Por que restringir ou retirar a lactose da alimentação diária?


Certamente, você já se fez essa pergunta. Para respondê-la entrevistamos a nutricionista Josiane Spencer, Membro do The Institute for Functional Medicine, que nos explica o que é mito e o que é verdade quando o assunto é o consumo do leite e derivados.

semlactose

As dietas da moda, utilizadas pelos grandes ícones da beleza, têm preconizado a retirada da lactose. Ao mesmo tempo, não por acaso,  o mercado consumidor viu aparecer nas prateleiras inúmeros produtos sem lactose ou alternativas para substituir leite como, por exemplo, o leite de soja, de arroz e/ou de amêndoa que, normalmente,  são mais caros.

Além da questão estética, supervalorizada pela sociedade atual, há a preservação da saúde. O leite é a base alimentar de muitas crianças e, até recentemente, ele e seus derivados eram indispensáveis em qualquer cardápio equilibrado de uma pessoa adulta.

Por outro lado, não há dúvidas de que as pesquisas nessa área têm avançado muito e, a todo o momento, nos deparamos com novas orientações para uma alimentação mais saudável. Entretanto, é preciso cuidado para entender o que é moda, os mitos que prometem emagrecimento milagroso e o que é importante para ter uma boa alimentação.

Sendo assim, entrevistamos a nutricionista Josiane Spencer, Membro do The Institute for Functional Medicine e responsável pela clínica que leva o seu nome, no Rio de janeiro, para que possamos compreender melhor quais as razões para evitar a lactose e quem deve evitá-la.

mitoseverdades

Por que as dietas mais recentes estão condenando o consumo de lactose?

Primeiro vamos entender o que é lactose. Essa substância é o açúcar naturalmente presente no leite. Quando nascemos, nosso trato digestório possui uma enzima chamada lactase que é responsável por metabolizar a lactose do leite, mas à medida que vamos crescendo, a produção de lactase diminui e pode até desaparecer, o que faz com que a digestão de leite e derivados fique comprometida, podendo causar vários desconfortos como: diarreia, náusea, dor ou distensão abdominal, constipação intestinal e, em alguns casos, até mudança de humor. Sendo assim, é natural que seja indicado o consumo moderado dos alimentos que contenham lactose.

Quem deve de fato cortar leite e derivados? Há algum exame que identifique uma intolerância?

O indivíduo adulto, por naturalmente não poder digerir bem o leite por deficiência de lactase, deve consumir com moderação e se possível evitar comer os derivados de leite. Hoje, podemos identificar a intolerância à lactose através de exames laboratoriais como: Teste de Intolerância a Lactose, Teste de Hidrogênio na Respiração e o Teste de Acidez nas Fases.

Qual o impacto do corte da lactose em relação à perda de peso?

Atualmente, é muito comum encontrarmos pessoas que estão restringindo o consumo de lactose da dieta com o objetivo de perder peso porem não há evidências científicas de que a retirada da lactose da alimentação promova o emagrecimento. O que podemos constatar é que o acumulo de lactose no intestino promove um acumulo de bactérias nocivas que acabam provocando gases, diarreia, abdômen distendido e quando se retira a lactose da dieta ocorre uma melhora da saúde do indivíduo, o intestino é regularizado e, por consequência,  ocorre uma perda de peso.

Como fica a questão do cálcio para quem precisa ou opta por essa dieta?

Não é correto afirmar que o leite é a única ou a melhor fonte de cálcio, se fosse dessa forma, países que culturalmente não consomem leite como a Índia, o Japão e a China, por exemplo, seriam campeões em casos de osteoporose, e o que vemos é justamente o contrario. Temos na natureza várias fontes de cálcio, inclusive com maior biodisponibilidade que os laticínios. Podemos destacar os vegetais verde-escuros como brócolis, couve, agrião, as leguminosas (feijões, soja, lentilha, ervilha, grão-de-bico). Outra fonte rica em cálcio é o tofú, queijo feito de soja.

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