Você usa água sanitária em casa? Fique atento aos riscos


A água sanitária é um dos produtos de limpeza presente em quase todos os lares brasileiros. Com um uso versátil ela é usada na lavagem de tecidos, pisos e ambientes, com a finalidade de limpeza, desinfecção, desinfestação, sanitização, desodorização e odorização, além de desinfecção de água para o consumo humano, frutas, legumes e verduras, entre outras utilidades.

Por ser um forte oxidante, a água sanitária deve ser manejada com cuidado, uma vez que os produtos da sua oxidação são corrosivos, podendo ocasionar queimaduras na pele e nos olhos, principalmente quando em altas concentrações.

Dados do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul4 – CIT/RS ratificam essa informação, evidenciando que, no período compreendido entre 2005 e 2011, este tipo de saneantes foi a terceira maior causa de acidentes do banco do CIT/RS.

Dessa forma, a compra, o uso, o armazenamento e o descarte da embalagem de merecem cuidados. Confira dicas do Instituo Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec sobre o produto.

Cuidados no momento da compra

Só comprar produtos devidamente registrados na ANVISA. Para ser registrado o produto deve atender às normas que visam garantir sua qualidade e segurança.

Atenção: Não comprar produtos de origem duvidosa ou clandestinos. Esses produtos não seguem normas de qualidade e segurança e no caso de acidentes (ingestão, alergias, queimaduras) é impossível identificar devidamente as substâncias químicas presentes no produto, o que impede o socorro apropriado. Também é impossível responsabilizar o fabricante por eventuais danos relacionados ao produto.

Todo produto registrado é devidamente rotulado e é no rótulo que o consumidor pode obter informações necessárias para o uso seguro do produto.  São informações obrigatórias nos rótulos de Água Sanitária:

– Nome e /ou marca do produto, nome do fabricante ou importador, com endereço completo, telefone e também o nome do técnico responsável pelo produto, número do registro ou da notificação na ANVISA;

– Finalidade de uso; instruções de uso; composição e quantidade do princípio ativo (Cloro Ativo entre 2,0 e 2,5% p/p); cuidados de conservação; lote, data de fabricação e validade (nunca na tampa do produto);

– Alerta: “CONSERVE FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS E DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS”, alem de informações sobre os perigos os  primeiros socorros.

Fonte: Relatório sobre Análise em Água Sanitária – Programa de Análise de Produto do Inmetro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s