Vai viajar de carro no carnaval? Confira as dicas


O carnaval está se aproximando e muitas pessoas aproveitam o feriadão para pegar a estrada de carro. Mas, para a viagem ser bem sucedida, o condutor tem que tomar alguns cuidados. Assim, o Portal do Consumidor reuniu algumas dicas para que os imprevistos não atrapalhem seus planos.

Antes de pegar a estrada, o ideal é fazer uma revisão. Antes de levar o carro para oficina, verifique o funcionamento dos principais itens de segurança. São eles: cinto de segurança, estepe, triângulo de sinalização e extintor de incêndio, todos obrigatórios por lei. Aproveite também para checar outros itens como o macaco e a chave de rodas, que são facultativos, mas essenciais para quem vai pegar a estrada.

Feito isso, é hora de levar o veículo para uma oficina para a verificação do motor, freios, suspensão, amortecedores, óleo, bateria, pneus entre outros itens.  Veja também se há necessidade de fazer o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas. Vale lembrar que algumas seguradoras oferecem aos clientes serviços gratuitos de revisão, o ideal é que o consumidor veja a apólice de contrato para saber se possui esse benefício.

Dicas para a manutenção: 

  • A manutenção preventiva deve ser feita em uma oficina de confiança e, de preferência, sempre na mesma. Isso facilita o diagnóstico e a programação das revisões, uma vez que o profissional já conhece o veículo e pode acompanhar todas as suas peculiaridades.
  • Informe ao mecânico sobre o uso do carro e a forma de dirigir. Esses elementos são importantes e devem ser levados em consideração na hora da manutenção, pois a forma de usar o veículo pode gerar desgaste prematuro em algumas peças.
  • Para garantir a eficiência e a durabilidade do reparo é importante estar atento à qualidade e a procedência das peças que serão trocadas.
  • Verifique também o sistema de limpeza dos vidros, veja se funciona corretamente.
  • Faróis e lanternas devem ser checados.  Teste as luzes dos  piscas, freio e sinalização.
  • Cheque a pressão de todos os pneus, e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.
  • Ande sempre com uma garrafa de água no carro, caso o motor ferva, ou fique sem água você já tem uma reserva.

Veja algumas dicas de cuidados na estrada:

  • Durante a viagem, fique atento ao o nível do óleo do motor. A cada 500 quilômetros rodados o motorista examine o nível do óleo, através da vareta de controle. Para isso, o carro deve estar em local plano e com o motor quente.
  • Dirija com tranqüilidade, planeje a vigem com paradas para descanso, refeição e lugar para abastecer. Não dirija cansado (a) ou com sono, o ideal é ter outra pessoa com quem possa revezar a direção.
  • Em caso de chuva na estrada, redobre a atenção uma vez que as pistas podem ficar escorregadias, aumentando os riscos de perda de controle do carro, principalmente, quando o motorista necessita usar os freios.
    • Se for viajar com crianças, não se esqueça: lugar de criança é no banco traseiro com o cinto de segurança ou, dependendo da idade, na cadeirinha de automóvel. De uma maneira geral, as crianças ficam excessivamente irrequietas quando permanecem muito tempo sentadas. Programe atividades para ajudar o tempo a passar. Jogos, livros de histórias, DVDs portáteis e CDs de músicas podem ser uma boa saída. As paradas são essenciais para não estressar os pequenos.
    •  Na parada para o almoço evite comidas pesadas e porções muito fartas para evitar aquele sono depois. – Não consuma bebidas alcoólicas, isso reduz os reflexos e aumenta o risco de acidentes, além de acarretar multas severas para quem infringe a lei.
    •  Tente levar apenas bagagem suficiente. Evite excesso de malas para o carro não ficar muito pesado.
    •  Um kit farmácia com analgésico, remédio para enjôo, antitérmico, anti-séptico, termômetro, pomada para picadas, curativo, repelente e filtro solar pode minimizar um eventual desconforto durante a viagem.
    •  Sempre que possível se informe sobre o estado das estradas que vai pegar. Clique aqui para obter dados de ouvidora de estradas, concessionárias e rodovias Federais. 

Feita todas as revisão, pode viajar com tranqüilidade e curtir bastante o seu carnaval.

Fontes: Revista Icarros ;Material de divulgação do Grupo de Manutenção Automotiva – GMA Folha online Turismo – Viagem – Crianças; Associação Brasileira de concessionárias de Rodovias – ABCR.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s