Inmetro comemora 20 anos do Programa de Análise de Produtos


Programa de Análise de Produtos avaliou mais de 300 produtos e serviços e hoje conta com um mais uma ferramenta para identificar os produtos que oferecem mais riscos ao consumidor, o Sistema Inmetro de  Monitoramento de Acidente de Consumo- Sinmac.

Às vésperas de completar 20 anos de existência, em 2015, o Programa de Análise de Produtos comemora em grande estilo e passa a limpo sua trajetória no quadro “Atenção Consumidor” do Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.  O Fantástico fez uma retrospectiva das inúmeras análises realizadas pelo Inmetro e mostrou os benefícios que elas  trouxeram para a sociedade.

Com o intuito de aperfeiçoar a seleção dos produtos e serviços que serão avaliados durante o ano, o Instituto criou em 2006 o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidente de Consumo- Sinmac. Trata-se de um banco de dados alimentado por relatos de consumidores que sofreram um acidente de consumo.

“Um acidente de consumo acontece quando um produto ou serviço provoca dano à saúde ou à segurança do consumidor, quando utilizado de acordo com as instruções de uso. Esse dano pode ser causado por um defeito no produto ou serviço, pela falta de informação ou ainda por informações incorretas em relação ao seu uso”, destaca Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade.

acidentedeconsuno-pap

Muitos registros de acidentes se tornaram temas do Programa de Análise de Produtos. A partir dos resultados encontrados, foram implementadas ações de melhoria, tais como, a criação de regulamentos técnicos, programas de avaliação da conformidade compulsórios, campanhas educativas, entre outras ações.

Visando ampliar a identificação de produtos e serviços que oferecem mais risco à saúde e à segurança do consumidor, o Inmetro também está realizando uma pesquisa. Para participar o consumidor deve acessar o site e responder as questões.

Para saber mais sobre o Sinmac e enviar o seu relato, basta acessar a página: www.inmetro.gov.br/sinmac

Sobre o Sinmac – No Brasil, o Inmetro monitora os acidentes de consumo em um banco de dados, por meio dos relatos de consumidores no site institucional. O Sinmac disponibiliza relatórios e dados estatísticos de acidentes de consumo registrados no País. Atualmente, eletrodomésticos, utensílios domésticos, produtos infantis e embalagens lideram o ranking de acidentes de consumo.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s