Limites mínimos de velocidade da banda larga ficam mais rigorosos


Pelos novos limites que entraram em vigor  no dia 1º de novembro, as prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos usuários.

velocidadebandalarga

Os novos limites mínimos de velocidade contratada pelos assinantes de bandas largas fixa e móvel entraram  em vigor no  sábado, 1º de novembro. Pelas metas estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia (banda larga fixa) e Móvel Pessoal (banda larga móvel), as prestadoras deverão garantir mensalmente, em média, 80% da velocidade contratada pelos usuários.

Em outras palavras, na contratação de um plano de 10MBps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 8MBps. A velocidade instantânea – aquela aferida pontualmente em uma medição – deve ser de, no mínimo, 40% do contratado, ou seja, 4MBps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 40% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de

A Anatel recomenda para as pessoas, que possuem este serviço contratado, verificar  a velocidade de sua internet. Caso seja constatado que o valor entregue está inferior ao que foi estabelecido pela a Agencia, os consumidores podem realizar uma reclamação pelo site da Anatel, as operadoras que receberem essas denúncias podem sofrer advertências ou multas, a penalidade vai depender da gravidade da ocorrência.

O acompanhamento da velocidade da banda larga móvel pode ser feito por meio do aplicativo desenvolvido pela agência. Clique aqui para saber mais sobre o aplicativo.  

Para outros sistemas operacionais móveis e banda larga fixa, as medições podem ser realizadas diretamente na página do projeto da: http://www.brasilbandalarga.com.br.

É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.

2 comments

  1. CLIENTE DA VIVO ,PRE,USO O PACOTE MENSAL.TENTARAM ME EMPURRAR O SEMANAL.LOGO RECLAMEI.SINTO QUE A VELOCIDADE NAO TEM SIDO MANTIDA!O QUE FAÇO? PEÇO UM DEMONSTRATIVO P.QUESTIONAR?

    • Prezado Edmilson,
      Veja os seguintes trechos da matéria, Acho que é um bom caminho:
      “O acompanhamento da velocidade da banda larga móvel pode ser feito por meio do aplicativo desenvolvido pela agência. Clique aqui para saber mais sobre o aplicativo.
      Para outros sistemas operacionais móveis e banda larga fixa, as medições podem ser realizadas diretamente na página do projeto da: http://www.brasilbandalarga.com.br.
      Caso seja constatado que o valor entregue está inferior ao que foi estabelecido pela a Agencia, realizar uma reclamação pelo site da Anatel, as operadoras que receberem essas denúncias podem sofrer advertências ou multas, a penalidade vai depender da gravidade da ocorrência.”
      Abçs
      Bianca Reis

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