Qual é o melhor sinal de telefonia e conexão de banda larga móvel?


No final do ano de 2013, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações –Anatel, a banda larga móvel totalizou 103,11 milhões de acessos,  dos quais 1,31 milhões são terminais 4G. Considerando o elevado número de usuários e de reclamações, a Agência lançou um aplicativo que permite o consumidor consultar a qualidade da telefonia e da internet móvel em todos os municípios brasileiros.

aplicativoanatel

Com o novo aplicativo, o usuário poderá consultar o ranking das operadoras, construído a partir dos indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos. Além disso, é possível acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores no período de até 12 meses. De posse dessas informações,  o consumidor poderá escolher de forma mais fundamentada qual a  operadora que melhor atende as suas necessidades.

Como funciona:

1 – O Consumidor poderá baixar o APP  “Anatel Serviço Móvel” em qualquer aparelho celular e/ou tablet que possuem o sistema Android ou IOS, nas lojas de aplicativos, Google Play e Apple App Store.

2 –  Ao abrir o aplicativo instalado, o sistema de GPS tentará realizar a geolocalização do seu aparelho. Se o seu GPS estiver habilitado, o telefone irá exibir automaticamente as informações do seu município com a sua localização exata, representada por um ponto azul. Caso isso não aconteça, você será direcionado a uma tela onde poderá selecionar qual o município que reside.

3 – Selecionando o local onde mora, o app irá mostrar uma relação das antenas de cada operadora de celular, segmentadas em rede 2G, 3G e 4G.  Quanto maior for o número de antenas ao seu redor mais condições a operadora tem de oferecer um sinal de qualidade ao usuário.

4 – Ao clicar na operadora do seu interesse, uma nova tela será aberta,  um mapa contendo a sua localização será mostrada, contendo em volta todas as antenas da operadora escolhida que existem  nas proximidades. É possível escolher mais de uma operadora.

5 – Clicando na antena escolhida, que será representada pelo o símbolo da operadora, abrirá uma caixa, sinalizando quais sinais que aquela operadora está transmitindo, no local onde está ( 2G, 3G e/ou 4G).

Também será possível acessar o aplicativo em uma versão web,  disponível no endereço, http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/

Dessa forma, o consumidor poderá saber quais são os sinais transmitidos por cada operadora de telefonia celular e a qualidade do sinal oferecida por cada uma delas.

Conheça mais o APP no vídeo feito pela a Agência, e entenda melhor as outras funções do sistema; https://www.youtube.com/watch?v=jOiFfePzGk0#t=53

 

É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.

7 comments

    • Prezado Edson,
      Obrigada pela contribuição. Inseri no texto o nome do aplicativo. “Anatel Serviço Móvel”
      Abçs
      Bianca Reis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s