Inmetro suspende registro de berço dobrável da Burigotto e determina retirada do produto do mercado


berco-desmontavel-burigotto-nanna-com-rodiziosregulagem-de-altura-trocador-e-porta-objetos-176419100Com base nos registros de acidentes cadastrados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, o Inmetro conduziu um estudo para averiguar a existência de potenciais riscos no berço da empresa Burigotto S/A, modelo Nanna, com o objetivo de ampliar a segurança do produto, que é regulamentado pelo Instituto e só pode ser comercializado após ser submetido a um processo de certificação e autorizado, por meio da obtenção do respectivo registro do produto junto ao Inmetro, a utilizar o Selo de Identificação da Conformidade.

O estudo, que considerou cenários de uso normal do berço, simulando diversas posições e travamentos, evidenciou risco de asfixia em espaçamento indevido entre as laterais e extremidades dos berços e os colchões.

Visando evitar que outros modelos apresentem risco similar ao detectado e considerando a necessidade de respaldar as ações de acompanhamento no mercado, o Inmetro publicou a Portaria n° 243/Presi, em 21/05/2015, aumentando o rigor da regulamentação e determinou a imediata retirada do mercado do berço da marca Burigotto, modelo Nanna.

Sendo assim, o consumidor que possuir este modelo de berço dobrável deve suspender imediatamente o uso e entrar em contato com a empresa para obter mais informações ou com a Ouvidoria do Inmetro pelo e-mail ouvidoria@inmero.gov.br.

7 comments

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  1. Oi, tenho um mini berço desmontavel da burigoto que também fica um espaço entre o colchonete e a lateral do berço. Devo entrar em contato com a burigoto tb?

    • Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  2. ENTENDO QUE ESTA MATÉRIA DEVERIA SER VINCULADA NA TV.PARA ABRANGER UMA CAMADA MOIR DA POPULAÇAO.

  3. Tenho um mini berço nunca utilizado. Estamos querendo usá-lo, nas face aos últimos acontecimentos estamos com medo. Como proceder? Ganhamos ele no chá de bebê em abril/15. Nossa filha tem 5 meses

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s