Vai construir ou reformar? Confira nossas dicas para a compra de material para construção


Imagem: SXC

Construir ou reformar a casa requer tempo, paciência e gera muitos gastos (além de muita sujeira). O consumidor deve ter muita atenção antes de comprar o material de construção e de contratar profissionais para realizar o serviço. Confira as nossas dicas:

Financiamento


A recomendação inicial é pesquisar. Alguns bancos possuem linhas de crédito específicas para material de construção, além disso, existe a opção dos microcréditos oferecidos nas lojas . Estude bem alternativas antes de assinar um contrato.
Independentemente da escolha, é sempre bom lembrar que a oferta de crédito deve assegurar informações claras sobre o valor à vista, total a prazo, número de parcelas, taxa de juros aplicada, encargos e o Custo Efetivo Total (CET) da operação.O consumidor também deve ter em mente que a concessão do crédito não pode estar atrelada a contratação de qualquer outro produto e/ou serviço. Tal condicionamento é considerado prática abusiva.Mão – de – obra
Antes de contratar um profissional ou uma empresa para realizar a obra em sua casa, busque referências de pessoas conhecidas que já utilizaram o serviço. Solicite um orçamento prévio, onde devem constar: o custo do serviço; a quantidade e quais materiais serão utilizados; além do prazo para início e término da obra. Lembrando que qualquer alteração no que foi previamente acertado, deve ser negociado entre as partes.
Antes de comprar o material, consulte um profissional para orientá-lo. Realize uma pesquisa de preços junto às lojas ou por meio de cadernos especializados de jornais e revistas, além de sites na internet.
Imagem: SXC

Areia e cimento

Verifique o prazo de validade na embalagem do cimento, evitando adquiri-lo com muita antecedência. É comum esse material empedrar ao ficar muito tempo guardado, além de estar sujeito ao comprometimento de sua qualidade, em função de condições desfavoráveis de armazenamento.
A areia pode ser grossa, fina ou misturada e deve ser adquirida de acordo com a necessidade da obra. Há possibilidade de ser vendida em grandes quantidades, por metro cúbico, ou em pequenas embalagens plásticas.Evite comprar areia quando ela estiver úmida, pois isso pode alterar a sua quantidade. Verifique também se não há terra ou pó de serragem misturados à areia, o que poderá provocar problemas na obra.
Material hidráulico
Consulte um encanador para saber quais são os produtos mais adequados para sua casa. Certifique-se de que as conexões adquiridas sejam adequadas às tubulações, para evitar problemas. Atenção para as metragens: algumas lojas fornecem o preço do metro, mas somente comercializam barras inteiras, com 3 ou 5 metros.
Lajes
Verifique se as vigas têm a identificação e as marcas do fabricante para facilitar a montagem. Solicite o manual de instruções e observe se as medidas são adequadas para o tipo de construção.
Pisos e azulejos 
Imagem: SXC

Verifique com cuidado a metragem da área onde serão aplicados esses produtos.  Por precaução, compre sempre um pouco a mais, que servirá de reserva em caso de quebra de algumas peças (sempre há quebras, além dos recortes para o roda pé).

Oriente o responsável pela colocação do piso a observar falhas ou defeitos no produto que possam comprometer a estética do ambiente. Nessa hipótese, não coloque o piso ou azulejo. Entre em contato com o fornecedor e exija a troca.
Lembre-se, ainda, de considerar a necessidade de serem ou não antiderrapante.
.
Fonte: Procon SP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s