimento sou realmente obrigada a efetuar o pagamento?
    Obrigado

  107. Bom dia!
    Tenho plano de saúde da Unimed com co-participação e fiz uma consulta médica no oftalmologista, ele me encaminhou para fazer o exame Angiofluoresceinografia em outra clinica, pois na clinica dele não realizam esse exame. Minha dúvida é referente a cobrança que a unimed me passou. Na minha fatura veio cobrando o valor do exame mais o valor de uma consulta. Liguei na unimed reclamando e fui informada que a cobrança estava correta, pois ao fazer o exame a clinica tem um anestesista para atender caso seja necessário. Acho que a cobrança é injusta, pois paguei a consulta com o especialista e fui até a clinica apenas para realizar o exame. Vocês podem me informar se isso está correto?
    Obrigada

    • Prezada Gisele,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  108. Boa noite!
    A admissão do plano de Saude do meu filho foi em 01.03.15 , e ele pagou somente uma mensalidade , pois logo arrumou um emprego com plano de saúde, dando preferência para o da empresa. Foram chegando os boletos de cobrança de maio , junho e julho 2015 , mas ele não quitou , por já estar pagando o convênio da empresa do qual está trabalhando. Quando foi hoje , recebemos ligação escritório de advocacia cobrando esses boletos. Mas como ? Meu filho nem chegou a usar esse plano ! Como devo agir? O CONTRATO NÃO É AUTOMATICAMENTE DESFEITO QUANDO DEIXAMOS DE PAGAR OS BOLETOS? Então por que estão cobrando? Grata

    • Prezada Soninha,
      Não. É preciso rescindir o Contrato. Sugiro que veja no contrato que assinou as cláusulas de rescisão.
      Abçs
      Bianca Reis

  109. Boa noite!
    Fiz um plano AMIL, no mês passado, porém não chegou a carteirinha, nem nada do tipo.
    Hoje, a corretora me ligou dizendo que esta demorando porque eu não paguei a taxa, porém ela não havia me informado isso. Uma taxa de 400,00 sendo que nem usei o plano e nem recebi a carteirinha nem nada. Segundo a corretora ela deu um cheque dela e eu preciso cobri-lo. Isso pode? O que devo fazer?
    OBRIGADA!

    • Prezada Aline,
      Sugerimos que procure o Procon mais próximo de seu município, levando todos os documentos que tem sobre a contratação do serviço para que possa ser corretamente orientada. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  110. Eu queria saber se eu consigo fazer plano de saúde da Unimed em Sergipe com nome sujo?

    • Prezada Eline,
      Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito. Desculpe-me por não poder ajudar.
      Abçs

  111. Fui demitido no ultimo dia 6 agora, minha esposa tá gravida e vinha fazendo o pré-natal pelo o plano, a criança nasce mês que vem, só que assim que eu assinei a rescisão 24 h depois o plano foi cancelado, eu liguei para a empresa e eles informaram que eu só tinha direito de fica um tempo se desconta-se alguma quantia no meu cotra-cheque, mais como não descontava nada, depois de 24 h o plano era cancelado, verdade eu não tem direito mesmo, pelo menos até o parto que vai ser na segunda semana de Novembro?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade. Caso não seja suficiente para resolver seu problema, procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  112. Sou da Unimed Paulistana pela Qualicorp e recebi um kit com opções de planos para a Unimed Fesp- tipo adesão-hospitalar + obstetrícia. Só que eu não preciso de obstetrícia, pois tenho 52 anos. Posso pedir para tirar obstetrícia? Pois me disseram que sem obstetrícia fica até mais barato.

  113. Aderir um plano de saúde empresarial da minha empresa e agora não consigo cancelar.
    Quais os procedimentos que tenho que tomar?

    • Prezado Rafhael,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  114. Meu pai é funcionário de uma empresa, onde adquiriu o convênio que a empresa oferecia, porém ao completar 21 anos eu (filha) perdi meu plano, meu pai conseguiu agregar por fora, e assim foi pagando, só que eu completei 24 anos em Maio e agora em Outubro eles simplemente irao cancelar o convenio, sem motivo algum, o que fazer para não cancelarem? OBS: Estou precisando pois estou gravida!

    • Prezada Karen,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  115. Comprei um plano de saúde para minha mãe. O corretor disse que não havia como eliminar a carência.
    Ao assinar o contrato questionei quanto a taxa de agravo que constava no contrato. O mesmo me informou que quando for necessário eu posso utilizar desta cláusula pagando a taxa de agravo.
    Pergunto: tenho mesmo a opção de alterar o contrato durante a vigência? Não podendo como posso resolver esta questão visto que o contrato esta vigente?

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico para que possa esclarecer todas a suas dúvidas. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  116. Paguei uma consulta,paguei o retorno é esse foi cancelado duas vezes sendo que na última vez não foi marcado data Pq alegaram que o médico estava com problemas pessoais,quando liguei pra saber seno médico estava atendendo a atendente me disse que ele não trabalhava mais lá e que eu teria que marcada com outro médico e pagar pela consulta,gostaria de saber se esse procedimento é certo Pq vou fazer um retorno e terei que pagar uma consulta???

    • Prezada Cristiane,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  117. Minha esposa possui um plano de saude individual e gostaria de incluir como dependente, mas ao consultarmos os valores ficamos surpresos. A operadora cobra um valor maior que o valor original do plano, ou seja um acréscimo de mais de 100%. Isso é legal? Ela tem 37 anos e eu 40.

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  118. Bom dia !

    Meu marido foi desligado da empresa em comum acordo. Porém, o plano de saúde não foi cancelado e ele nem sabia que estava correndo juros e multas. Enfim, ontem nos ligaram, falando sobre uma dívida de R$1.800,00 referente ao plano de saúde, que não foi cancelado pelo dono da empresa ao desligar o funcionário.
    Como proceder ?

  119. Boa tarde!
    tenho um plano de saúde através de minha empresa de cerca de 20 anos. Através da folha de pagamento, a empresa descontava os valores referente a metade de meu plano e o valor integral de meus agregados: marido e dois filhos. Tínhamos cobertura de exames e consulta na clinica do convenio sem nenhum custo adicional. Bem, agora a minha empresa passou um comunicado que o plano vai ser alterado. Além da mensalidade, teremos que pagar uma taxa de R$ 30,00 reais em consulta eletiva (antes não cobrada); e R$ 50,00 em consulta de urgência (antes não cobrada) e todos exames também serão cobrados. Isso é legal? A quem posso recorrer?

    • Prezada Vilma,
      Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  120. Bom Dia! Tenho plano Ben Saúde a 11 meses e preciso fazer a cirurgia bariatrica, nao por estetica, mas por problemas de pressao, e o plano nao libera. Será que consigo com o pedido do medico? Ou tenho que ir na justiça?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade. Caso não consiga resolver, procure o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município para ajudá-la nessa negociação.
      Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

      s

  121. Boa tarde, espero q me tirem essa duvida por gentileza, fui demitido e a empresa me garantiu q iria pagar meu convenio durante 2 meses, no entanto eu nao sabia q eu iria ter q continuar pagando apos esse 2 meses, pensei q iria ser cancelado o convenio, porem depois de 2 meses chegou novos cartoes da unimed e na semana posterior chegou um boleto para eu pagar, em fim, eu nao tenho condiçoes de pagar esse valor pois estou desempregado, e ja possuo um convenio da unimed aderido pela minha esposa atraves dos seus direito na empresa onde ela trabalha, em fim, eu nao vou pagar 233 reias sem ter usado o plano e muito menos por nao ter interesse em te lo, ate porq como eu falei ja tenho um convenio atraves de minha esposa, como procedo? sou obrigado a pagar esse valor? se eu nao pagar ele podem lançar meu nome no SPC/ Serasa?grato!

  122. Boa Tarde! por favor gostaria de uma orientação tenho um plano de saúde feito pela empresa que trabalho-CNPJ- mas o valor não é um beneficio pago pela empresa, desconta-se o valor do plano mensalmente na folha de pagamento de cada beneficiado que é o meu caso, posso solicitar o cancelamento do plano sem se sido desligado da empresa afinal sou funcionária publica? obrigada

  123. Boa tarde, gostaria de tirar algumas dúvidas. Há uns dois anos aderi a um plano de saúde da Qualicorp, acontece que apenas um mês que tinha aderido ao plano fui informada que o valor que eu tinha contratado iria sofrer um reajuste, então decidi cancelar e a atendente me informou que para efetuar o cancelamento bastaria tão somente que parasse de pagar e foi o que fiz. Nem sequer cheguei a usar o plano de saúde, nem mesmo cheguei a receber a carteirinha do plano e agora em novembro de 2015, sou surpreendida com a negativação do meu nome no valor de R$ 800,00 que seriam referentes a dois meses de uso do plano da Qualicorp, acontece que não cheguei a usar o plano. Desta forma, gostaria de saber qual medida tomar? A Qualicorp pode me cobrar por um serviço que não utilizei e que pedi o devido cancelamento?

    • Prezada,
      Se você cancelou o serviço de acordo com os procedimentos descritos no contrato, a cobrança é indevida.Sugiro que você reúna todos os documentos que demonstrem o que você me contou e procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  124. Boa noite!
    Fiz um plano AMIL Blue Empresarial em julho e logo iniciei o tratamento de obecidade para cirurgia de bariatrica estou fazendo todos exames que medico solicitou…….. O cirugião falou que a cirugia estava prevista para março ….. Será que terei alguma carencia ???? Estou com medo de não conseguir , pois são varios exames e palestras…..

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca

  125. meu plano foi cancelado prq o site da amil estava errada e pulou um mes dos meus boletos atrasados que atualizava pelo site, e agr diz que não tenho direito a reativar.
    tenho convenio desde 97 e eles ja me bloquearam a fazer varios exames mais revertia sempre, ano passado cancelaram prq liguei solicitando o boleto atrasado p pgr e me enviaram o daquele mes e paguei 2x e tive q ligar muitas vz p resolver ate q ativaram.
    mais agr ja fui ate n procon e nao querem ativar d novo, paguei 4 meses seguintes e so agr q soube q estava cancelado.
    o que faço???

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  126. Sou advogada, tinha o plano da UNIMED e após seu fechamento fui tentar fazer a portabilidade para outro plano. Na propria OAB/SP fui encaminhada para o operadora Qualicorp que tem inclusive um posto dentro do referido Órgao de Classe. Após contato fui informada que para realizar a portabilidade deveria pagar TAXA DE ADESAO no valor de uma mensalidade numa conduta absolutamente abusiva haja vista que não tive nenhum serviço prestado e nem duvidas tiradas a respeito do novo plano pretendido, que no caso é AMIL, entrei em contato com a Ouvidoria da OAB evidenciando que estão avalizando uma conduta ilegal e que estou sendo extorquida dentro da minha própria ¨casa¨. Não houve resposta, escrevi para Qualicorp e para o Reclame aqui que garantiu que não podem fechar o plano sem a tal taxa que eles chamam de ¨taxa do angariador¨. Ou seja, não consigo fechar o plano se não pagar tal taxa o que caracteriza nitidamente uma venda casada. Estou divulgando para que propensos clientes tenham ciencia do abuso

  127. Bom dia , gostaria de tirar algumas dúvidas. Há uns 7 meses eu aderi a um plano particular de saúde da Santa Casa, Pois fui mandado embora do servico, não tenho condições financeira para continuar com o convenio, fui até Adm da Santa Casa fazer o cancelamento, pois a mesma disse que eu teria que pagar uma multa para que eu possa fazer realmente o cancelamento, expliquei meu caso , falei que ja não tinha mais o meu seguro e mesmo assim eles não cancelou , o que posso fazer ,? ou nao tem o que eu fazer?
    Aguardo
    Obrigado

  128. eu gostaria de saber que paciente em home care ele tem direito de ambulância pra consultas médicas

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  129. Boa Noite, Sou conveniado da Unimed-bh já um bom tempo. A empresa em que trabalho está me condicionando a assinar uma mundança de plano da própria Unimed com o preço bem mais caro, com o argumento de que o modelo do meu plano nao existe mais. Meu plano atual pago somente a mensalidade com direito a quantas consultas precisar. Na mudança, ou faço o mesmo plano por um preço muito mais caro ou pago por cada consulta alem da mensalidade. Sou realmente obrigado a assinar essa mudança de plano?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade. Caso não seja suficiente resolver sua questão, procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp.
      Abçs

  130. Boa tarde! Estou me desligando da empresa, sou titular do plano amil desde 2008, gostaria de saber se posso solicitar continuidade apenas para o meu filho que tem um ano e meio, pois não terei condições de custear o meu plano e o dele, porém ele esta no meio de uma tratamento de cardiopatia complexa, seria possível eu continuar pagando o convênio somente pra ele? Jà que uma nova contratação ele entraria sempre com muitas carências devido “doenças pré existentes”?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  131. Prezados bom dia.

    fui demitido a empresa este mês de dezembro e o plano de saúde quer cancelar o contrato junto a empresa onde trabalhava, pois o mesmo vence agora neste mês

    Minha filha ficou doente e foi hospitalizada e contraiu uma bacteria na UTI e está totalmente debilitada, já fazem 12 meses que ela passa por tratamento e agora o plano não quer mais atender.

    O que devo fazer para continuar o atendimento para ela??

  132. Bom dia tenho um plano de saúde a mais de 4 anos e agora fui fazer o cancelamento e fui informado que tenho que ficar mais dois meses de aviso prévio.
    Eles pode fazer isso ?

  133. Prezado(a), Boa Noite.

    Gostaria de saber:
    Abrir um CNPJ,e com isso adquirir um plano de saúde,pergunto caso eu cancele meu CNPJ eu perco meu plano?

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

  134. O valor da mensalidade do dentista pode ser alterado? Mesmo que não haja informações no contrato sobre futuras alterações de valores ?

  135. olá, Boa tarde! Gostaria de saber se existe um limite quanto a quantidade de ecografias solicitadas durante uma gestação, pois meu plano por 02 vezes não autorizou ecografias alegando que só poderia autorizar uma por gestação dos tipos especificos solicitados e alegando que talvez o medico estaria indicando exames desnecessarios.

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  136. Minha empresa tem contrato com Seguro Bradesco e tem data base de vencimento em 31/12 com reajuste nesta data. O reajuste foi informado no dia 09/12/2015 e infelizmente não tenho condições de continuar pagando. Tentei fazer contato com minha gerente de relacionamento, mas não consegui.
    Há uma cláusula de aviso prévio de 60 dias e eles querem me cobrar até março. Como está na data de vencimento do contrato, é correto que eles exijam os 60 dias de aviso prévio? Obrigado.

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs

  137. A minha empresa tem cinco vidas, desde de 2007 fizemos o plano de saúde da operadora Amil, em final de agosto de 2015 resolvemos mudar de operadora, escolhemos a Bradesco e o contrato passou a vigorar dia 15/09/2015, a corretora informou que foi comprada a carência, só que aconteceu que no dia 24/09/2015 a segurada descobriu que estava grávida, e entrei em contato com a Bradesco e a mesma informou que a carência para parto terminava em 10/07/2016, so que o bebê da segurada vai nascer até dia 10/06/2016, por a empresa está vindo de um plano com mais de oito anos ela não conseguiria ter a carência antecipada? Pois se soubéssemos da gravidez não teríamos mudado de plano, o que devo fazer?
    Voltar para o topo

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs

  138. Olá, fiz meu plano empresarial, e no outro dia acabei me arrependendo pois vi que não compensava pra mim. Então posso cancelar meu plano de saúd? Vou receber meu dinheiro de volta?

    • Michele,
      Sugiro que veja o contrato que assinou quais são as regras de cancelamento e tente negociar com a empresa o cancelamento sem multa.Caso enfrente problemas, Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp para ajudá-lo a solucionar esse conflito.
      Um abraço.
      Bianca Reis.

  139. Olá. Bom, nao tenho plano de saúde, mas gostaria de fazer um a carência do plano é de 300 dia posso pagar os 10 meses de uma única vez e fazer meu parto pelo plano ? Estou com 30 semanas de gestação.

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  140. Ola, não paguei mais o plano do meu filho desde julho/2015 agora eles nao deveriam ter cancelado?
    Apos esse periodo?

    • Prezada Mayara,
      Trata-se de um contrato de prestação de serviço. Assim, para interrompe-lo é preciso pedir o cancelamento, observando as regras descritas no contrato. O não pagamento, não cancela o serviço e gera um débito com a prestadora.
      Abçs

  141. Empresa cancelou o beneficio de plano de saúde, existe prazo de carência, já que estou fazendo tratamento e acompanhamento médico periódico?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  142. Olá! Tinha o plano de saúde Amil blue 200 a 3 anos. No final do ano me enviaram uma carta de cancelamento do plano em Minas Gerais, sendo que eu NUNCA atrasei. Eles podem fazer isso? Agora tive que fazer outro plano e vou ter que cumprir novamente carência… Obrigada!

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs
      Bianca Reis

  143. Estou grávida, e a empresa onde meu marido trabalha vai cancelar o convênio médico, o que fazer para continuar com o convênio médico??

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  144. ola não tenho mais condições de pagar meu plano, porem ja se passaram 3 meses e eles dizem que quanto mais tempo eu demorar para cancelar mais mensalidades pagarei, gostaria de saber sobre isso visto ja se passaram mais de 60 dias sem pagamento e eles ja me notificaram antes do 50º dia ,pedi a copia do contrato por telefone e eles não enviam, como posso resolver esta situação.

    • Prezada,
      Sugiro que formalize a rescisão do contrato o quanto antes e procure apoio jurídico para negociar esse débito. Você pode procurar o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs

  145. Olá, tenho um plano odontológico, onde me foi informado e confirmado que possuo cobertura para aparelho ortodôntico estético, no entanto, já entrei em contato com diversos profissionais (mais de 10) e todos foram unânimes dizendo que não colocam este aparelho pelo convênio. Ao ligar na operadora, me disseram que se o convênio cobre, o dentista não pode negar, porém ainda não recebi respostas positivas. Os profissionais tem este direito de declinar? Como devo proceder?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  146. Boa tarde. Precisei usar outro hospital em Birigui, pois o meu plano é o,São Cristóvão não tinha cobertura para lá. Tive que pagar R$ 700,00 num particular. O hospital deve me restituir este valor?
    Sendo que já fui no meu plano é eles falaram que não. O que devo fazer?
    Grata. Elena.

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  147. Hoje pedi o cancelamento do meu plano empresarial da Golden Cross e eles disseram que preciso enviar uma carta dizendo estar CIENTE de um aviso prévio de 60 dias. Isso está correto? Ainda vou ter que pagar durante dois meses?
    Obrigada.

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  148. Oi, bom gostaria de esclarecer uma dúvida, estou grávida e minha bebe nasce um mês antes da carência terminar, porém, minha bebê é cardiopata e vou TER q fazer cesária, tem algo q eu possa fazer para o plano cobrir ? pq eles me disseram q só é urgencia se minha bebe nascer prematura, mais e se eu passar mal e ja estiver de 9 meses ?? no meu caso acho q tudo será urgencia, a partir do momento q nao posso nem ter alteração de pressao !!
    obrigada

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  149. Olá, Bianca, boa tarde, solicitei o cancelamento do meu plano de saúde empresarial PME à Empresa AMIL dia 04/02/2016 porque não tenho condições de pagar, recebi hoje um e-mail dizendo que o mesmo será cancelado a partir de 16/03/2016 porque o fechamento da fatura foi em 02/02/2016, tenho um boleto a vencer em 17/02/2016 e que segundo a nota fiscal dos serviços prestados refere-se ao período de 17/02/2016 á 16/03/2016, o último boleto foi pago em 17/01/2016 e levei meus filhos ao médico dia 27/01/2016, portanto não utilizarei o plano desde já. Gostaria de saber se não pagar este boleto, eles podem levar meu nome à protesto? Agradeço.

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  150. Bom dia, realizei um contrato de prestação de serviços odontológicos para a Minha filha usurfruir. O valor era debitado mensalmente na minha conta de luz tornando minha vida mais fácil pois não precisava me preocupar com atraso de boletos ou faturas, a fornecedora de energia parou de cobrar o valor do plano em minha fatura. Há um pouco mais de um mês estou recebendo ligações de cobrança na qual insistem em dizer que o meu débito continuará aumentando, pois eles não tem culpa se a fornecedora não me contou os meses em atraso. Agora me pergunto, se a Odonto System em parceria com a Coelce oferece um plano odontológico que traz a facilidade de pagamento na conta de energia não é responsável por verificar a cobrança de seus clientes, então quem será? Por que eu fiz o contrato para pagar através da conta de energia, aí a moça da cobrança me liga e diz que se eu quisesse ter pago teria feito isso de outro meio, mas na hora que realizei o fechamento do contarto do plano não fui informada sobre esses outros meios. Como posso resolver isso?

  151. Bom dia Bianca!
    Eu tinha uma consulta para urologia marcada para hoje.
    Me ligaram para informar que a consulta tinha sido cancelada pois o médico não poderia comparecer hoje. Mas também me disseram que eu não poderia reagendar a consulta, pois termina hoje o convenio com o hospital, aí agora eu teria que pagar caso quisesse reagendar. Eles podem fazer isso?!

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs

  152. Boa tarde. gostaria de saber como e o procedimento correto em caso de um idoso internado tendo a presença da familia 24 horas, faz um exame e o plano cão cobre, eles podem fazer o exame e cobrar da familia sem avisar com antecedência? Nem avisar que exame é esse?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.
      Abçs

  153. Bom dia.
    Fiz uma cirurgia estética nas mamas na qual colocaria as próteses e faria a retirada de pele, mas durante o procedimento passei mal Q fui parar no CTI. A minha dúvida é: tenho Q finalizar a cirurgia ( eles colocaram as próteses , mas não retiraram a pele) tenho Q pagar a cirurgia toda novamente. Sei Q não houve erro da parte deles, pois priorizaram a minha vida, mas eu tbm não tive culpa, pois fiz todos os exames como foi solicitado.

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

  154. oi bom dia sou funcionaria de um hospital e tem tenho um plano de saude empresarial, mas ele vem escrito no cartao sem obstetricia, mas tem maternidade, gostaria de sabe se eu sendo funcionaria da area de saude, posso ganhar meu bebe no hospital, sem custo algum?

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

  155. Ola ! sou Zivaldo de S Jose Campos .Minha duvida e se meu convenio medico estiver na relação do hospital como conveniado eles tem que me atender sim ou não ? pois tenho um convenio na rede que iria levar minha filha este consta como conveniado mas falam que la não atende este convenio que faco ?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  156. Oi, bom dia, gostaria de tirar uma dúvida fiquei mais de 60 dias sem pagar meu plano já querendo que o plano fosse mesmo cancelado, pois por telefone não consegui que cancelassem, nesse período Não utilizei nenhum serviço do plano, nem mesmo fui avisado 10 dias antes de fechar os 60 de inadimplência. Meses depois começaram a me cobrar dois meses de mensalidade e, inclusive, colocaram meu nome no SPC, mesmo eu explicando que queria mesmo que o plano fosse cancelado, isso está correto? Obrigado pela orientação.

    • Para ter um plano de saúde você assina um contrato de prestação de serviços que tem regras claras para cancelamento. O fato de não usar o serviço não o exime da obrigação do pagamento. Para o cancelamento, o rompimento da prestação do serviço é preciso cancelar, formalmente, tal como as regras acordadas.
      Dessa forma, sugiro que procure apoio jurídico para apoiá-lo nessa negociação. Você pode procurar o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs

  157. Olá. Eu trabalhava em uma empresa e tinha um plano de saúde empresarial. Fui demitida em dezembro e fiz uma cirurgia em janeiro de 2016, ocorre que meu plano terminava em 29/02/2016 e nesse mesmo dia tive complicações e hoje dia 01/03/2016 meu médico me informou que tera que refazer a cirurgia com urgência. Caso contrario poderei morrer.
    Por favor me ajudem o que eu faço?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade e/ou que procure apoio jurídico para receber orientação adequada.

  158. Gostaria de uma orientação.Eu pago um plano de saúde empresarial há 20 anos.Fui comunicado que a empresa da qual faço parte desfez a sociedade e tomei conhecimento que teria de fazer um plano individual pois os funcionários foram uns pra um lado e outros para outro.Tendo a idade superior a 60 anos , isto é estou com 68 gostaria de lhes fazer algumas perguntas para o meu esclarecimento. A minha última parcela foi agora dia 02/03/16.Perguntas: – Até quando terei atendimento? – Se eu passar para outra empresa o plano que eu escolher terá carência?Ou poderão aproveitar e fazer a portabilidade facilmente?? Atenciosamente Lenise

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  159. Prezados, boa tarde.
    Eu trabalho em uma empresa e tenho plano de saúde, tendo minha filha como beneficiária.
    Desde agosto de 2014, ela passou à condição de maior de idade e, não lembro quanto tempo depois disso, a empresa a descredenciou.
    Ocorre que, sem que eu soubesse, minha filha era portadora de transtorno bipolar, hoje diagnosticado em face de uma forte crise que levou-a a ser e ainda a estar internada.
    Existe algum mecanismo que eu possa acionar para que ela volte a ter acesso à sua condição de beneficiária, inclusive porque, não tendo sido voluntária a internação, eu passei a ser sua responsável legal?

    Obrigada.

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  160. Boa tarde
    Tenho plano de saúde há 9 anos, e por não me atentar não paguei a mensalidade de dezembro de 2015 e paguei janeiro fevereiro. E foi então solicitando a operadora o boleto atualizado que descobri que meu contrato estava cancelado. Mandaram um comunicado o qual a minha mãe assinou. Pedi a ativação plano mas eles se negam a reativar. Como devo proceder?

  161. Sou casado no civil, no período de gestação inclui minha esposa como minha dependente, quero fazer a exclusão dela pra pagar um plano pro meu filho e eles se eecusam fazer. Só se eu me separa ou sair da empresa.

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs

  162. Bom dia!
    Na empresa em que trabalho não era cobrada taxa de convênio médico e agora informaram que a partir de maio/2016 cobrariam somente daqueles que tinham dependentes. Alguns funcionários fizeram reclamações e, então, atualizaram a informação dizendo que cobrariam de todos os funcionários. Isso é normal?

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

  163. Tenho um plano de saúde da Unimed bem antigo, no qual o meu ex-marido era meu dependente no plano, divorciamos e não o retirei do plano pois o nosso plano sempre foi bem favorável porque é um plano bem antigo e adaptado. Atualmente preciso separar este plano para ele pagar a parte dele e eu pagar a minha sem nenhuma alteração, simplesmente para cada um receber seu boleto e continuar pagando sem ter prejuízo de alterações de valor. Só que a unimed não altera o meu valor, mas o dele será alterado. Me disseram que ele terá que fazer um plano novo prá ele. Achei um absurdo pois um plano novo para ele na idade de 65 anos, não terá condições de pagar e o valor ficar 03 vezes maior. Gostaria de saber quais os direitos dele para que continue pagando o mesmo valor que vinha na minha fatura e recebendo um boleto separado.

    Obrigada

    Sônia Sales

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  164. Boa tarde, fiz um plano dentário mas fiquei 2 meses sem utiliza-lo pois a dentista credenciada nao trabalha mais com o plano, já mudei 3 vezes de dentista e com essas coisas estou super atrasada com manutencoes, nao paguei mais o plano tem 3 meses e eles querem me cobrar por serviços nao prestados. isso esta correto???

    • Monique,
      Sugiro que verifique o contrato que assinou na hora de contratar o serviço. Normalmente, a cobrança é feita por meio de uma mensalidade que é cobrada independente de usar o serviço no período ou não. Se enfrentar dificuldade, procure apoio jurídico para receber orientação adequada. Você pode procurar o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs

  165. Cancelei o contrato de plano da Amil. Chegou um boleto que vai vencer. Pelo que entendo, você paga para poder usar, portanto entendo que este boleto à vencer não preciso pagar, já que não irei mais usar.
    Estou correto ? Ou tenho que pagar este boleto ? Muito Obrigado!

    • Depende do contrato. Sugiro que verifique a clásula de canceamento do serviço para saber se essa cobrança procede. Caso sua dúvida permaneça,reúna todos os documentos e procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  166. Boa tarde,
    Tenho plano Amil (coletivo por adesão) liguei no dia 25/04/2016 para fazer o cancelamento do meu plano e a administradora do plano Qualicorp, me informou que tenho que pagar o boleto que vence no do dia 10/05. para que meu plano seja cancelado.
    Sou obrigado a pagar esse boleto mesmo sem ter interesse em manter o plano?

    • Existem algumas variantes que podem gerar custos, mas isso varia de acordo com contrato. Sugiro que consulte a cláusula de rescisão do contrato e caso entenda que está sendo lesada, reúna todos os documentos e procure apoio jurídico.

      Você pode procurar o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  167. Oie gostaria de saber se um plano de saúde pode cobrar para mudar a data de pagamento.

    Fui mudar a data do dia 5 para o dia 10, disseram que o valor iria aumentar 19 reais os cincos dias, ou seja uns 90 e pouco de aumento na mensalidade, apenas no més da troca de data. Isso é legal?

    obrigada.

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

  168. Trabalho em uma empresa e pago o plano de saúde para eu, minha esposa e mais 2 filhas, totalizando 4 pessoas, por motivos de valores eu optei de mudar para um plano particular que sairia mais barato para mim, informei a moça do RH da minha empresa quais os dias que eu poderia cancelar para não descontar da minha folha de pagamento do próximo mês, e ela me disse que eu tinha que preencher uma ficha e entregar para ela do dia 01 ao dia 15 para não ser descontado no 5° dia útil do próximo mês, e assim fiz, só que quando chegou o 5° dia útil do mês seguinte descontaram, mais eu precisa pagar o novo plano também, e agora eles não querem me ressarci, falaram que é normal descontar mais um mês, quero saber se isso pode acontecer, porque fiz do jeito que ela me falou e mesmo assim descontaram?

  169. Boa noite, meu convênio era empresarial, fui informada pela empresa que do dia 01/04 até dia 15/04 era a data pra cancelar e não haver o desconto em folha de pagamento no mês de maio, então assim fiz. Pedi o cancelamento no dia 15/04, porém houve o desconto em folha neste mês de maio, e a empresa disse que eu tenho um arcar com esse débito. Porém antes de cancelar eu me informei pois fiz um novo convênio e pra não ter que pagar 2 mensalidades no mesmo mês . Isso procede ?? Eu tenho que ficar com o prejuízo sendo que solicitei dentro do prazo informado ?

  170. Minha namorada tem um plano particular Odonto system, ela está em atraso de um mês, mas um dente que foi feio canal está doendo, mesmo em atraso ela tem o direito de manutenção desse dente?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  171. Boa tarde.

    No caso, após completados 24 anos (dependente universitário) como ficaria a sua situação? Seria, de imediato retirado?

    • A Agência Nacional de Saúde Suplementar possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  172. Boa noite
    Gostaria de saber se um plano de saúde feito por telefone há três meses posso desistir dele?

    • Se a contratação foi feita fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, através de internet ou por outro meio similar) o consumidor tem o prazo de reflexão de sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato, para desistência, de acordo com o artigo 49 do CDC. A contagem não é interrompida nos finais de semana ou feriados. Quando não há expediente do fornecedor no dia final do prazo de reflexão, o direito do consumidor se prorrogará para o 1º dia útil subsequente. Depois desse prezo, para rescindir o contrato vale as regras descristas na cláusula do contrato que fala sobre rescisão.
      Abçs
      Bianca Reis

      • Tenho o plano Amil 300 hoje esse plano não é mais vendido e os médicos q atendiam até e laboratórios não atendem mais o que devo fazer quando contratei antes vi todos os médicos e hospitais que atendiam pra poder escolher e hoje apenas poucos da lista continuam a atender
        O que devo fazer ?
        Por favor me ajude

      • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  173. Olá. Tenho plano de saúde á quatro meses (quase cinco), e estou precisando fazer dois exames com urgencia, porém o plano me informou que só posso fazer esses exames pelo plano depois de seis meses. O que devo fazer porque preciso com urgência?

    • Sugiro que entre em contato a Agência Nacional de Saúde Suplementar, reguladora dos planos de saúde de todo Brasil. Cabe destacar que a Agência possui um canal atendimento ao consumidor e poderá esclarecer sua dúvida com mais propriedade.

  174. Boa tarde
    Pago meu plano odontologico todo dia 06, este mês de julho notifiquei que não iria mas usar e pedi o cancelamento, só que a empresa disse que mesmo assim tenho que pagar desde mês, pois tenho que notificar com 30 dias de antecedência, isto é correto?
    Obrigada

    • Essa é uma prática comum em contratos desse tipo, mas pode variar de acordo com o contrato. Sugiro que consulte a cláusula de rescisão do contrato e, caso entenda que está sendo lesada, reúna todos os documentos e procure apoio jurídico.

      Você pode procurar o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s