Está pensando em fazer um empréstimo consignado? Confira as dicas


 

creditoconsiguinadoDe acordo com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimentos (Acrefi), o consumidor o brasileiro tem preferido usar o crédito consignado no lugar de outras modalidades de crédito como, por exemplo, os financiamentos para vendas de veículos e o de cartões. Desde dezembro de 2011, o consignado subiu 36,8%.

Vantagens como menos burocracia na hora da contratação, mais comodidade para pagar as parcelas e juros mais baixos (próximos a 1%) são alguns atrativos que podem levar o consumidor  a optar por esse segmento.  Entretanto, é preciso ter cuidado para  não se endividar. Sendo assim, reunimos algumas dicas para quem pretende fazer um empréstimo consignado:

– Procure vários bancos que tenham convênio com o seu trabalho e que possam oferecer esse tipo de crédito. Faça uma boa pesquisa de preços, pois há uma diferença expressiva de taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras.

– Solicite a todas as instituições que contatar informações, de preferência por escrito, sobre a dívida que vai adquirir: todas as taxas que deverá pagar, quais são as tarifas e os impostos que incidirão sobre o valor total e  a quantidade de parcelas.

– Antes de assinar o contrato, compare as proposta para avaliar a que melhor lhe convém. Em paralelo, faça um planejamento familiar. Liste todas as suas despesas incluindo um percentual para os imprevistos mais comuns, como, por exemplo, compra de remédios e outras eventualidades que acontecem com certa frequência na vida cotidiana.
Fique atento, pois, de acordo com a lei, o consumidor não pode comprometer mais de 30% da sua renda com esse tipo de empréstimo.

– Evite contratar qualquer tipo de empréstimo por telefone. Se informe sobre a empresa e, sempre que possível, faça uma visita as instalações.  É fundamental saber se a instituição financeira está autorizada a funcionar pelo Banco Central e, no caso dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, se a instituição está conveniada com o INSS.
Caso você tenha preferido fazer um empréstimo pelo telefone, tem até 7 dias para cancelar o contrato. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode rescindir o contrato quando o mesmo foi feito fora do estabelecimento comercial.

 – Leia o contrato atentamente antes de assinar e não guarde dúvidas.  Se precisar consulte seu advogado ou procure o Procon mais próximo de sua residência.

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s