Inmetro faz pesquisa sobre acidentes de consumo


acidentepesquisa

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia convida a população a conhecer o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidente de Consumo (Sinmac), um banco de dados alimentado por relatos de consumidores que sofreram acidentes de consumo, e a responder à nova pesquisa sobre acidente de consumo (www.inmetro.gov.br/pesquisa). O objetivo é identificar os produtos e serviços que oferecem mais risco à saúde e à segurança do consumidor para subsidiar a lista de produtos que serão analisados nos próximos anos e também aprimorar critérios de avaliação em prol da segurança do usuário.

Corte, lesão, torção, intoxicação alimentar, são alguns prejuízos que um acidente de consumo pode causar. O uso indevido de um produto pode gerar esse tipo de acidente, mas quando um consumidor usa adequadamente, ou seja, conforme indicado pelo fornecedor e se acidenta mesmo assim,  configura-se um acidente de consumo.

“Um acidente de consumo acontece quando um produto ou serviço prestado provoca danos ao consumidor, quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso do fornecedor. Essa lesão pode ser causada por um defeito do produto, pela falta de informação adequada ou ainda por informações incorretas em relação ao seu uso”, destaca Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade.

O Inmetro  quer saber se você ou alguém da sua família já sofreu um acidente de consumo.  A partir da contribuição da população, são implementadas ações de melhoria, como a criação de regulamentos técnicos, programas de avaliação da conformidade compulsórios e campanhas orientativas, entre outras ações.

Participe! Sua colaboração é muito importante. 

One comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s