Cartilha “Pegadinhas de Consumo”


O Procon de Campinas e a Proteste – entidades não-governamentais de direitos do consumidor – lançaram a cartilha “Pegadinhas de Consumo”, que pode ser retirada gratuitamente pela população, nas três unidades fixas do Procon (Centro, Campinas Shopping e Horto Shopping Ouro Verde) e nas duas unidades móveis. Quem preferir, pode acessar a versão em PDF pela internet.

O conteúdo da cartilha traz uma série de orientações sobre a legislação, direitos básicos do consumidor, além de informações sobre como proceder nas mais diversas relações de consumo com: bancos, operadoras de cartão de crédito, lojas, supermercados, imobiliárias, bares e restaurantes…

O objetivo é ajudar os consumidores a identificar possíveis armadilhas, criadas pelo comércio,  e orientá-los sobre como  se defender delas. Dessa forma,  pode-se evitar compras desnecessárias e práticas abusivas por parte dos fornecedores.

 A diretora do Procon Campinas, Lúcia Helena Magalhães, explica que a cartilha é um instrumento que fortalece a cidadania da população. “Com o aumento, nos últimos anos, da faixa da população consumidora, é importante orientá-la sobre como agir na compra de produtos e na aquisição de serviços mais comuns disponíveis no mercado para que possa praticar um consumismo saudável sem ser enganada”, defende a diretora.

 Esta é a primeira cartilha de uma série sobre direitos do consumidor,  resultado da parceria estabelecida entre o órgão de defesa do consumidor de Campinas e a ONG.

  Acesse aqui e consulte a Cartilha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s