Inmetro abre consulta pública para luva de proteção contra agentes biológicos


luvas

Muitas vezes, as tarefas realizadas no trabalho ou em casa envolvem algum risco às pessoas como corte e perfuração ou  contaminação por gentes biológicos (fungos e bactérias).  As luvas de proteção contra agentes biológicos são utilizadas nas mais diversas atividades domésticas, por quem realiza procedimentos estéticos, pelos cuidadores de animais em petshop, entre outros agentes. Elas atuam na proteção do usuário contra os riscos de acidente ou de doenças que eventualmente possam contrair na execução de ações relativas à sua ocupação.

Claro que é muito importante que esses produtos sejam realmente eficazes, já que uma luva de má qualidade não fornece a proteção devida e pode causar sérias lesões ao consumidor. Atento a isso, o Inmetro, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, desenvolveu um Programa de Avaliação para luvas de proteção contra agentes biológicos de borracha natural, borracha sintética, misturas de borracha natural e sintética e de policloreto de vinila, não sujeitas ao regime de vigilância sanitária. Sendo assim, não estão incluídas nessa regulamentação as luvas destinadas ao uso médico/hospitalar.

O Programa estabelece requisitos mínimos de segurança para todos esses produtos disponíveis no mercado, de forma a prover confiança na utilização das luvas de proteção contra agentes biológicos. Nesse contexto, o Inmetro quer ouvir a sociedade para criar regulamentações mais eficazes e você pode dar sua opinião, contribuindo para melhorar as regras para esses produtos.  A consulta pública para aperfeiçoamento dos requisitos está aberta até o dia 27 de abril.

Você pode acessar o texto do documento aqui.
 As críticas e sugestões deverão ser encaminhadas no formato da planilha modelo, contida na página http://www.inmetro.gov.br/legislacao/, preferencialmente em meio eletrônico, e para os seguintes endereços:

– Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro
Diretoria de Avaliação da Conformidade – Dconf
Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade – Dipac
Rua da Estrela n.º 67 – 2º andar – Rio Comprido
CEP 20.251-900 – Rio de Janeiro – RJ, ou E-mail: dipac.consultapublica@inmetro.gov.br

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s