Aplicativos e sites que podem te ajudar na hora de fazer compras


 

Colaboração: Luiz Carlos Rodrigues – Estagiário do Portal.


aplicativos-e-site

 

Sem dúvida, a possibilidade de acessar a internet de qualquer  lugar via telefone/ Smartphone se tornou indispensável no dia a dia das pessoas, facilitando inúmeras atividades como, por exemplo, fazer compras. Para apoiar os consumidores nesse período de festas de final de ano, reunimos os principais aplicativos e sites que podem ajudar a tomar decisões mais fundamentas na hora da compra e, em caso de problemas, apoiar no pós-compra.

reclame-aqui

O Aplicativo, que está disponível para plataformas Android e IOS, permite que o consumidor reclame do fornecedor, envie fotos, pesquise sobre a reputação da empresa, leia o que os outros consumidores falam sobre os fornecedores, veja as reclamações, saiba como elas são atendidas e quais os índices de solução das empresas em tempo real. Em caso de reclamação, a empresa terá um tempo para entrar em contato e tentar resolver o problema. Disponível para Andoide e  iPhone.

proconappNem todos os Procons fazem atendimento online. Entretanto, alguns estão oferecendo aos consumidores a possibilidade de fazer reclamação via internet e/ou telefone, além de disponibilizar  um aplicativo que possibilita o consumidor obter informações sobre seus direitos e deveres em tempo real,  acessar o mural de reclamações e mais. Atualmente, os Procon Carioca, Meu Procon-RJ, Procon Cuiabá  dispõem de app.

No site do Procon-SP há uma lista de sites que devem ser evitados, atualizados periodicamente. Antes de qualquer fechar qualquer compra online,  vale  consultar a lista.

 

meatende“Me Atende” tem por objetivo facilitar o relacionamento entre consumidores e empresas.  O aplicativo gratuito, permite que o cliente solicite o contato da companhia com a qual precisa falar e receba o retorno dela sem precisar passar por filas de espera e arcar com qualquer custo de ligação telefônica. Compatível com os sistemas operacionais iOS e Android.

 

cdcappO aplicativo do CDC é um excelente instrumento para quando estiver em uma loja comprando algum produto ou serviço  e tiver dúvida sobre seu direito ou dever. Por meio de um mecanismo de  busca por palavra-chave, você poderá, de qualquer lugar, encontrar a parte da lei referente ao problema que precisa resolver. Disponível para Android, IOS, e Windows Phone.

modalivreO aplicativo Moda Livre  informa as medidas que as marcas – as principais varejistas de roupas do país e empresas que já foram flagradas pelos fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – vêm tomando para evitar que as peças vendidas em suas lojas sejam produzidas por mão de obra escrava.  Todas as companhias foram convidadas a responder um questionário e, com base nas respostas, receberam uma pontuação que as classifica em três categorias de cores – verde,  amarelo e vermelho –, de acordo com sua conduta. Aquelas que não responderam foram automaticamente incluídas na categoria vermelha.  Disponível na loja da Apple e no Google Play e roda nos sistemas operacionais iOs 5+ e Android 4+.

 

consumidorgovO Consumidor.gov.br é  um novo serviço público para solução de conflitos de consumo por meio da internet desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, e monitorado conjuntamente pelos PROCONs e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O site permite a interlocução direta entre consumidores e empresas.

É permitida a reprodução parcial ou total deste material desde que citada a fonte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s