Vício oculto: “defeito” que costuma aparecer depois do final da garantia do produto


Uma parcela expressiva das reclamações que recebemos está relacionada a produtos duráveis como, por exemplo, os eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Na maioria das vezes, as queixas envolvem problemas relacionados ao mau funcionamento dos produtos que, juridicamente, são chamados de vício.

O vício se caracteriza quando ocorrem problemas decorrentes de sua fabricação e não do mau uso ou desgaste natural do equipamento. Popularmente, costumamos chamar esse tipo de acontecimento de “defeito”. Em uma primeira análise, pode parecer que estamos falando sobre alguma coisa óbvia. Entretanto, o vício pode ser aparente, facilmente detectável pelo consumidor, ou oculto, que só pode ser constatado após certo tempo de uso, dificultando a comprovação de que se trata de um problema pré-existente.

O vício oculto, esse um pouco mais complexo de ser comprovado, ainda é um assunto pouco conhecido pelo consumidor e quem sabe o que é, muitas vezes, desconhece como proceder para fazer valer o seu direito. Assim, para esclarecer alguns pontos que ainda estão obscuros sobre esse assunto, conversamos com o Diretor Presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor – Idecon, Dr. Reginaldo Araújo Sena.

Para ilustrar para o consumidor e facilitar a compreensão de como se configura um vício oculto, o Diretor  Presidente do Idecon trouxe como exemplo duas recentes reclamações que a instituição recebeu:

“O primeiro caso foi de uma consumidora que nos apresentou uma reclamação sobre a compra de uma geladeira, há três anos atrás, que estava gelando em excesso. O produto era usado na temperatura indicada pelo fabricante e horas depois era preciso desligá-lo por causa do excesso de gelo. Ela abriu uma reclamação junto ao fabricante e este se negou a fazer o conserto, alegando que a garantia já tinha se esgotado. Depois de algumas perguntas e investigação junto a consumidora, descobrimos que esse mesmo problema técnico já havia ocorrido com 6 meses de uso, logo, estava caracterizado aí o vício oculto, ” esclareceu o especialista.

 “Outro caso, igualmente importante, foi em relação à tela de um televisor que rachou sozinha. Mesmo dentro da garantia, o fabricante se negou a consertar o produto sem que o consumidor assumisse o custo do conserto, pois alegava que a rachadura na tela do aparelho se deu por uma queda. Entretanto, ficou comprovado que o vidro rachou sozinho, não havia arranhão ou marcas de queda. Não foi fácil, pois, a todo instante o fabricante alegava a queda, mas conseguimos convencê-lo do contrario,” afirma Sena.

Para dirimir quaisquer eventuais dúvidas,  Dr Reginaldo nos explicou quais  são os indícios de um vício oculto: “é todo defeito, que ocorre sem que o consumidor tenha contribuído pra sua existência. É comum o fornecedor alegar que foi mau uso ou que foi o consumidor que deu causa e a situação se torna mais grave, quando aparece o “defeito” após vencer a garantia. É incrível, mas a maioria das reclamações que recebemos é justamente quando vence este prazo. É uma baita coincidência!”

Ele comentou que é comum, quando ocorre um problema no aparelho, o fornecedor ficar tentando ganhar tempo, com o intuito de jogar a responsabilidade para o consumidor. Para evitar isso ele recomenda procurar inicialmente o fabricante, sempre se munindo de provas nestes contatos, pois, às vezes, as tratativas ficam por telefone, sem comprovantes do que foi acordado, e isso  atrapalha muito caso tenha que recorrer à justiça. “A reclamação deve sempre ser formulada por e-mail, carta ou diretamente nos Órgãos de Defesa do Consumidor”, aconselha o especialista.

É importante lembrar que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para reclamar de um vício oculto é de 90 dias, a partir do momento em que ficar evidenciado o problema (Art. 26).

 Esse prazo é diferenciado porque um bem durável, relativamente novo, não pode parar de funcionar logo em seguida ou pouco depois do vencimento do prazo de garantia dado pelo fornecedor, que normalmente é de um ano. Entretanto, deve ser considerado o tempo médio de vida útil do produto, como, por exemplo, foi o coso da geladeira, citado acima.

Assim, caso o problema apresentado pelo produto seja caracterizado como vício oculto, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o vício sem qualquer custo adicional. Caso enfrente dificuldades,   procure os Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor.

 Por fim, o Diretor Presidente do Idecon, Dr Reginaldo Araújo Sena, relacionou alguns cuidados que o consumidor deve ter na hora da compra de aparelho elétrico ou eletrônico:

  1. Algumas empresas insistem em ligar o parelho no momento da compra para se eximir de eventual responsabilidade após a compra. Recomendo que não permita, compre e ligue em casa, sempre acompanhando o manual.
  2. No momento da entrega, peça para o entregador tirar da caixa, pois muitas vezes o aparelho chega na casa do cliente quebrado.
  3. Fique atento ao comprar produtos importados, é sempre bom verificar de quem é a responsabilidade e, principalmente, se tem rede de oficinas credenciadas em sua região ou município.
  4. Cuidado ao comprar produto em mostruário, o fornecedor coloca a placa “ Produto à venda do jeito que se encontra”, ou seja, depois, se tiver com defeito, mesmo que seja oculto, o fornecedor vai alegar que ele sabia.
  5. O vicio oculto, em alguns casos, se confunde com variação de energia, mau uso, transporte, armazenamento e ou instalação. É sempre bom o consumidor ficar atento, não compramos um produto para nos causar desconforto e estresse e sim satisfação. Na dúvida, acione imediatamente o fornecedor.

49 comments

  1. OLA.. MEU NOME É ANA CARLA DE SOUZA DE ANDRADE , COMPREI UM ÓCULOS DE GRAU PARA MINHA FILHA . QUE EU CARACTERIZEI COMO VICIO OCULTO , PORQUE CADA 2 MESES A ARMAÇÃO SE QUE BRA . JÁ TROQUEI MAIS DE 3 VEZES , E SEMPRE SE QUEBRA NO MESMO LUGAR . AGORA ELES DIZEM QUE NÃO VÃO TROCAR MAIS , ´PORQUE A GARANTIA ACABOU . EU DISSE , QUE A ARMAÇÃO QUEBRA NO MESMO LUGAR PORQUE NÃO É BOA , ELES NÃO TROCAM NEM DEVOLVE O MEU DINHEIRO OQUE EU FASO ? POIS A ARMAÇÃO NÃO É BARATA, E TODA VEZ QUE EU TROCO TENHO DE PAGAR AS LENTES PORQUE CADA ARMAÇÃO TEM UM TANHO DIFERENTE DE LENTES ..

    • Prezada Ana Carla,
      Sugiro que você reúna todos os documentos que demonstrem o que você me contou e procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  2. No caso da empresa alegar mau uso, porém que não se relaciona ou justifica com o mesmo. Ex: celular com tela trincada, porém defeito que não prejudica seu uso. Mas o microfone frontal (existe +2 na traseira) desde a compra apresentava defeito de volume baixo e agora não capta nada. A Microsoft/Nokia deferiu alegando mau uso, porém e algo que não se tem nada a ver. Se pesquisar no Google pelo termo “Lumia 930 defeito microfone” vai se verificar uma centena ou milhares de consumidores com mesmo defeito. No caso cabe entrar com processo civil, ou o PROCON resolveria?

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  3. olá, meu nome é Patricia e no dia 31/10/14 comprei um motg 2 gereção e,ele rachou a tela e a garantia falou que não cobre ,eu paguei e troquei, agora ele deu um defeito na placa interna (liga mostra o logotipo da motorola e desliga) antes ele travava e quando descarregava voltava ao normal agora nem liga, mas a motorola falou que não conserta sem eu pagar pq já foi aberto para a troca da tela e assim perdeu a garantia, o que eu faço ? quais são meus direitos mediante a isso ? cabe o processo ? agradeço desde já .

  4. Ola bianca …. tenho uma duvida.
    Tenho uma tv led 40 polegadas samsung …
    Comprei ela faz 1 e meio , a seis meses atraz ela deu uma diminuiu o brilho da tela …
    Para ser mais exato diminuiu a luz de fundo a tela ficou escura .
    Fiquei meio assim .passado uma semana levei na autorizada samsung . Ficou la para analise pois ainda estava na garantia , detectado o defeito eles realizaram o conserto .
    Passaram-se seis meses ela de novo ela escureceu a imagem .
    Sendo assim oque posso fazer ??
    Desde ja agradeço …

    • Esqueci de falar, logo depois que eles a consertaram ela saiu da garantia oque posso fazer onde posso ir para resolver meu problema .
      Pois vi que a vida util de uma tv e de pelo meno 5 anos . E a minha nao tinha nem um ano direito pois ainda estava na garatia da loja quando deu seu primeiro defeito .
      Oque vc me recomenda fazer .
      Denovo desde jah agradeço.

    • Prezado,
      A Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, PROCONs e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor lançaram recentemente uma ferramenta para solução de conflitos de consumo por meio da internet. Dessa forma, sugiro que acesse o site Consumidor.gov para que eles viabilizem a interlocução direta com a empresa reclamada, que está participando dessa iniciativa. O endereço do site completo é http://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1407262879356
      Abçs
      Bianca Reis

  5. Comprei um REFRIGERADOR BRASTEMP BRE 80 à vista, paguei valor R$ 3.500,00, após menos de 10 meses de uso quebrou. Já solicitei várias vezes o reparo, pois está dentro da garantia. Técnico veio 02 vezes em minha casa e só troca peças e ainda continuo tendo um prejuízo enorme. Perdi todos meus alimentos, inclusive abastecimento de carnes variadas dentro do meu freezer que compro mensalmente. Isso ocorreu há mais de 07 dias, e continuo sem refrigerador ainda, inclusive tive que perder 02 dias de trabalho para aguardar o técnico e nada foi solucionado.
    Liguei SAC da Brastemp e me informaram que não existe mais uma Ouvidoria, que caso eu não quisesse mais que tentassem reparar o dano, que eles avisariam a fábrica e o caso ainda seria analisado.
    Estou me sentindo muito lesada, e preciso URGENTE da reparação desses danos e voltar a minha rotina normal. O que fazer??? Quero que divulguem o PÉSSIMO atendimento e que a marca BRASTEMP não é mais segura no mercado !!!

    • A Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, PROCONs e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor lançaram recentemente uma ferramenta para solução de conflitos de consumo por meio da internet. Dessa forma, sugiro que acesse o site Consumidor.gov para que eles viabilizem a interlocução direta com a empresa reclamada, que está participando dessa iniciativa. O endereço do site completo éhttp://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1407262879356
      Abçs

  6. ola ,comprei um carro 0km vw com som agregado ao mesmo e comandos no volante, a garatia e de 1 ano e ao trocar a bateria com quase 3 anos de uso o aparelho de som pediu um codigo que vem descrito no manual ,fiz o processo segundo o manual mas nao deu certo,levei na autorizada e tambem nao deu certo, a autorizada nao achoo nehum defeito no aparelho talvez causado por mim na troca da bateria ,mas nao querem trocar o som porque a garantia ja acabou ,porem esse codigo veio errado de dentro da fabrica. ,o que eu devo fazer?

    • Sugiro que procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.
      Abçs.
      Bianca Reis

  7. Olá, se eu encaminhar um produto com defeito para assistência técnica estende o prazo da garantia ? ou algo do tipo ?

  8. comprei um celular sony xperia z2 (a prova dagua) e um mes antes de acabar a garantia precisei de reparo no aparelho por conta de agua q mesmo todo vedado entrou agua, mandei pra eles e tal via postagem…
    ai eles me mandaram um sony xperia z3 novo, com nota fiscal nova so q escrito no campo “natureza de operação: remessa reposicao em garantia-st”
    certo ai a tela desse celular trincou sozinha de uma hora pra outra, sem queda sem mau uso nem nada, isso afetou o touch screen, mandei novamente pra eles, eles me devolveram sem reparar, e com uma “carta de devolução de aparelho nao reparado” com o seguinte motivo assinalado “nota fiscal de reposicao ou substituição em garantia com data superior a 90 dias”

    a garantia que eu tenho sobre o aparelho nao seria de um ano por eles terem me dado um novo aparelho?
    obg pela atençao aguardo resposta…

  9. Bom dia!
    Comprei uma geladeira continental de R $2.900,00 com garantia estendida!
    Faltando 2 meses para acabar a garantia a geladeira pifou não gelava nem em baixo nem no congelador!
    Depois de muita briga vieram a minha casa e trocaram as peças!
    So que a garantia acabou em novembro e agora a geladeira pifou de novo!
    Me trazendo muitos danos financeiros!
    Perdi alimentos e carnes que estavam nela!
    O que devo fazer?
    Tenho direito a algo?

  10. OLA. GOSTARIA DE SABER SE O MEU CASO CARACTERIZA VICIO OCULTO. COMPREI UM TENIS NA LOJA CENTAURO DO SHOPPING GRANDE RIO NO RIO DE JANEIRO DIA 07/11/2015, EXATAMENTE NO CARNAVAL DIA 07/02, O TENIS ABRIU DO LADO, OU SEJA DESCOLOU A COSTURA, COMO A MINHA NF EXTRAVIOU, ENTREI EM CONTATO NO DIA 10/02 COM O SAC E ELES FALARAM PARA MANDAR UM EMAIL, SOLICITANDO UMA SEGUNDA VIA DA NF, ENVIEI E ELES FICARAM ME PEDINDO UM MONTE DE INFORMAÇÃO ATÉ QUE DIA 15/02 ELES DISSERAM QUE ENVIARAM UMA DECLARAÇÃO DE COMPRA PARA A LOJA E FALARAM PARA EU IR LA, CONSEGUI IR ONTEM DIA 17/02 E LEVEI O PRODUTO, ELES DISSERAM QUE IAM ENVIAR AO FABRICANTE PARA ANALISE, E HOJE MENOS DE 24 HORAS ELES RETORNARAM E DISSERAM QUE O FABRICANTE NEGOU A TROCA DIZENDO QUE JA HAVIAM SE PASSADO MAIS DE 90 DIAS PARA TROCA. AINDA ESTOU PAGANDO O TENIS POIS COMPREI EM 4 PARCELAS E AGORA ELES DIZEM QUE VOU TER QUE FICAR COM UMPRODUTO QUE NÃO POSSO MAIS USAR PORQUE RASGOU. TENHO DIREITO A TROCA CONSIDERANDO O VICIO OCULTO?

  11. Bom dia. Comprei um televisor da marca LG de 42′, mas com um ano e um mês de uso o televisor apareceu uma mancha branca na tela. A garantia foi de um ano. No meu caso não foi queda ou batida de alguma forma no televisor pra acontecer esse evento. O que posso fazer em relação a isso?

  12. Comprei um celular com garantia d e um ano, porém um ano e um mês depois ele deu um defeito de fabrica, caracterizando assism um defeito oculto , a empresa aceitou fazer a manutençao e me informaram que para essas situaçoes a empresa tem a obrigaçao de fazer o reparo em 30 dias ou devolver o dinheiro, mas ja passaram mais de 30 dias e nao tenho nem o aparelho e nem o dinheiro de volta o que eu posso fazer ?

  13. Olá, Bianca Reis, boa tarde.

    Comprei um televisor na época de ponta do fornecedor Samsung, isso tem 3 anos e de um ou dois meses para cá ele vem apresentando um problema de liga/desliga sozinho.
    Após várias pesquisas na Internet identifiquei que outros modelos da mesma marca vem dando problema (o mesmo defeito).
    Entrei em contato com a Samsung, informando o que estava ocorrendo e fui informado pela atendente que deveria levar até uma assistência técnica onde se detectado o problema eles fariam a troca da peça ou da mercadoria.
    Levei na assistência indicada por eles e desde então começou um transtorno na minha vida.
    A assistência detectou que o problema era o mesmo que estava aparecendo em outros modelos porém o modelo da minha não aparecia na lista do que eles para maquiar chamam de “cortesia”.
    Entrei em contato diversas vezes na central de atendimento, onde fui bem mau tratado enfim,
    Agora recebi uma carta deles informando que mesmo sendo vício como não está mais na garantia eu deveiria pagar o conserto.
    Tratando-se de um bem durável eu não tenho direito nenhum de ressarcimento?

  14. Olá Bianca..

    Sou Rosana, comprei um home theater há 1 ano e 1 mês, pela internet, o mesmo veio com garantia de 1 ano, e uma semana depois de vencer a garantia do fabricante ele parou de funcionar, levei então na autorizada, que me informou que a placa está queimada, o concerto fica R$ 450,00, mas paguei pouco mais de R$ 500,00. Não aconteceu nada de anormal, eu desliguei e não ligou mais.
    Será que é caso de vicio oculto? eu tenho direito da garantia legal de 90 dias?

  15. NO CASO SEM GARANTIA: É LEGAL A EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA COBRAR VALOR DO CONSERTO MAIOR QUE O VALOR DA NOTA FISCAL DO APARELHO? EM MENOS DE 70 DIAS DA COMPRA CONFORME NOTA FISCAL.

  16. Olá, tenho uma dúvida, comprei uma TV, e ela está relativamente nova, na verdade ela tem 2 anos e meio de uso apenas, e sem mais nem menos esses dias ela parou de funcionar, sei que não queimou, mais acredito que tenha que ser trocado alguma peça, ela está em bom estado e sempre foi bem cuidada. Nesse caso gostaria de saber se tenho algum direito, se o fabricante tem que trocar a peça sem custos adicionais. Ela já está fora da garantia, porém não me conformo que um produto novo tenha esse tipo de problema e que nada possa ser feito. Desde já agradeço.

  17. Olá, será que você pode me ajudar a minha geladeira tem pouco menos de 2 anos e tem garantia estendida , acontece que ela parou de funcionar do nada e o técnico veio aqui e e disse que teria que trocar o motor e o painel. A minha duvida é, será que posso pedir uma geladeira nova ou deixo trocarem o motor?

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

  18. Olá comprei uma geladeira no dia 10 de Maio de 2015, e exatamente 1 ano após a compra ela começou a dar defeito, ela não está refrigerando de jeito nenhum. Entrei em contato com o fornecedor por telefone 2 dias depois o término da garantia ( que foi de 1 ano) e eles alegaram que não podem arcar com as despesas do conserto pois já se passou o prazo da garantia. O que eu faço?

  19. Olá,

    Comprei um celular da samsung no dia 02/05/15 a qual em outubro de 2015 ele apresentou vicio que não estava ligando, levei o mesmo na assistência técnica e uma semana depois me entregou o aparelho funcionando perfeitamente. Porém dia 19/04/15 tive que recorrer a assistência técnica novamente, pois meu celular apresentou o seguinte problema(não estava carregando, CONECTOR DE USB NÃO FUNCIONA), sendo assim a garantia do produto acabaria no dia 02/05/16. Hoje faz 30 dias que meu celular está na assistência, a qual ligo, ou efetuo consulta no site do mesmo onde informam que estão aguardando peças para solução do problema. O que posso fazer em relação a isso? A quem devo procurar o Procon, a Loja, a Assistência técnica ou a Samsung?

    • A Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, PROCONs e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor lançaram uma ferramenta para solução de conflitos de consumo por meio da internet. Dessa forma, sugiro que acesse o site Consumidor.gov para que eles viabilizem a interlocução direta com a empresa reclamada, que está participando dessa iniciativa. O endereço do site completo é http://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1407262879356
      Abçs
      Bianca Reis

  20. olá.. meu caso.
    comprei um ford fusion 2010 usado semana passada estava na BR E A DIREÇÃO TRAVOU quase bati de frente com um carreta. chamei um mecanico e ele reprogramou a direção, mas depois do defeito esta com um barulho horrivel. Pesquisei e esse defeito é cronico, inclusive a ford fez um recall ano passado em 14mil veiculos´, mas o meu não esta contido na lista. O conserto na css fica em 4100. minha duivda é eu poderia alegar vicio oculto e ja reconhecido pela montadora… não posso mais pegar br com o carro pq ele pode perde a direção em qualquer momento

  21. comprei um ford fusion 2010 usado semana passada estava na BR E A DIREÇÃO TRAVOU quase bati de frente com um carreta. chamei um mecanico e ele reprogramou a direção, mas depois do defeito esta com um barulho horrivel. Pesquisei e esse defeito é cronico, inclusive a ford fez um recall ano passado em 14mil veiculos´, mas o meu não esta contido na lista. O conserto na css fica em 4100. minha duivda é eu poderia alegar vicio oculto e ja reconhecido pela montadora… não posso mais pegar br com o carro pq ele pode perde a direção em qualquer momento

  22. olá,
    Existe uma outra forma de adquirir um laudo técnico de algum laboratório ou assistência que comprove a infidelidade do produto com vício oculto?
    Ocorre que as autorizadas técnicas não querem emitir esses laudos para nós, pois a intenção das mesmas é que nós concertemos, pois eles querem dinheiro e não ajudar a nós consumidores!
    Meu caso é a TV LED Samsung un32fh4205 que começou a apresentar problemas como reinicialização inesperada e tela escura até que a mesma não quis ligar mais!
    Executei o comando no controle remoto para resetar a TV e ver se ela voltava, ela retornou a ligar, mas o defeito da tela escura, com imagem quase imperceptível continuou, assim como a ausência de áudio do televisor. a TV estava com somente 2 anos de uso e simplesmente parece que esperou a garantia acabar para dar defeito!
    Preciso me direcionar corretamente pois quero entrar com uma causa na justiça, mas preciso de documentos que atestem o defeito de fabricação.

    Grato!
    att,

  23. Oi comprei uma maquina de lavar com 6 meses estragou e levei na assistência arrumaram , porém deu o mesmo defeito no mesmo lugar ! A questão é q faz 9 dias q a garantia venceu ! O q fazer ? Se deu problema no mesmo lugar ?

    • A empresa deve sarnar o problema sem ônus para você. Caso enfrete dificuldade, procure apoio jurídico para receber orientação adequada. Você pode procurar o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs

  24. Comprei um celular Asus Zenfone 5 no ano passado (12 de maio de 2015), porém com 7 meses de uso ele apresentou o primeiro problema esquentava muito e não carregava mais. Enviei para a assistência técnica e fizeram o reparo do meu celular. Porém agora apresentou um novo problema com apenas dois meses que acabou a garantia, ele reinicia sózinho varias vezes ao dia. Liguei na assistencia e falaram que eu deveria enviar o celular pagando o valor do frete e o reparo do mesmo. Gostaria de saber se isso é correto da parte deles, pois eu não dei causa para o problema apresentado no celular.

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