Teste identifica teor de sal em alimentos industrializado acima do declarado


Teste em laboratório revela que alimentos industrializados de grandes marcas têm teor de sódio muito diferente do informado no rótulo

sal2

O consumo excessivo de sódio pode trazer vários danos á saúde como: o aumento do risco de desenvolver e de piorar quadros de hipertensão, doenças cardíacas e renais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão diária do nutriente não deve passar de 2 gramas (g). Entretanto, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec , os brasileiros ultrapassam essa média, consumindo mais do que o dobro recomendado, cerca 4,46 g por dia.

O Idec atribui esse alto consumo à inclusão de alimentos industrializados no cardápio dos brasileiros,  uma vez que  alguns produtos processados, em uma porção individual, tem quase ou até mais sódio do que a quantidade máxima preconizada pela OMS para um dia inteiro.

A análise conduzida pelo instituto constatou que a situação pode ser ainda pior, pois  alguns produtos  tem ainda mais sódio do que o informado no rótulo! O Idec  levou para análise em laboratório 291 produtos, de 90 marcas, e identificou que 27 deles apresentam variação de mais de 20%, para mais ou para menos, desse nutriente. A diferença descumpre a Resolução n° 360/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece regras para a rotulagem nutricional e dá essa margem de tolerância.

Embora a quantidade de produtos com erro seja pequena em comparação com o total de produtos avaliados, chama a atenção que os itens problemáticos sejam de marcas famosas, como Sadia, Seara, Batavo e Aurora, e que, em alguns casos, a diferença entre o valor informado e o realmente presente passe de 50%.

Quanto tem de sal?

MAIS OU MENOS SÓDIO

Entre os 27 produtos reprovados, dez contêm mais sódio do que o informado. Quase todos são de origem animal, com destaque para salsichas, e a maioria ultrapassa em 40% o teor do nutriente indicado no rótulo. A campeã é a salsicha Viena da Frigor Hans, com 66,3% de variação: a embalagem informa que contém 344 mg de sódio na porção de 100g, mas o teste revelou que o valor real é 1.020 mg/100 g. Veja os produtos reprovados nas tabelas ao lado. Para saber os resultados de todos os itens avaliados, acesse aqui.

Os outros 17 produtos apresentam menos sódio do que o informado. A linguiça tipo calabresa da Sadia, por exemplo, informa no rótulo que contém 1.820 mg de sódio na porção de 100 g, mas, na verdade, tem 1.131 mg, uma variação de 60,79%. “Não há dúvidas de que teor de sódio mais baixo é desejável, no entanto, o erro abre brechas para se desconfiar da informação nutricional desses produtos como um todo”, critica Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Idec. “O consumidor tem o direito de receber a informação correta. Declarar a quantidade errada de um nutriente, independentemente de para mais ou para menos, fere esse direito”, complementa a advogada do Instituto, Mariana Alves Tornero.

Para a gerência de produtos especiais da Anvisa, “o resultado do teste do Idec está de acordo com os resultados encontrados nas ações ficais realizadas pelo SNVS [Sistema Nacional de Vigilância Sanitária] e demonstra que a informação nutricional veiculada nos rótulos dos alimentos embalados é confiável”. O Idec discorda. “O resultado ideal seria 100% dos produtos apresentarem, no máximo, a variação permitida por lei, de 20%, que já é bastante flexível”, rebate Bortoletto.

tabelaidec

Acesse aqui o site do Idec para ler a matéria na íntegra.

Bianca Reis
Jornalista do Diário do Consumidor

É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s