Recall do brinquedo Arqueiro X


Recentemente, foi incluído no Banco de Dados de Acidentes de Consumo do Inmetro um registro de acidente envolvendo o brinquedo Arqueiro X. A Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) realizou uma investigação, por meio de ensaios no produto, para verificar se o brinquedo poderia causar danos à visão dos consumidores. Foi constatado que o Arqueiro X possui uma ponteira a laser com potência cerca de cinco vezes acima do limite inofensivo ao organismo humano e permitido, por exemplo, na Europa:1 mW.

Rapidamente o Inmetro se reuniu com o importador DTC Trading Company Eireli, responsável legal pelo produto no Brasil, que reconheceu a necessidade de retirar o brinquedo do mercado e se comprometeu a fazê-lo de forma voluntária. O Inmetro também publicou uma portaria complementar, incluindo o limite de potência de 1mW para laser contidos em brinquedos.

O consumidor que tiver comprado o produto deve entrar em contato com a empresa para solicitar reembolso ou substituição.

Casos similares no exterior

O Inmetro verificou que houve um recall de produto similar na Europa, divulgado no sistema RAPEX, por apresentar uma potência ótica acima de 1mW que é o limite aceitável pela norma IEC – 60825-1/ 2007 – Safety of laser products – Part 1: Equipment classification and requirements.

Detalhes do produto

Nome: Arqueiro X
Código de barras: 7898486473042
Fornecedor: DTC Trading Company Eireli (Rua Ricardo Cavatton, 166 – Lapa – São Paulo – SP)

Para mais informações acesse http://www.dtctoys.com.br/recal.php

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s