Fundação Procon-SP orienta consumidores sobre compra de ingressos para a Copa do Mundo de 2014


Na última semana, começaram a ser disponibilizados no site da FIFA, por solicitação e sorteio, os ingressos para a copa do mundo de 2014, e para evitar eventuais transtornos, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, orienta os consumidores a atentarem aos termos de venda destes ingressos e solicitar todos os esclarecimentos e informações.Nesse primeiro momento (de 20 de agosto a 10 de outubro) há o cadastramento de interessados na aquisição de ingressos. Existe, inclusive, a indicação de dados pessoais e de cobrança. A partir de 5 de novembro, a venda será iniciada e a intenção de compra que o consumidor indicou no primeiro período o vinculará, caso seja sorteado para a compra. Por isso, é importante prestar a atenção nos termos de adesão, esclarecer todas as dúvidas que tiver e indicar ingressos, inclusive considerando valores para os quais tenha realmente interesse e possibilidade de adquirir.Segundo as regras estabelecidas pela FIFA, existem quatro tipos de ingressos, sendo a categoria 4 aquela com preços mais baratos, e com cadeiras nas piores localizações. A meia-entrada somente pode ser comprada nesta categoria, por estudantes, maiores de 60 anos e participantes do programa Bolsa Família. Demais situações, como professores da rede pública ou privada, doadores de sangue, entre outros, conforme leis existentes em alguns estados, não estão contempladas. Para as demais categorias de ingresso, somente podem comprar meia-entrada os maiores de 60 aos, ou seja, tal direito não é assegurado aos estudantes.
.
Cancelamento de Ingresso
Vale ressaltar que, o regulamento prevê que em caso de cancelamento por um solicitante de ingresso residente no Brasil, que poderá ocorrer nos sete dias seguintes ao recebimento da Confirmação de Ingresso, será cobrada automaticamente uma taxa, para fins de reembolso à FIFA dos custos administrativos, que poderá variar de 10% a 20%, de acordo com a data do pedido de cancelamento. Para Paulo Góes, Diretor Executivo da Fundação Procon-SP, “é extremamente importante que o consumidor conheça todas as condições e informações para a aquisição de ingressos, especialmente no caso de direito de arrependimento, vez que as disposições da FIFA trazem uma nova modalidade para esse tipo de cancelamento, diferente do que dispõe o CDC.”Passados os sete dias, ainda há a possibilidade de rescisão do contrato de venda de ingresso até o limite de 48h anteriores à realização do evento. Nesse caso, haverá uma multa de 30% do preço total.

.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
.
Orientações: 151 (Só para a capital).
.
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
.
Sé – Praça do Carmo, S/N, Centro.
.
Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 176/258 – São Paulo – SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
.
Itaquera – Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas-feiras, das 9h as 15h.
Fax: (11) 3824-0717.
.
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
.
Atendimento eletrônico: No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço:http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp. O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.
.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
.
Fonte: PROCON SP

One comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s