Fique “De Olho na Validade” na hora de fazer as compras para a ceia de Natal


deolhonavalidade

Verificar o prazo de validade é um item que não pode ser esquecido na hora das compras para a ceia de Natal. Neste ano, os consumidores que encontrarem produtos vencidos nas prateleiras dos supermercados têm a possibilidade de levar para casa outra unidade gratuitamente. Essas são as regras da campanha “De Olho na Validade” que está acontecendo em 12 estados.

Com a proximidade do Natal começa a corrida para comprar os itens da ceia o que gera um aumento expressivo no movimento dos supermercados. O consumidor deve ficar atento, pois muitas vezes se preocupa em verificar o preço e a qualidade dos produtos e se esquece de analisar as condições dos alimentos.

De acordo com o Diretor de Fiscalização do Procon-SP,  Márcio Marcucci, um dos maiores problemas no segmento “supermercados” é a validade dos produtos,  que, constantemente, aprece em primeiro lugar no ranking de reclamações dos consumidores.

Marcucci ressalta que essa alta incidência de problemas deu origem a campanha “De Olho na Validade”.  Assim,  o consumidor que encontrar algum produto fora da validade sendo comercializado deverá receber o mesmo item, dentro da validade, gratuitamente. Se o estabelecimento não possuir o produto idêntico, o cliente receberá um produto similar. Se não houver similar, o consumidor deverá escolher um produto da mesma seção do produto que estava vencido.

Essa medida é resultado de uma parceria dos Procons e outras entidades de Defesa do Consumidor com a Associação Brasileira de Supermercados – Abras. O Vice-Presidente da Abras, Marcio Milan, explica que o objetivo é estimular o consumidor a ter o hábito de verificar o rótulo dos produtos. Dessa forma, ele verifica o prazo de validade, mas também passa a consultar outras informações importantes como a tabela nutricional, por exemplo, e acaba fazendo escolhas mais conscientes, comenta Milan.

A campanha é de adesão e somente os fornecedores que concordarem com o programa são obrigados a fornecer gratuitamente os produtos. Os supermercados que fazem parte dessa ação colocam cartazes  próximos aos caixas e/ou nas gôndolas para dar ciência aos consumidores.   Atualmente, estão de “Olho na Validade” vários estabelecimentos dos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Goiás, Sergipe, Paraíba, Alagoas e Brasília. Na Paraíba, além da campanha há uma lei estadual que torna essa gratuidade obrigatória em qualquer supermercado.

Para os supermercados que não aderiram ao programa, as regras válidas são as estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor que determina que os fornecedores que colocam à venda produtos inadequados ao consumo devem substituir o item por outro similar ou restituir a quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

Marcucci alerta que essa ação é educativa e não impede a denuncia ao Procon. Independente da campanha, os Procons mantêm o seu trabalho de fiscalização, combatendo e punindo as práticas que desrespeitam os direitos dos consumidores.

O Vice Presidente da Abras destaca que as ações de melhorias para dirimir a incidência de produtos fora da validade nos supermercados têm uma agenda de curto, médio e longo prazo. A campanha é uma resposta imediata que já reduziu em 70 % a incidência de reclamações, afirma.

Em médio prazo, ele destaca a mudança de comportamento dos supermercados que, sob os efeitos da campanha, estão organizando melhor seus processos, capacitando funcionários e incorporando inovações técnicas para minimizar possíveis perdas financeiras.

Um exemplo dessas inovações, citado por ele, é um novo código de barras para produtos pré-embalados como, por exemplo, alguns frios que são previamente pesados e embalados. Milan explica, que a empresa GS1 Brasil, responsável pelo código de barras, em parceria com a indústria de balança, desenvolveu um código novo para esses produtos que, caso a validade vencida não seja identificada pelo funcionário do supermercado ou pelo consumidor, ele será bloqueado no caixa, automaticamente, impedindo que esse alimento chegue à casa das pessoas. Essa novidade está sendo implementada paulatinamente nos estabelecimentos e em um prazo de 3 a 4 anos será usada em todos os produtos industrializados, que receberão o novo código de bloqueio no processo de fabricação.

Enquanto essa novidade não chega, fique de olho na validade e nas dicas do Procon- SP e da Abras para as compras do Natal:

imagemtexto

Colaborador: Luiz Carlos Rodrigues (estagiário do Portal do Consumidor).

22 comments

  1. Encontrei varios produtos fora de validade no EXTRA NITEROI
    E ELES NÃO CUMPRIRAM O ACORDO DE ENTREGAR UM PRODUTO GRATUITO PRA MIM…
    O QUE EU FAÇO PRA QUE ELES CUMPRAM O ACORDO: DE OLHO NA VALIDADE E DE OLHO NO PREÇO
    ME AJUDA AI Ô

  2. Produtos na gôndola a 0,99 e no caixa por 1,99
    Informei antes de passar no caixa
    supermercado extra não cumpre acordo de entrega produto
    De graça ao cliênte. alô alô alô Defensoria publica.
    14/03/14. Fernando. Extra ponte

  3. SUPERMERCADO EXTRA NÃO COLOCARÃO NENHUM
    CARTAZ INFORMANDO SE ADERIRAM OU NÃO O ACORDO
    FIRMADO COM A DEFENSORIA PUBLICA EO PROCOM
    ASSUNTO : DE OLHO NA VALIDADE, E DE OLHO NO PREÇO
    EXTRA NITEROI NÃO CUMPRE!!!
    FERNANDO

    • Olá Fernando!
      As filiais do Hipermercado Extra participam apenas do “De olho na validade” que não é uma lei e sim um acordo! O acordo “De olho no preço” não foi aderido pela rede. Qualquer dúvida, acione o gerente da filial.

  4. supermercado extra de Ceilândia no DF, ESTÁ PARTICIPANDO DA CAMPANHA PORÉM O O SENHOR MÁRCIO QUE SE DIZ GERENTE FEZ UMA CONFUSÃO UM CONSTRANGIMENTO ENORME ONTEM AO VERIFICAR QUE ACHEI VÁRIOS PRODUTOS VENCIDOS O MESMO NÃO QUIS DE FORMA ALGUMA FAZER A TROCA CAUSANDO BAFAFÁ NA FILA DE ATENDIMENTO E ME DEIXANDO ENVERGONHADA COMO SE ESTIVESSE ROUBANDO.

  5. Boa noite, hoje no extra da ceilandia DF, fiquei super constrangido quando informei ao gerente da loja sobre os produtos vencidos antes de passar no caixa como diz o acordo de olho no preço e perguntei se ele iria trocar, ele começou a falar comigo como se eu estivesse dando um golpe e falei que iria pagar os produtos para levar como prova ao procon e vigilancia sanitaria me dirigindo a fila. Ele foi ate a caixa e falou que não era para ela passar meus produtos, na frente de todos os clientes. Falei que iria chamar a policia pois estava com minha mulher e filha e todos me olhando como se eu estivesse dando um golpe, depois de um tempo ele falou que só iria trocar pois estava na sua hora de ir embora , senão ele iria ate a delegacia conosco para me provar que eu estava errado.

  6. EU ACHO QUE ESSA PROPAGANDA DE OLHO NO PREÇO E DE OLHO NA VALIDADE
    É PURA BRINCADEIRA DE CRIANÇA. OBS: NINGUÊM RESPONDEU OS MEUS COMENTÁRIOS
    FERNANDO 26/08/2014

  7. Boa tarde gostaria de saber se o produto vencendo no dia , alguns tem hora da fabricação gostaria de saber se ele esta vencendo no horario ,ex: o produto foi feito dia 09/05/2014 e validade 09/11/2014 lote 000000 14:40 gostaria de saber se ele esta vencendo no horario ou no dia ,e se eu for no mercado e o produtoesta vencendo no dia que eu estiver la ,o produto esta vencido ou so a meia noite do dia .

  8. Em grandes redes no Paraná sempre deu certo comigo, porém é variável… Em algumas redes é super facíl. Em alguns é necessário falar com a gerência. SEMPRE LEVE A TROCA Ex: Encontrou 10 caixas de leite, já leve ao caixa 10 dentro do prazo de validade. Para facilitar mais ainda. Encontrei queijos vencidos há 2 meses nem vou comentar sobre, mas levei toda a quantidade gratuitamente. Abraços

  9. Pao de açúcar de são Paulo, alterou o regulamento da validade dos produtos alimentares, antes quando o consumidor encontrava produto vencido do mesmo lote uma peça ou mais, recebia o mesmo produto e quantidade dentro da validade. agora a quantidade encontrada mesmo que seja mais de uma, o supermercado limita a reposição em apenas uma peça.Gostaria de saber se houve nudança no regulamento.

    • Juliano,

      De acordo com o CDC o consumidor tem direito a trocá-lo por outro igual dentro do prazo da validade ou um equivalente ou o dinheiro de volta.
      Essa campanha “To de olho” é de adesão e somente os fornecedores que concordarem com o programa são obrigados a fornecer gratuitamente a quantidade encontrada de produtos fora da validade. Os supermercados que fazem parte dessa ação colocam cartazes próximos aos caixas e/ou nas gôndolas para dar ciência aos consumidores.
      Verifique se o mercado em questão está participando da campanha ainda.
      Abçs
      Bianca

  10. Pessoal,a campanha de OLHO NA VALIDADE,funciona sim,mais existe certos funcionários mal informados que estão complicando uma campanha simples,todo consumidor que encontrar um produto vencido aqui em MG,leva outro de graça sendo o mesmo lote leva só um,mais se for lote diferente leva mais,aqui brigamos e se o gerente complicar chamamos a polícia e até mesmo o procon,vamos lutar e fazer valer nossos direitos.

  11. Ola, já faz muito tempo que tenho encontrado alimentos com prazo de validade vencido, e comecei fazer valer o meu direito.Fui a um mercado dia perto de casa comprar frango e lá encontrei vários vencidos,então levei até o caixa e trocaram por outros e de graça. No dia seguinte encontrei 4 tortas também vencidas,que já estavam há dias vencidas,como não tinha mais,me deram um vale para retornar.Bom em outro mercado no mesmo bairro encontrei mais de 15 flans e gelatinas vencidas,trocaram,mas sofri constrangimento como se eu tivesse roubando e ainda mais fui cercada por seguranças da loja que ficaram tentando me intimidar e até comentaram do outro mercado em que eu tinha estado,como se eu tivesse cometendo um crime,em fim a lei existe,mas é muito dificil fazer valer o nosso direito.

  12. Que lei louca e essa,essa lei era para valer para todos os mercados,voces acham que os mercados menores vão aderir a essa lei,só se forem loucos.

  13. Acontece muito no Supermercado EXTRA de ser um valor do produto na gôndola e quando chegamos no caixa ser outro. Se conseguirmos ver isso na hora do caixa tudo bem… E quando muitos não vêem ???
    É aquele jeitinho: “Se colar … COLOU”
    E VIVA O EXTRA!!! O Consumidor que se dane!!!

  14. Comigo aconteceu esta semana duas vezes no extra de São Carlos e nas duas me foi dado a mercadoria de graça no caso carne.
    Entaão a lei funciona sim pelo menos aqui.

  15. Aconteceu comigo no supermarket de Piratininga, Niterói, RJ. O gerente agiu de forma hostil e desapareceu. Como estava com esposa e filhos acabei deixando para lá. Fiz uma ocorrencia no Procon e no site do supermercado. Sinceramente…não dá em nada. Eles se valem da impunidade para tentar empurrar produtos vencidos ao consumidor. Só nos resta olhar bem a validade antes de comprar e evitar supermercados como este: SUPERMARKET!!!

  16. boa noite ,aqui em são paulo no atacadão roldão nações unidas hoje 04/10/15 fui insinuado de estelionatário apos encontrar vários produtos vencidos na área de venda.duas pessoas se passando por responsáveis pela loja assim sendo não liberou as mesmas quantidades dos produtos encontrados apenas liberou uma unidade de cada produto ,se disseram que não fazia parte da campanha de olho na validade ,e por isso não iriam liberar os produtos ,ai eu pergunto ? se liberou um porque não liberou as outras quantidades que fazer nesta ocasião. vigilância sanitária favor fazer uma vistorias neste local tem muita coisa errada por la alem de produtos vencido ha muitos produtos perecíveis sem identificação e manipulados por eles,tipo linguiças e bistecas suinas ensacadas e sem identificação ou preço e nem origem nada de data também .
    . obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s