Autoescola: O que você precisa saber para evitar armadilhas


Diretora do Detran-RJ, em entrevista ao Portal,  orienta o  consumidor sobre a contratação do serviço e relaciona algumas dicas sobre as aulas práticas, teóricas e a hora do exame, que costuma ser o momento de maior tensão do aluno.

 autoescola

Geralmente, quem vai tirar a carteira de motorista pela primeira vez está preocupado apenas com o objetivo principal, que é ter uma habilitação. Mas é muito importante tomar alguns cuidados antes de escolher uma autoescola. Fazer uma boa pesquisa sobre o prestador de serviço é primordial.

Em entrevista ao Portal do Consumidor, a Diretora de Habilitação do Detran-RJ, Janete Bloise, recomenda que o candidato busque o máximo de informações sobre aquele centro de formação.  Ela comenta que no Estado do Rio de Janeiro, “uma boa fonte de informações é o portal do Detran/RJ, pois o  consumidor poderá verificar, por região, as autoescolas em situação regular de funcionamento, assim como as que apresentam os melhores índices de aprovação e as que oferecem carro adequado para deficientes, cursos de reciclagem e de motofretista”, explica.

Essa lista não está disponível em todos os sites dos Departamentos de Trânsito Estaduais. Sendo assim,  nos estados em que a informação não está online, o consumidor deve entrar em contato com a ouvidoria ou com o telefone de atendimento do Detran  para fazer essa verificação.

Nessa consulta, as autoescolas que apresentarem status de suspensão e alto índice de reprovação devem ser evitadas.  A diretora do órgão também aconselha que o candidato tenha cuidado com as autoescolas que anunciam o serviço de habilitação em sites de compras coletivas e panfletos com preços e condições de pagamento que estão muito abaixo do mercado, oferecendo vantagens incomuns ou irrealistas.  “Tais centros de formação de condutores acabam captando muitos alunos e, na maioria das vezes, em um curto espaço de tempo, não têm estrutura para oferecer um serviço adequado para atender à demanda”, explica Bloise.  “Caso o consumidor venha identificar um anúncio de uma autoescola com as características acima mencionadas, ele deverá ficar atento e poderá verificar junto ao Detran/RJ, ou o órgão do seu estado,  se tais facilidades oferecidas são realmente legais e, se for o caso, o Departamento de Trânsito irá apurar tais ofertas impróprias” complementa.

Outro aspecto destacado pela dirigente  são possíveis ofertas de facilidades  para adquirir da carteira de motorista que burlem as exigências do Código de Trânsito Brasileiro. “O candidato deve rejeitar qualquer oferta de facilidade na obtenção da CNH, tais como registrar aulas teóricas e práticas sem tê-las realizado, pois coloca em risco o seu processo de habilitação.”

Ela alerta que ocorrem fiscalizações rotineiras nos estabelecimentos de ensino credenciados,  verificando as presenças de alunos e instrutores nas aulas programadas para acontecerem naquele momento. Além disso, são supervisionados: a infraestrutura física; os recursos didático-pedagógicos; os veículos, equipamentos de aprendizagem e aspectos relacionado à recursos humanos. O objetivo dessa vistoria é impulsionar a melhoria do serviço prestado ao consumidor, além averiguar o cumprimento das exigências previstas nas normas que regularizam o credenciamento das autoescolas.

No que se refere à melhoria da qualidade do serviço, ela comenta que o Detran-RJ vem  estabelecendo  “ações de acompanhamento, controle e avaliação das atividades e dos resultados de cada Centro de Formação de Condutores, de forma sistemática e periódica, emitindo relatórios, oficiando aos responsáveis pelas entidades credenciadas e cobrando um plano de ação por parte das autoescolas visando à mudança dos resultados negativos.”

Janete Bloise também discorreu sobre outros aspectos importantes que o candidato a motorista deve considerar durante o processo de formação que ultrapassam as questões vinculadas aos direitos e deveres desse aluno. Ela explicou minuciosamente  como é o processo correto de desenvolvimento desse aluno e destacou atitudes importantes do futuro condutor para obter sucesso nesse  processo. Dessa forma, reproduzimos, abaixo, as dicas da Diretora, na íntegra, sobre as aulas práticas, teóricas e para a hora do exame, que costuma ser o momento de maior tensão do aluno.

Aluas teóricas:

Ao iniciar as aulas teóricas na autoescola, ele deve procurar absorver o máximo de conhecimento, uma vez que todas as aulas de legislação são importantes não apenas para aprovação da prova de teoria do Detran, mas são fundamentais para a sua formação de condutor.

A aula teórica deve, obrigatoriamente, ser ministrada ao aluno após a coleta da digital, por instrutor credenciado, dentro da sala de aula, com material didático e o seu conteúdo deve corresponder ao tema da aula registrada. É proibida a saída do aluno durante o horário da aula, sob pena de cancelamento da mesma.

Aulas Práticas:

Outra etapa importantíssima é o curso prático de direção veicular, no qual o candidato irá aprender a conduzir o veículo conforme as normas de circulação. É nesse momento que o candidato irá colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos no curso teórico. A autoescola deverá fornecer ao aluno a carga horária de 20 horas aulas práticas, que serão dadas dentro do veículo do Centro de Formação de Condutores. Caso a autoescola não forneça alguma aula contratada, o aluno poderá realizar uma reclamação junto ao Detran do seu estado. No caso do Rio de Janeiro, o aluno poderá acompanhar o registro de cada aula realizada, por meio do portal do DETRAN/RJ, seguindo os seguintes passos: MENU HABILITAÇÃO / AUTOESCOLAS – CFCS /  CONSULTAS/ PORTAL DO CANDIDATO – DESEMPENHO DE AULAS. Em outros estados, caso isso não seja possível,  o consumidor deve entrar em contato com Órgão.

O exame de direção

Após a conclusão do curso prático de direção veicular, uma das maiores dificuldades dos candidatos à habilitação é controlar o nervosismo, a ansiedade e o medo no momento da realização da prova de direção veicular.

É de suma relevância que o candidato tenha consciência, desde o inicio do seu processo de habilitação, que, na prova prática de direção, o Examinador de Trânsito do Detran não é nenhum carrasco. Cabe a ele verificar se o candidato preenche os requisitos essenciais para ser habilitado a conduzir um veículo automotor na via pública. Assim sendo, na hora da prova, basta colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na autoescola.

Na véspera da prova de direção, o candidato deve limitar a cafeína; não comer em excesso; evitar discussões, desentendimentos com amigos ou familiares; não ingerir nenhum medicamento para relaxar; ter uma boa noite de sono, dormindo o suficiente.

No dia da prova de direção veicular, para fins de controle do nervosismo no momento da prova, é aconselhável que o candidato procure abster-se de ficar observando o exame dos outros candidatos, pois a reprovação de alguns pode lhe influenciar negativamente.

Além disso, o candidato deve se alimentar antes da prova, ingerindo alimentos como o chocolate e a banana que contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, ajudando no controle da ansiedade; praticar técnicas de relaxamento (respirar bem fundo – três vezes); relaxamento muscular progressivo; concentrar-se somente em pensamentos positivos.

Por fim, caso o consumidor queira obter mais informações sobre o seu processo de habilitação, os seus direitos, deveres e como deve funcionar um centro de formação de condutores, poderá verificar nas Resoluções do CONTRAN (n° 168, 169, 222, 285, 347, 358 e 360).

Por:  Luiz Rodrigues (estagiário do Portal do Consumidor)

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.

90 comments

    • EU ME MATRICULEI EM UMA AUTO ESCOLA OS INSTRUTORES ,FORAM AUTORITÁRIOS, NÃO CUMPRIAM OS ORÁRIOS,NÃO ENSINAVAM DIREITO,TAVA CLARO QUE EU NÃO IRIA PASSAR ,ESPEREI PARA ARRUMAR UMA GRANA PARA TREINAR COM UM OUTRO PROFESSOR POR FIM A CARTA VENCEU,EU ME FERREI,TEM COMO EU RECORRER?

      • Sugiro que procure apoio jurídico para receber orientação adequada. Você pode procurar o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
        Abçs

  1. No Detran aqui de Brasilia não tem essas informações sobre as auto escolas cadastradas e os lugares onde ficam, seria bom eles colocarem, pois facilitaria para o consumidor.

  2. a minha autoescola fica enrolando p marcar minhas aulas, tem 3 meses que fiz o enxame pisicotecnico, e só conseguir marcar uma aula ate hoje. o que devo fazer?

  3. Dentra do rio de bosta demora 3 meses para marca uma prova pratica já pedir muitos trabalhos esperando ate agora. E agora nao sei se eu coloco DETRAN na justica ou auto escola uma bosta esse DETRAN do rio

    • Aminha foi assim TB passei no dia 4 de agosto e as práticas começou em novembro.ainda tive um professor que já tava aposentado.fazendo bico .me diziacoisa horríveis.Ainda colocou outro no meu lugar em 2 aulas seguidas.me roubou essa é de são Gonçalo. N. Corrêa.

  4. na auto escola que estou quando não se desmarca uma aula agendada 24 hs de antecedência, tem que se pagar uma taxa, isso é legal, pois aconteceu comigo de ter que ir pro hospital ficar de acompanhante com minha nora q ia ter filho e agora vou ter q pagar 2 horarios de aula

    • Não é ilegal. Cada autoescola tem seu tempo máximo para que o aluno desmarque sua aula.. o que pode existir é o bom senso da auto escola em jugar o ocorrido. e como no médico ou dentista: se vc marca uma consulta e não avisa que não vai, ele perde duas vezes, pois se vc avisa sua ausência, poderia estar indo outro paciente. tanto q na maioria dos lugares, o paciente paga por não ter aviado. Assim são nas autoescolas: se vc não vai, avisando com antecedência, dará tempo de ligar a outro aluno e permitir q este faça uma aula em seu lugar. Evita, assim, que o instrutor fique parado e receba sem ministrar aula, ou qdo se trabalha com comissão, perca a sua por falta de compromisso dos alunos. Já pensou se num dia resolvem faltar 5 alunos do mesmo instrutor sem avisa? Pense nisto.

  5. aqui na minha cidade eles só oferecem 5 aulas praticas de moto e 8 de carro mais assinei por 20 aulas perguntei a funcionaria da auto escola o porque de preencher 20 se só fiz 5 e 8 a mesma disse que teria que pagar 50,00 por cada aula se eu tivesse que fazer essas 20,gostaria de saber o valor que pagamos ja não esta incluso sendo ele absurdo ? ja esta chegando o dia da minha prova pratica e nao aprendi sei que vou reprovar ,o que fazer e quais meus direitos?

  6. Minha filha está fazendo as aulas teóricas, só que a digital dela não entra na hora, vai para a confirmação em 72hs, e para surpresa dela consta “biometria negativa do aluno”. Já são 26 aulas não computadas. Tanto a auto escola como o Detran-RJ, ficam empurrando um pro outro, dizendo que não podem fazer nada. Poxa vida! O instrutor que registrou a digital e viu que não “entrou”, não pode informar a presença dela de outra forma??

  7. A auto escola que frequento esta me cobrando o cancelamento das aulas de moto que cancelei e mais um valor pelo cancelamento da categoria sendo que ja foi pago o pacote. Como devo proceder?

    • Prezada Jessica,
      Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Assim sugiro, que procure ajuda de um especialista para tomar a medida certa. Sugiro que procure um dos postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades ou o Procon mais próximo de sua residência que possuem curso de Direito para que possam orientá-la mais adequadamente. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

    • Prezado Jonathan,

      Não tenho essa informação. Sugiro que entre em contato com a ouvidoria do Detran de seu Estado.

      Abçs.
      Bianca Reis

  8. Estou quase no final das aulas práticas, porém ainda não me sinto muito segura para dirigir, nas minhas 4 aulas noturnas, meu instrutor me levou para fazer baliza, seria correto isso?
    Além do mais descobri que se eu quiser conhecer o percurso que farei a prova prática, preciso pagar 100,00 por um “simulado”.
    Gostaria muito de saber se realmente a auto-escola não é obrigada a mostrar o percurso, pois já estou sem confiança nenhuma, sem passar pelo percurso antes então.., não passarei mesmo.

    • Prezada Grazi,

      Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado para esclarecer sua dúvida.

      Um Abraço.
      Bianca Reis

    • Aconteceu comigo e fui reprovado ainda na baliza por medo de chegar no percurso. Fiquei nervoso por nunca ter ido ao local de prova.

  9. Boa tarde meu nome é Roberto e queria saber se a auto escola pode cancelar o exame que já estava marcado, o responsável alegou que o carro estava quebrado, esta ja é a segunda vez que que cancelam o exame. O que fazer nessa situação?

    • Prezado Roberto,

      Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que entre em contato com o Detran do seu Estado.
      Abçs
      Bianca Reis

  10. Ola.
    Gostaria de saber se no dia do exame a possibilidades d acompanhante no carro fora o avaliador? E se tem alguma lei q proíbe de ter acompanhante?

    • Jaqueline,
      Sugiro que entre em contato com o Detran do seu Estado para obter essas informações.
      Abçs.
      Bianca

  11. olá boa noite
    fiz a prova teórica e fui reprovada a auto escola esta me cobrando o valor de R$180,00
    para fazer uma nova prova
    gostaria de saber se sou obrigada a pagar esse valor?

    pois pelo detran pareçe que é R$30,00
    para refazer a prova
    estou sem saber o que fazer
    pois é um absurdo ter que pagar um valor tao alto.

    obrigada.

    • Prezada Amanda,
      Primeiramente, gostaria de ratificar o que já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito. Sendo assim, sugiro que entre em contato com a ouvidoria do Detran do seu Estado para obter orientações mais adequadas.
      Abçs.
      Bianca Reis.

    • oI AMANDA QUERO SABER SE CONSEGUIU PAGAR PELO DETRAN…MINHA AUTOESCOLA TA COBRANDO 200,00, E NO DETRAN ESTA 29,22, VOCE CONSEGUIU PAGAR NO DETRAN E FAZER SEU EXAME?MINHA AUTO disse que posso ate pagar no detran,mas o exame quem vai marcar?sendo que dependo deles…é um absurdo

  12. Olá! Meu nome é Cristina, e paguei pela carteira A e B, mas ao fim do processo da carteira de carro, não quis prosseguir para tirar a de moto, por falta de tempo e pressa para receber a carteira de carro. Posso ser ressarcida pelo valor que eu paguei na carteira de moto? Não fiz nenhuma aula prática de moto.

    • Prezada Cristina,
      Infelizmente, não sei te orientar sobre isso. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sugiro que entre em contato com o Detran de sua cidade para saber o que pode ser feito.
      Abçs
      Bianca Reis

  13. A parte do examinador não é carrasco só pode ser piada, o que eu vi hoje foram examinadores arrogantes, mal educados e determinados a reprovar, tanto que foram 4 do mesmo CFC que eu e todos ficaram reprovados. Até a hora em que eu fui embora uns 30 tinham feito prova e só 2 passaram, os examinadores praticam tortura psicológica, no meu caso disse que pisei na embreagem antes do freio, fato que eu contestei mas não adiantou, tudo isso pro DETRAN RJ poder arrecadar mais, não me surpreenderia se soubesse que eles ganham comissão por reprovação.

    • Prezado Leandro,
      Minha sugestão é que faça uma reclamação formal à Ouvidoria do Detran.
      Abçs
      Bianca Reis.

  14. Os detrans são fabricas de dinheiro não se importam nem um pouco com o candidato a obtenção da cnh que ficam refens dessas auto escolas sujas que depois vc paga querem fazer o aluno de trouxa e vc tem ficar quieto ou entao fica sem o dinheiro e sem a habilitaçao.

  15. Ja sei que voce nao é advogada!
    Mas olha So me exclarece uma coisa aqui onde eu moro em cabo frio , Os examinadores adoram mecher com nosso psicòlogico pra nos errar,Porque o indice de reprovaçao é Tão grande?
    Por que o detran Age de maneira errada falam pros examinadores pra reprovar Tantos 50% Tem que botar o detran na justiça e fazer valer a pena nossos direitos!

  16. boa noite…então tenho uma dúvida ,meu laudo vence em 17 de julho 2014 ,,fui hoje dia 06 de junho fazer a planilha da aula pratica e fui informada pela auto escola que teria que pagar as aulas por fora pois se fosse esperar pela planilha deles não daria tempo ,gostaria de saber se isso procede

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  17. Boa tarde,
    Fiz aula teórica para renovação de CNH, ligaram hoje alegando que em uma aula não foi passado minha digital e querem que faça novamente e cobrar a mesma. Está correto? O que devo fazer?
    Obrigado.
    RONEY

    • Prezado Roney,

      Sugiro que entre em contato com o Detran do seu Estado, para saber se o procedimento é legal.
      Abçs
      Bianca Reis

  18. A minha auto escola aqui enrola demais estou desde o ano passado tirando habilitação, e treinei no corsa e no dia da prova teórica me deram um fox para dirigir,conclusão reprovei.E estão cobrando o valor 300.00 para remarcar a prova,diz que se eu demorar 1 ano vou perder,sendo que eles que demoraram para dar as aulas teoricas e as práticas me enrolando,só tirando dinheiro de mim….Gostaria de saber se posso procesar eles por causa disto. Grata

    • Prezada Gisele,
      Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  19. olá estou fazendo a carteira B de habilitação já fiz todas as aulas praticas exigidas ,porém a auto escola não quer marcar meu teste pratico sem que eu faça aulas extras que segundo eles eu não estou apta a fazer o teste,porém eu já me sinto preparada para fazer .gostaria de saber se eles tem o direito de não me deixar fazer o teste pratico ?

    • Prezada Carina,
      Sugiro que encaminhe seu questionamento para o Detran do Seu Estado. Assim, poderá receber orientação mais adequada.
      Abçs.
      Bianca Reis

  20. Pois é, sou habilitado B e tive moto por uns 3 anos (andava sem habilitação mesmo), nunca sofri qualquer acidente, e ia todos os dias trabalhar de moto. Tive sempre um bom senso de direção defensiva e sempre dirigia (e dirigo meu carro hoje) com edução e sem ser um Ogro. Pois bem fui fazer a prova e reprovei. claro nervoso durante toda a espera e calmo na hora de montar na moto. Nos testes de 10 eu errada 1 ou nenhuma, mas existe o fator mecanico e isso que me ferrou. Fui passar a segunda marcha e pasmem, aquilo que temia aconteceu, a marcha não entrou, isso é uma daquelas situações que você tem que retornar para a marcha anterior (ou ponto morto) e tentar colocar a 2ª. Pois bem, passei do segundo cone em ponto morto (eu sabia que não tinha entrado) e no terceiro cone tentei colocar duas vezes a 2ª sem a fiscal ver, não entrou, tentei passar pro morto e colocar a segunda, só que nesse tempo, óbvio a moto ja estava lenta e nao teve jeito, botei o pé no chão, a parada tava tão tinhosa que tive que insistir pra 1ª para depois ela ir para segunda. Pois é a prova não é dificil, mas essas regrinhas são cruéis e injustas, poderia haver uma forma melhor de você demonstrar sua qualidade com um percurso melhor elaborado. Agora é pagar o duda e tentar de novo, espero que dessa vez não ocorra nada de errado.

  21. NÃO PASSEI NA PROVA TEORICA E AULTO ESCOLA ESTA ME COBRANDO O VALOR ABSURDO DE 200,00, SENDO QUE NO DETRAN É 30,00, POSSO FAZER DIRETO PELO DETRAN. PORQUE FUI NA AUTO ESCOLA E ME INFORMARAM QUE MESMO QUE EU FAÇA PELO DETRAN TENHO QUE DAR 170,00 PARA AUTO ESCOLA QUE SÃO TAXAS.

  22. Fiz minhas aulas práticas com um celta de 2 portas. E hoje na hora da prova a auto escola disponibilizou um celta de 4 portas. Nas minhas aulas eu havia questionado a minha instrutora sobre esta questão, se os pontos estratégicos diferiam e ela disse que sim. Resumindo não consegui completar a baliza. Pois meu treinamento foi com um veículo diferente. Fui lesionada? 😞

    • Sugerimos que entre em contato com o Detran de seu Estado para verificar se de fato esse procedimento pode ser considerado uma irregularidade. Se sim, você pode procurar o Procon mais próximo ao seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  23. Então
    Entrei na auto escola em setembro de 2014, paguei todas as taxas e custos das aulas. Menos o exame médico, pois o meu ainda era válido de um outro processo em aberto de 2010.
    Portanto em maio deste ano fui marcar minhas aulas e exame de rua e fui informada de que não podia pois meu exame médico havia vencido. E isso não era de meu conhecimento e ninguém me repassou esse detalhe. Daí paguei uma nova taxa de reinício e até hoje não consegui voltar com o processo. A empresa diz que estou com processo no detran. E não querem me devolver o dinheiro das aulas que paguei e não fiz.
    Fui em outra auto escola hoje e consta que está tudo normal e que posso entrar novamente a qualquer momento. O que posso fazer?

  24. bom dia, estou tirando cartar a cerca de 5 meses , ja conclui a categoria B, mais agora a categoria A eu faltei uma aula e eles remarcarão somente para dia 14/01/2016, exatamente daqui 2 meses, pois alegam estar com todos horarios cheios e vão fechar para ferias, eles podem fazer isso e eu terei que esperar ou posso fazer algo? desde ja grato.

  25. Boa noite.Ja fiz curso em tres auto escolas,não consigo ser aprovado na prática.Tenho carro e não posso dirigir.Ja perdi a esperança.

  26. Bom dia, não sei se a minha pergunta já foi respondida aqui, mas fazendo-a: Existe alguma resolução no CONTRAN que diz sobre o pagamento do reteste na auto escola?!? já paguei o DETRAN que cobra metade do que é cobrado na autoescola.
    Porque eu sou de baixa renda, já foi difícil pagar a autoescola, e infelizmente reprovei no teste prático!

    HELP ME, PLEASE!

    Grata, Tamires

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure entre em contato com a ouvidoria do Denatran para ser devidamente orientada. http://www.denatran.gov.br/
      Abçs
      Bianca Reis

  27. estou buscando uma resposta mas nao consigo achar ja fiz auto escola 2 vezes não fui fazer exame de rua por falta de tempo, agora volte mas me disseram que terei que fazer aula teorica de novo porque ? alguem sabe me responder se é obrigatorio

  28. Olá bom dia…então meu problema foi que eu reprovei 2 vezes na prova escrita e reprovei no exame de carro já na de moto eu passei eu tirei as 2 juntos …nesse tempo deu 1 ano fui na auto escola e o dono falow que eu tenho que faze tdo denovo mas eu passei no exame de moto antes de dar 1 ano..eu acho que eu deveria pegar a habilitação de moto ou estou errado se poderem me ajudar pf obg..

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que entre em contato com o Detran do seu Estado.
      Abçs

  29. Eu passei na teórica em4 de agosto e as práticas começou em novembro.professor já aposentado.parava pra sentar e descansar.insinuava a minha idade que é 60 anos.ele tinha 65 era diabetico.Ainda me roubou 2 aulas levando outro aluno no piscinão no meu horário. A auto escola n Corrêa não fez nada .nem o percurso me ensinou .com isso entrei em depressão .joguei dinheiro no ralo.fica no barro vermelho em são Gonçalo.

  30. boa tarde, eu estava matriculada em uma auto escola, onde é com uma estrutura baixa, nao cabe alunos na sala de aula e o prof deixa rolar um video, dá uma prova, corrige e fim! O que vou aprender com isso?
    Fim somente 15 aulas teóricas, desisti dessa auto escola e decidi ir pra auto escola que meu noivo dá aula. Eu ja vi ele dando aula teórica e ele é otimo pra explicar e exemplificar. Mas a auto escola que eu estava cobrou os 400 reais do curso teórico todo sem eu ter completado a carga horario ou assistido a uma aula na sala de aula. Se eles quisessem cobrar as 15 aulas tudo bem, mas alem de ter um ensino de péssima qualidade, ainda querem forçar o aluno a continuar na auto escola ROUBANDO-LHES o suado dinheiro por um serviço que nao se teve.
    Eu devolvi o contrato e nao li. Nao sei se la esta escrito isso. Mas é abusivo,!! COMO PROCEDO?

  31. Me podem informar sobre cursos de Direcao Defensiva y ofensiva para Diretores y/o Instrutores.
    Sou Walter Rocabado Diretor de uma Escola de Conducao na Cochabamba Bolivia.

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.

  32. Ola boa tarde. Eu fiz as aulas teóricas, porém depois de ter completado o curso eles mandaram eu fazer uma prova de 50 questões, onde eu não passei, então tenho de fazer uma outra prova com 30 questões. Enquanto eu não tiver os tais acertos eles não agendam meu exame no Detran. Isso pode ? Att Aline

  33. Gostaria de saber se tenho que pagar a prova de direção que é feita pelo Detran. Porque terminei minhas aulas teóricas e as práticas, quando fui marcar a prova final de direçãoé, a auto escola disse que eu tenho que pagar o carro a ser utilizado na prova do Detran.

    • Sugiro que entre em contato com o Detran de seu Estado para saber se o procedimentos está correto.
      Abçs
      Bianca Reis

  34. Olá!
    Estou com um impasse com a minha autoescola. Paguei um simulado, que eles me aconselharam a fazer no dia da prova, no valor de R$ 250,00, porém o serviço não foi prestado. Aconteceu um imprevisto com o carro, irresponsabilidade totalmente da autoescola Santana (JPA)-que, por sinal, não aconselho nem ao meu pior inimigo- e agora os responsáveis não querem me pagar o reembolso. Fiz a prova mesmo sem fazer o simulado e consegui a aprovação, mas a autoescola não quer fazer a devolução do dinheiro. Tenho o comprovante que efetuei o pagamento e eles estão cientes disso. O que devo fazer?

  35. Olá,
    por alguns motivos eu perdi 6 aulas práticas e a auto escola está me cobrando 70 reais por aula. Eu queria saber se esse valor é estipulado pelo detran ou se cada auto escola estipula o valor. Queria saber também se somos obrigados a refazer as aulas que perdemos.
    Att
    Ronaldo

  36. Me desculpa , mas acredito que há má fé em alguns examinadores do detran, hoje fiz meu exame e fui reprovada , meu carro morreu em uma decida , o carro estava engatado na 2 marcha , também vi a examinadora várias vezes manipular os pedais , não havia situação de risco, fiquei inconformada , o carro parou do nada em uma descida que é improvável do carro parar. Fiquei imaginando que o carro estava batizado ou é uma combinação para ganhar dinheiro , pois vi um grande número de reprovas e se falando de Brasil , eu desconfio de tudo . Agora gostaria de uma exclarecimento , sou mecanica e já dirijo . Por isso que tem tanta gente que não liga para tirar carta.

    • Sugiro que encaminhe sua mensagem para ouvidoria do Detran do seu Estado e /ou procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs

  37. Boa tarde.. eu gostaria de saber se existe um prazo que a auto escola tem pra fazer a marcação da prova prática?!?!?!?! Eu iniciei meu processo em setembro de 2015.. me enrolaram com as aulas.. e agora já faz mais de 1 mês que finalizei as aulas.. e ainda não marcarão minha prova. Desde já agradeço.

    • Sugiro que entre em contato com o Detran de seu Estado para obter os esclarecimentos necessários.
      Abçs.
      Bianca Reis

  38. Na região onde moro o Local das provas práticas de moto, possuem muitos buracos e a sinalonzação encontra-se quase que escassa e isso prejudica vários alunos, o que pode-se fazer em relação a isso?

  39. Meu processo está vencendo e a auto escola não marcou minhas provas de moto, só de carro. todas as vezes que pedi pra marcar eles não marcaram e agora vai vencer. Eles devem em pagar outro processo? Pois foi negligencia deles não marcar a prova pra mim. Grata desde já.

  40. Fui pra minha última aula prática de moto … chega lá o fiscal do detran estava fiscalizando e me chamou .. pediu minha identidade e eu não tinha levado ….ele disse que eu ia levar 7ponto na carteira mais seis meses sem poder dirigir …pode isso ..? Eu tava na aula prática …

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

  41. Dei entrada p fazer minha carta de motorista.deixei bem claro que nunca havia dirigido paguei por 20aulas,fiz as 20 porém não fiquei satisfeita com o aprendizado nem mesmo com o que me foi dito pelo instrutor.nem com certas atitudes dele .primeiro me disse bem claro que a auto escola ensinando aluno para passar na prova do detram .eu por várias vezes lhe disse que meu objetivo era prender para vida inteira e não só p passar na prova do detram.no segundo dia ele me colocou num trânsito de uma capital .onde meu medo aumentou.a primeira vez que eu como aluna entrei num via uma senhora no volante começou a buzinar feito louca e ele me disse pode ir bem devagar na frente dela não de caminho deixe ela atrás para aprender a respeitar.totalmente contrário ao que aprendi na aula teórica em direção defensiva .ai quando a mulher passou ele fez um comentário .nossa ainda é ia velha na direção.fiquei muito decepcionado pois .ja tenho 55 anos e a Sra aparentava minha idade quando olhei.muitas vezes ele pedia para mim tirar o pé do acelerador mas na verdade eu não estava nem rezando no acelerador. Outro comentário feito pelo instrutor que um aluno teria saído do detram preso porque ofereceu dinheiro ao examinador .e que o aluno foi bobo pois deveria conversar antes com o instrutor.que gastaria em torno de 900,00.para passar .por várias vezes ele veio da auto escola .e deu de três a quatro cinco aulas de uma vez .a distância de minha casa no local próximo ao detram onde é que ensinam é muito longe e após me colocar em um trânsito muito trânsito e chegar ao local para me ensinar a baliza ,eu estava muito nervosa e não conseguia fazer .por fim ele parecia irritado e em uma semana me deu as vinte aulas .nao consegui ver desenvolvimento .pois só sei ligar desligar conduzir o carro sei as placas onde devo parar .sei como fazer a baliza a garagem porém não me sinto capacitada a realizar o exame .e o que me disseram e que eu tenho de pagar mais aulas .porem não quero fazer com o mesmo intrutor .pois não confio mais nele.como já tenho essa idade fico com medo dele me prejudicar com raiva e fazer outro instrutor da mesma auto escola me prejudicar pois avisei ele que iria denunciar minha insatisfação.mas insistem em fazer eu pagar outras aulas .ate pago mas será que posso transferir meu processo para outra auto escola e pagar somente as aulas ou serei obrigada a tirar minha carta já paga com a mesma auto escola .onde posso buscar meus direitos .me ajude por favor .pois paguei duas cartas a essa auto escola minha e do meu filho.aguardo orientação.obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s