Aumento do limite para desconto em folha é visto com desconfiança


Para o Procon Assembleia, esse tipo de endividamento deveria ser restringido, e não ampliado.

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) considera que o desconto na folha de pagamento para empréstimo consignado e outrasdescontoemfolha despesas é uma armadilha para o consumidor. O comprometimento da renda reduz sua capazidade de compra e por isso muitas vezes outras dívidas contratadas deixam de ser honradas, empurrando o trabalhador para uma ciranda perversa de juros altos, da qual é extremamente difícil sair.

Por isso, a Medida Provisória (MP) 681/15, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (13/7/15), que amplia de 30% para 35% o limite do desconto em folha dos trabalhadores regidos pela CLT, é vista pelo órgão como um risco para o endividamento ainda maior do consumidor. A MP 681 autoriza ainda que, desse total, até 5% sejam destinados à amortização de despesas com cartão de crédito.

“Problemas com cartão de crédito e empréstimo consignado estão entre os dez maiores motivos para as pessoas buscarem ajuda nos órgãos de defesa do consumidor”, afirma o coordenador do órgão, Marcelo Barbosa. “Somente neste ano, na unidade Espaço Cidadania do Procon Assembleia, já foram registradas 524 queixas referentes a cartão de crédito e outras 117 sobre empréstimo consignado, de forma que esse tipo de comprometimento da renda não deveria ser incentivado”, destaca.

Mesmo que a taxa de juros para o empréstimo consignado seja a menor do mercado, a orientação para o consumidor, de acordo com Marcelo Barbosa, é evitar esse tipo de transação para o cartão de crédito, uma vez que, se não conseguir pagar integralmente a fatura, estará sujeito a altas taxas de juros. Assim, pagar a vista continua sendo a melhor opção para evitar o desequilíbrio das finanças pessoais. O segredo para o bom planejamento é não gastar mais do que se ganha, destaca o coordenador.

Fonte: Assessoria de Impressa do Procon Assembleia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s