Brinquedos seguros tem o selo de conformidade do Inmetro


Como garantir a segurança das crianças através da escolha adequada dos brinquedos

Os especialistas já confirmaram o caráter estimulante da brincadeira na coordenação motora, no desenvolvimento social e mental da criança. Logo, o principal componente dessa experiência, o brinquedo, não pode estar em desacordo com as normas. Caso contrário, a brincadeira pode causar sérios danos à saúde de seu filho.

Brinquedo são certificados compulsoriamente, ou seja, somente podem ser comercializados caso atendam ao regulamento vigente. Porém, existem muitas fabricações clandestinas, cujos produtos irregulares imitam a aparência do original e acabam por confundir consumidores que estão a procuras de baixos preços.

Mas não se deixe enganar, pois os brinquedos disponíveis no mercado informal colocam em jogo a segurança, a saúde e, em alguns casos, a vida da criança. Nos anos 1997, 2003 e 2008 o Inmetro realizou ensaios em brinquedos piratas apreendidos pela fiscalização. Em nenhum destes testes os produtos ilegais foram considerados em conformidade com o regulamento.  De acordo com o relatório referente aos ensaios de outubro de 2008, foram encontradas as seguintes irregularidades:

  • Bordas, projeções e pontas cortantes, que podem cortar a criança ou serem engolidas por elas;
  • Cordas e sacos plásticos, podendo causar estrangulamento ou sufocação;
  • Ruídos com nível acima do permitido;
  • E, em um dos brinquedos, foi atestada a presença de um metal pesado chamado bário que é tóxico e poder ser letal dependo da quantidade ingerida, além de poder provocar retardo mental e não desenvolvimento físico.

Essa regularidade na reprovação dos produtos, nas três análises, retrata que os problemas  encontrados nos brinquedos chamados popularmente de “genéricos” não são pontuais. Por isso, torna-se imprescindível mais atenção aos produtos antes da compra e antes que ele seja exposto à criança. Lembre-se que pequenas atitudes suas, podem prevenir grandes danos à saúde de seu filho.

Confira as orientações do Inmetro:

Algumas informações devem ser observadas nos brinquedos antes da compra:

a) Exigir a presença do selo do Inmetro (selo da identificação da conformidade, que indica que o brinquedo foi submetido a ensaios e atende a requisitos mínimos de segurança), demonstrado abaixo.

brinquedos_selo

b) Selecionar brinquedo adequado à faixa etária da criança, observando cuidado quando da entrega a crianças com diferentes faixas etárias.

 brinquedos_selofaixa etária

c) Comprar no comércio formal, preferencialmente em estabelecimentos tradicionais e jamais no comércio informal, exigindo Nota Fiscal.

d) Ler as instruções de uso antes da entrega a criança, retirar preliminarmente a embalagem, ter cuidados com grampos e outros objetos da embalagem.

O Inmetro também possui uma cartilha educativa e gratuita sobre brinquedos. CONFIRA!!

2 comments

  1. inmetro…seus incopetetentes : comprei um brinquedo com seu selo e meu neto caiu com o mesmo no chaõ segurando o mesmo e uma seta ponteaguda passou raspando nos olhos da criança….que poderia cravoar dentro dos olhos……nome do brinquedo
    hero mashers
    selo..ce-bri\003-n 3353-08
    nm 300\2002

    • Desculpe-me pela demora em respondê-lo. Estive fora durante esse período e, infelizmente, não pude responder as mensagens recebidas. Sugiro que entre em contato com a ouvidoria do Inmetro (http://www.inmetro.gov.br ou 0800-2851818), informando mais detalhes sobre o ocorrido e sobre o produto, para que possam tomar as providências cabíveis.
      Abçs
      Bianca Reis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s