O gás de cozinha e a segurança da sua família.


 botijjao2014Utilizado em muitos lares brasileiros, o botijão de gás pode provocar graves acidentes se não forem observados alguns cuidados na sua utilização. De acordo com o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo – Sindigás o GLP  é um produto essencial para a população brasileira, pois é utilizado no preparo das refeições diárias em cerca de 43 milhões de casas de todas as classes sócio-econômicas.

É preciso ter bastante atenção na hora da compra, no manuseio e no acondicionamento do recipiente. Sendo assim, relacionamos alguns cuidados para evitar que tipo de acidente aconteça com você.

 Cuidados na compra de seu botijão:

Nunca compre botijões de gás distribuídos por caminhões de venda clandestina. Para evitar a compra de origem fraudulenta, verifique a existência da identificação da companhia de gás no botijão e no caminhão.
Se o botijão estiver enferrujado, visivelmente amassado, com a alça solta ou a base danificada, não aceite. Verifique sempre se existe o rótulo de instruções,  o lacre sobre a válvula com a marca da companhia de gás e o selo de identificação da Conformidade do Inmetro.


Instalação do botijão de gás

Os componentes básicos para instalação do botijão de gás são:
Mangueira
•   Use sempre a mangueira correta, com uma “malha” transparente e com uma tarja amarela, onde aparece a inscrição NBR 8613, o selo de identificação da conformidade do Inmetro, o prazo de validade e o número do lote, com comprimento mínimo de 40 cm e no máximo de 80 cm.  Fique atento, pois esse produto deve se trocado a cada 5 anos. Nunca passe a mangueira por trás do fogão, o calor forte pode derretê-la e ocasionar sérios acidentes.

Braçadeiras
•   Servem para fixar a mangueira no fogão e no regulador de pressão do botijão. Nunca use arame, esparadrapo ou outro material no lugar de braçadeiras. A mangueira deve ser presa com “braçadeiras” em ambas as pontas.

Regulador de pressão

•   É a peça que regula a passagem do gás do botijão para a mangueira. No regulador deve constar a gravação do código NBR 8473 e o selo de identificação da conformidade do Inmetro. Troque o regulador a cada 5 anos ou quando apresentar defeito.
•   Ao instalar o regulador, gire a “borboleta” para a direita, até ficar firme e nunca utilize ferramentas.

 Antes de trocar o botijão, certifique-se de que:

Todos os botões dos queimadores estão desligados. O local deverá estar bem ventilado e livre de qualquer tipo de fogo (vela, fósforos, isqueiros ou cigarros acesos).
Em seguida faça a troca:
•   Feche o registro de gás;
•   Retire o lacre do botijão cheio e verifique se não ficou algum pedaço de plástico ou sujeira dentro da válvula;
•    Retire o regulador do botijão vazio;
•    Segure o bico do regulador na posição vertical e encaixe-o na válvula do botijão cheio;
•    Gire a borboleta do regulador para a direita, até ficar firme. Use apenas as mãos para rosquear a borboleta do regulador e não utilize qualquer ferramenta.
•   Após a instalação do botijão, verifique se há vazamento de gás aplicando espuma de sabão na junção do regulador com a válvula do botijão. Se houver vazamento, começarão a se formar bolhas na espuma. Então leve o botijão para um local bem ventilado e chame a empresa que entregou o gás.
•   Nunca use fósforos ou qualquer tipo de chama para verificar se há vazamento.

Para sua Segurança: 
•    Nunca coloque os botijões em compartimentos fechados e sem ventilação (armários, gabinetes, vãos de escada, porões, etc.).
•    Nunca instale os botijões perto de tomadas, interruptores, ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e causar explosões.
•   Nunca tombe o botijão, é perigoso.

Caso você sinta cheiro de gás, feche o regulador de pressão, afaste as pessoas do local, abra as portas e janelas para ventilar o ambiente, não ligue interruptores ou aparelhos eletrônico, não ascenda fósforo ou isqueiros, não fume no local e procure um técnico especializados em instalação de gás para verificar o produto.

Fontes: (http://www.fazfacil.com.br/manutencao/fogao_gas_botijao.html) e Cartilha Casa Segura do Inmetro. Colaboração: Anderson Marcon

One comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s