Pretende estudar no exterior? Confira as dicas para não cair em armadilhas


o-que-e-intercambio-cultural

 

Estudar no exterior é o sonho de muitos jovens, afinal é uma ótima oportunidade para adquirir novas experiências e conhecer novos idiomas. Mas, para que isso aconteça você deve planejar bem a sua viagem e organizar tudo.

O interessado em aprender outro idioma pode procurar uma agência especialidade em intercâmbio. Com a ajuda das agências, o aluno pode ganhar descontos nas passagens, receber ajuda para escolher a escola e curso mais adequado ao seu perfil. A maioria das agências tem a possibilidade do aluno parcelar seus estudos em até 36 vezes no cartão e/ou cheque, enquanto outras possibilitam também o parcelamento com boleto bancário.

Para que você faça uma boa escolha, e não caia em armadilhas ou tenha problemas futuros, o Portal do Consumidor reuniu algumas dicas para quem pretende estudar fora do Brasil e aprimorar seus conhecimentos.

Confira:

1 – Procure uma agência de intercâmbio especializada no destino que você busca, veja se ela possui filial no país de destino, pois isso ajuda se precisar resolver problemas quando estiver no local pretendido;

2 – Pergunte a amigos, conhecidos ou parentes que já fizeram intercâmbio. Eles podem dar dicas de agências e de países mais “tranquilos” para se estudar;

3 – Procure a agência com informaçõesmínimas sobre o destino e o curso que pretende fazer. Além de facilitar o atendimento, você mostra ao agente de viagem que conhece sobre o local onde pretende estudar.

4 – Certifique-se que o consultor da agência é uma pessoa bem qualificada para te orientar sobre os planos e serviços oferecidos.

5 – Caso você pretenda fazer um intercâmbio com duração superior a três meses, veja sua situação financeira, certifique-se que você realmente terá dinheiro para se manter durante esse período.

6 – Antes de embarcar, procure estudar um pouco sobre o país para o qual pretende ir, aprendendo um pouco sobre a história do país, seus costumes, cultura e comida. Prepare-se também para as diferenças culturais e evite julgar os anfitriões. Alguns costumes que podem parecer estranhos, mas podem também trazer ensinamentos importantes. Lembre-se: o intercâmbio é um momento de troca, onde aprendemos e ensinamos, mas para isso, é preciso encarar essa jornada de “cabeça aberta”.

7 – Procure sempre providenciar com antecedência a documentação necessária para a viagem, como, o visto de entrada no país desejado, a declaração do curso e a validade dos documentos. Procure também ver sua situação junto à Justiça Eleitoral. Caso você não tenha votado nas últimas eleições, não poderá tirar o passaporte e nem sair do Brasil.

8 – Procure levar pouca bagagem, caso tenha pouco dinheiro evite fazer gastos excessivos com alimentação, freqüentando muitos restaurantes.

9 – Procure não andar com brasileiros, ou falar português, principalmente se você pretende fazer um intercâmbio para estudar outro idioma: Lembre-se, você está indo estudar outra língua e isso prejudica o seu aprendizado.

 

* É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s