Férias Escolares: fique atento aos acidentes domésticos


acidentedomestico3É no período de férias que um simples descuido pode resultar em acidente. A recomendação de especialistas é redobrar atenção com crianças.  Acidentes ocorrem em sua maioria dentro de residências  e são mais comuns dentro da faixa etária dos 3 aos 12 anos. Nessa fase a curiosidade é grande e a criança tem autonomia para suprir algumas duvidas, afirma uma pesquisa realizada pela UNIFAES – Unidade de Formação em Aperfeiçoamento e Especialização.

O perigo pode estar em todo o lugar. Desde utensílios domésticos até os brinquedos. Entretanto, a Organização Não-Governamental (ONG) Criança Segura, alerta que 90% dos acidentes podem ser evitados a partir de mudanças simples dentro e fora de casa. Confira algumas dicas.

Brinquedos: Todo brinquedo, nacional ou importado, deve ter o Selo de Identificação de Conformidade do Inmetro, impresso na embalagem ou no próprio brinquedo. Isso indica que o produto foi submetido a ensaios e atende a requisitos mínimos de segurança. O selo deverá estar sempre visível ao consumidor e conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo que realizou a certificação o produto.

Além do “selo do Inmetro” as embalagens devem conter: os dados do fabricante; todas as informações sobre o produto, incluindo orientações e advertências de eventuais  riscos que podem surgir durante o uso,  e a  indicação de faixa etária a qual o produto é destinado. Todas as informações devem estar escritas em português.

Fogão: A cozinha que 80% dos acidentes acontecem, de acordo com a Pesquisa realizada pela Organização Consciência Preventiva em  hospitais de São Paulo.  A cozinha não é lugar de criança, especialmente no momento de preparo dos alimentos. Para evitar que a criança pegue em uma panela quente, nunca deixar os cabos virados para fora do fogão.

Geladeiras: Os ímãs de geladeira devem ficar longe do alcance das crianças, pois são chamativos e podem ser facilmente engolidos.

Produtos Químicos: Os  produtos de limpeza devem ser guardados com cuidado e em locais de difícil acesso. As crianças não devem mexer com álcool ou outras substâncias.

Medicamentos: Os remédios devem estar guardados longe do alcance das crianças, como em prateleiras altas e armários trancados.

Escadas: Não se esqueça de colocar protetores ou barreiras nas escadas enquanto as crianças forem pequenas, principalmente na época em que os filhos começarem a engatinhar ou andar;

Nunca deixe escadas portáteis ao alcance das crianças.

Janelas e Sacadas: Grades ou telas de proteção são fundamentais para evitar acidentes.

Tomadas:  Existem no mercado diversos protetores de tomadas. Este tipo de cuidado é fundamental para quem tem filho pequeno em casa;

Eletrodomésticos:  Mantenha-os sempre em local seguro e de difícil acesso para as crianças os eletrodomésticos que possam causar ferimentos a elas, como máquina de costura, ventiladores, circuladores de ar, aquecedores, ferro de passar etc.

Móveis em geral: Alguns possuem bordas rígidas e cantos afiados que se tornam risco para crianças. Considere colocar proteções macias e com bordas arredondadas nestes locais;

Tenha cuidado com cadeiras de balanço e reclinadores, os dedos das crianças podem facilmente ser esmagados ou presos em suas junções;
Evite mesas que não tenham apoio por suas laterais, evitando o risco de tombar caso a criança se apóie. Tampos de vidro ou de materiais quebráveis também devem ser evitados;

Caso um móvel possa servir como escada para uma criança, prenda-o à parede utilizando-se de parafusos e buchas;

Não deixe móveis instáveis em locais em que a criança costume brincar;

Instale trancas nas gavetas de armários, cômodas e criados-mudos, de forma a impedir que a criança use as gavetas como degraus;

As toalhas de mesa não devem ter pontas caídas para fora da mesa.

Piscina: Os pais nunca devem deixar a criança sozinha próxima da piscina. Em clubes, faça seu filho usar bóias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s