Veja dicas de como economizar sua conta de celular


Você é do tipo de pessoa que fala e envia muito SMS aos amigos? Sua conta do celular está vindo cara? Veja as dicas do Portal do Consumidor para quem gostar de falar muito e enviar mensagens de texto frequentemente.

589d06pcdt3dj6jah1sir0yf6

O Smartphone – (que, em uma tradução livre do inglês, significa telefone inteligente) – é um celular com funcionalidade avançada, que possui programas executados em um sistema operacional, equivalente aos computadores. Esse tipo de aparelho vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. De acordo com dados divulgados pela consultoria IDC, no segundo trimestre de 2013 foram vendidos 8 milhões de Smartphones no Brasil, número 110% superior em relação ao mesmo período do ano anterior.

A diversificação do mercado digital e a internet móvel trouxeram importantes mudanças para a comunicação e para o uso do celular, que extrapola as atividades inerentes ao telefone tradicional. Nesse sentido, os aparelhos com plataforma Android e IOS contam com aplicativos gratuitos que facilitam a realização de tarefas cotidianas como: acompanhar o trânsito, acessar a conta bancária e fazer pagamento de contas, auxiliar o controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão, solicitar táxi, entre outros serviços.

As ferramentas que fazem chamadas de voz (VoIP) e por vídeo, usando a câmera do celular  ou do tablet também são exemplos desse avanço são.  Esses aplicativos oferecem recursos que incluem troca de mensagens instantâneas, envio de fotos e outros arquivos, e alguns deles até possibilitam a realização de chamadas para números de telefones fixos ou celulares tradicionais.

Visando apoiar o consumidor no sentido de otimizar o custo de sua conta de telefone, considerada uma das mais caras do mundo, o Portal do consumidor reuniu  aplicativos gratuitos que permitem que você faça chamada de vídeo e voz, além da troca de  mensagem instantânea entre duas pessoas que estão conectadas à internet, por meio do mesmo serviço utilizado. Apesar de não haver cobrança de tarifa, essas ligações podem gerar consumo do plano de dados da operadora que você utilizada. Por outro lado, se estiver conectado a uma rede Wi-Fi no momento do uso desses aplicativos é possível  reduzir os custos em até 100% .

  • Viber – aplicativo disponível para iPhone e Android, ele se utiliza da tecnologia VOIP para fazer ligações e enviar mensagens gratuitamente. O Viber funciona em redes Wi-fi e 3G.
  • Skype – È um dos programas mais populares que utiliza a tecnologia VOIP para fazer ligações de voz. Possibilita e fazer ligação para telefones fixos e móveis, além das funcionalidades como chat.
  • WeChat – disponível apenas Smartphones com o sistema operacional Android, BlackBerry, iOS, e Windows Phone. Embora tecnicamente o aplicativo não permita fazer chamadas de voz, é possível usar o recurso de chat ao vivo.
  • FaceTime- A Apple lançou um aplicativo para fazer videochamadas entre usuários do iPhone ou iPad. Ele permite que o usuário associe sua conta da Apple (Apple ID) com seu número de celular e e-mail.
  • WhatsApp – permite a troca de mensagens de texto e voz entre Smartphones, Ele é gratuito por um período de 12 meses (somente para Android), após isso o cliente terá que pagar R$ 2,22 por ano.

Para baixar os aplicativos entre na “loja” de app do seu celular e veja qual deles se adapta melhor ao seu consumo. Utilizando esses aplicativos, sua conta pode ter uma redução de até 50%.

Colaborador: Luiz Carlos Rodrigues (estagiário do Portal do Consumidor).

2 comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s