Escadas mais seguras


Presente em muitos lares brasileiros, as escadas domésticas são essenciais para realizar  tarefas simples como alcançar prateleiras, a parte de cima dos escadasacidentesarmários, limpar ventiladores de teto, trocar lâmpadas ou subir em outros locais mais altos. Entretanto, as inúmeras reclamações recebidas pelos canais de interação do Inmetro com a sociedade e o trabalho de mapeamento da segurança de escadas feito pelo Instituto, revelaram que essas atividades rotineiras  apresentam um elevado grau de risco aos usuários.

 Em 2005, Programa de Análise de Produtos do Inmetro testou 8 marcas de escadas disponíveis no mercado e todas foram reprovadas.  Em 2011, uma enquete realizada pelo Portal do Consumidor sobre a segurança desses produtos revelou que metade dos usuários que participaram da pesquisa já tinha sofrido pelo menos um acidente ao utilizar o produto.  Atualmente, de acordo com dados do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, esses acidentes correspondem a 3,7 % dos 1.266 acidentes cadastrados.

 Diante desse cenário, o Inmetro estabeleceu requisitos de segurança do produto,  de atendimento obrigatório para todos os fabricantes de escadas metálicas . No dia 14 de maio de 2014, venceu o prazo de adequação para fabricantes, isso significa que, a partir de agora, as escadas só podem ser fabricadas atendendo às novas regras.

 Dessa forma, gradativamente, escadas mais seguras começarão  a aparecer no mercado e partir de  novembro de 2015,   último prazo de adequação para o comércio,  não poderá mais ter no comércio (mercado  ou lojas)   escadas sem o selo de identificação da conformidade do Inmetro. Vale lembrar que a certificação é restrita aos produtos de uso doméstico e que não se estende  aos  de uso profissional, que não estão sendo regulamentados nesse momento.

Além de ser imprescindível que o produto atenda aos requisitos de segurança, é importante tomar alguns cuidados na utilização desse utensílio. Sendo assim, listamos algumas dicas para o consumidor se prevenir  de acidentes no dia a dia:

 –     Antes de usar a escada, verifique a carga máxima especificada pelo fornecedor. Não se esqueça de incluir na conta, além de seu peso, os materiais e ferramentas que eventualmente você carregará na escada.

–     Quando utilizar a escada metálica, certifique-se de que ela  está totalmente aberta.

–     Mantenha-se sempre no centro da escada.

–     Evite movimentos bruscos enquanto estiver nos degraus da escada.

–     Antes de utilizar a escada, verifique as condições do produto, observando a presença de uma trava de segurança para evitar aberturas e fechamentos acidentais, ferrugem nos pés, deformações ou qualquer falta de estabilidade.

–     Se for possível, peça para que alguém lhe ajude apoiando a escada para maior firmeza.

–     Se perceber deformações na estrutura da escada, inutilize-a para evitar riscos à segurança.

–     Não use escadas em pisos escorregadios ou que apresentem irregularidades, pois o risco de queda é muito alto.

–     Use calçados adequados para subir na escada. Evite calçados com solados deslizantes e utilizá-la com os pés descalços.

–    Evite usar escadas próximo à rede elétrica. Em caso de desequilíbrio, a reação natural é agarrar-se em algo para não cair, o que, no caso, seriam fios de alta tensão, podendo causar acidentes fatais.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada à fonte.

One comment

  1. fiz uma compra no site não tinha produto,fiquei com credito no site,fui olhar minha conta me dinheiro sumiu..
    Ativo – Descrição Valor
    Cupom por cancelamento pedido 1790220 R$ 86,47
    Valor total ativo: R$ 86,47

    cade meu dinheiro$

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s