Eventos escolares pagos: saiba o que é certo ou errado


 Ao colocar os filhos em uma escola da rede privada,  muitos pais não se dão conta de que,  além dos gastos destinados as mensalidades escolares,  existem outros que podem pesar no orçamento familiar. Esse é o caso dos eventos promovidos pelos colégios, gerando um custo que, na maior parte das vezes, não são esperados.

https://i0.wp.com/www.fucamp.edu.br/wp-content/uploads/2013/01/formatura.jpg

É muito comum colégios realizarem eventos interno e externo, solicitando a colaboração financeira dos pais. Viagens para cidades históricas, feira cultural, peça teatral, são alguns exemplos dos acontecimentos promovidos pelas escolas particulares. O custo pode ficar ainda mais alto quando o estudante estiver no final do segmento escolar, pois muitas escolas promovem festas de formatura bastante salgadas para o bolso das famílias.

Ser surpreendido com mais um custo que não está planejado não é agradável nem fácil de administrar. Assim, o Portal do Consumidor conversou com a assessora técnica do Procon-SP, Leila Cordeiro, para saber quais são os direitos dos pais nessas situações.

Pagamento de atividades pedagógicas:

 É bastante comum que as escolas promovam ao longo do ano letivo semanas culturais, passeios por pontos turísticos da cidade e festinhas para comemorar algumas datas importantes. No entanto, a  Dra. Leila Cordeiro afirma que “essas atividades devem ser avisadas aos pais no início do ano letivo. O colégio deve discriminar no contrato escolar quais as atividades pedagógicas deverão ser pagas, dando uma estimativa de custo para os responsáveis,”  informa a especialista. Caso essa comunicação não aconteça com antecedência, não existe a obrigação do pagamento e o responsável pode exigir da instituição a participação do aluno.

Formatura:

A assessora técnica do Procon-SP, ressalta a necessidade da convocação dos responsáveis para apresentar as propostas com as opções de formatura e os valores a serem pagos. Segundo ela, se os pais optarem pela realização do evento fora do colégio, será preciso saber se a escola será intermediária na contratação da empresa de formatura ou se a negociação vai acontecer entre o responsável e a empresa, sem o intermédio da instituição de ensino.

Vale lembrar, que tudo deve ser negociado com os responsáveis, não com os alunos. Caso o estudante opte por não participar da cerimônia, o diploma deve ser entregue, na própria instituição, em uma data determinada pelo colégio.

É muito importante, que os pais guardem todos os tipos de documentos que comprovem os pagamentos efetuados e qualquer problema, devem procurar o Procon mais próximo de sua residência.

One comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s