Cinco dicas para comprar com segurança na internet


compras_online

A internet mudou a cara do consumo no Brasil. Cada vez mais pessoas perdem o receio e utilizam o comércio eletrônico, seja pelo conforto, variedade ou preços mais baixos. Entretanto, a facilidade esconde uma série de perigos para o consumidor, incluindo fraudes no cartão de crédito ou sites falsos, que buscam lesar o consumidor.

Por isso, o consumidor deve estar atento a vários fatores. Listamos cinco cuidados úteis que devem ser observados nas compras pela internet.

1. Use seu cartão de crédito

Como é o meio mais comum nas compras pela internet, você pode desconfiar de qualquer loja que não aceite essa modalidade de pagamento. Muitas lojas utilizam-se de parceiros para realizar o pagamento, portanto, nesses casos, certifique-se de que o site que recebe o pagamento é seguro (há um ícone de um cadeado na parte inferior direita de seu navegador avisando isso!) e conhecido. Normalmente, esses sites somente liberam o pagamento após a confirmação da entrega do produto. Usando o cartão de crédito, a própria operadora concede um prazo ao consumidor para reconhecimento da compra e solicitação do estorno.

2. Conferir as faturas

Olhar a contas que você recebe pode ser algo cansativo, mas é fundamental para evitar cair em golpes. Verifique se as compras listadas em seu cartão de crédito foram realmente feitas por você. Caso não reconheça alguma delas ou tenha dúvidas, entre em contato imediatamente com sua operadora de crédito.

3. Contato das empresas

Ao fazer uma compra em uma loja virtual, o procedimento é que o resumo de sua compra, contendo os itens adquiridos, número do pedido, endereço e prazo de entrega e modo de pagamento sejam enviados para o consumidor pelo e-mail cadastrado. Quando o produto possui um valor alto, é possível que o próprio estabelecimento comercial ligue para seu telefone buscando conferir seus dados. Se isso ocorrer,  confirme também as informações da compra que você está efetuando, de modo a certificar-se de que você está falando mesmo com a empresa.

4. Preços muito baixos

Já diz o ditado que quando a esmola é grande, o santo desconfie. Pois bem, a internet está repleta de casos em que o ditado popular é útil. Claro que os preços no comércio eletrônico costumam ser mais baixos, devido a menores custos e, até mesmo, por conta da concorrência acirrada. Nesses casos, confira se a loja tem uma boa reputação, usando os vários sites de avaliação disponíveis e evite pagar por transferência bancária ou boleto.

5. Verificar a empresa

Além de cercar-se de todos os cuidados com relação ao pagamento e desconfiar de ofertas mirabolantes, vale a pena conferir se o site de e-commerce que você está acessando não está na lista feita pelo Procon-SP dos sites a serem evitados. A lista pode ser conferida aqui:

http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

One comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s