Mangueiras de incêndio terão certificação voluntária


As mangueiras de incêndio são de extrema relevância no combate ao incêndio seja num prédio comercial ou residencial.  Como são utilizadas em momentos em que não podem ocorrer falhas,  existe uma série de instrução de uso e conservação que devem ser rigorosamente seguidas, pois a não observância desses itens  podem gerar danos irrecuperáveis.

Assim, o corpo de bombeiros da cidade de Cascavel recomenda  uma rotina de  inspeção e manutenção do produto da seguinte forma:

  • Toda mangueira, quando em uso (em prontidão para combate a incêndio), deve ser inspecionada a cada 3 (três) meses e ensaiada hidrostaticamente a cada 12 (doze) meses, conforme a norma NBR 12779. Estes serviços devem ser realizados por profissional ou empresa especializada.
  • ALERTA: O ensaio hidrostático em mangueira de incêndio deve ser executado utilizando-se equipamento apropriado, sendo totalmente desaconselhável o ensaio efetuado por meio da expedição de bomba da viatura, hidrante ou ar comprimido, a fim de evitar acidente.
  • Para lavagem da mangueira, utilizar água potável, sabão neutro e escova macia.
  • Secar a mangueira à sombra, utilizando um plano inclinado ou posisionando-a na vertical; nunca diretamente ao sol.
  • Fazer a redobra dos vincos, conforme a Norma NBR 12779, item 5.2.5, com profissional ou empresa especializada.
  • O usuário deve identificar individualmente as mangueiras sob sua responsabilidade e manter registros históricos de sua vida útil. Recomendamos o uso da Ficha de controle individual para Mangueira de Incêndio, conforme o Anexo A da Norma NBR 12779, para manutenção do presente Certificado de Garantia.
  • Após o ensaio hidrostático, a mangueira deve retornar, preferencialmente, para o mesmo hidrante ou abrigo em que se encontrava antes do ensaio. Consultar a Norma NBR 12779 para formas de enrolamento.

 Para além desses cuidados,  é importante que as mangueiras de incêndio, comercializadas no país, demonstrem conformidade aos requisitos estabelecidos nas normas aplicáveis, proporcionando um adequado grau de segurança aos usuários. Nesse contexto, o Inmetro está desenvolvendo um Programa de Avaliação da Conformidade  para o produto  e disponibilizou o regulamento para consulta pública no intuito de ouvir a sociedade para criar regulamentações mais eficazes. Participe! A  sua contribuição é muito importante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s