Inmetro regulamenta caldeiras a vapor e vasos de pressão


caldeiraCaldeiras a vapor são equipamentos que geram e acumulam vapor de água ou outro fluido sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia. E vasos de pressão são os reservatórios, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais cumprindo a função básica de armazenamento de gases. Juntos, eles, fazem parte do aparato tecnológico de muitas indústrias petroquímicas, hospitais, hotéis, borracharias, oficinas mecânicas, oficinas de pintura, pequenos empresas, postos de combustíveis, consultórios odontológicos e aplicações domésticas.

O conjunto caldeira e vaso de pressão, quando fabricado e testado de forma não adequada, aliado a uma precária operação e manutenção do equipamento, coloca em risco iminente os usuários do produto, sejam consumidores domésticos ou trabalhadores da fábricas/hospitais, bem como os moradores das proximidades, tendo em vista as proporções envolvidas em um acidente com esses equipamentos de pressão, principalmente no caso de explosão, podendo haver perdas irreparáveis.

Sendo assim, além dos cuidados inerentes na instalação, operação e manutenção, é importante que a fabricação das caldeiras e os vasos de pressão atendam a requisitos mínimos de segurança.

Diante desse cenário, o Inmetro estabeleceu Requisitos de Avaliação da Conformidade para esses equipamentos, com foco na segurança, publicados em 29/05/2014, por meio do mecanismo de certificação compulsória. Sendo assim, a partir de maio de 2016, eles deverão ser fabricados e importados somente em conformidade com os requisitos aprovados e devidamente registrados no Instituto.

 

3 comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s