Dicas para comprar a roupa certa para crianças


roupasinftoO vestuário infantil, principalmente o que é destinado à faixa etária entre 0 e 7 anos, deve passar por uma supervisão para assegurar que não oferece risco ao usuário. As roupas que têm cordões fixos e ajustáveis, botões, zíper, capuz, aviamentos termocolantes, como pedrinhas e lantejoulas, velcros e bordados merecem especial atenção.

Acessórios simples, presentes em muitas peças de roupa para crianças e adolescentes, como cordões, por exemplo, podem ser um perigo. Eles podem prender no trepa-trepa ou no escorregador do parquinho, no caso de crianças pequenas, ou enroscar na porta do carro, ônibus, ou bicicletas, podendo causar, nas duas situações, acidentes graves.

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos  (Consumer Product Safety Commission – CPSC) registrou, entre os anos de 1985 e 2011, cento e dez casos de acidentes envolvendo vestuário, sendo oito deles fatais.  No Brasil, ainda não há registro específico sobre acidentes com vestuário, mas dados do Datasus[1] de 2011 mostram  que mais de 500 crianças foram hospitalizadas, vítimas de acidentes em parquinhos,  e  que  a principal causa de morte de bebês de até um ano de idade é o sufocamento. A percepção de especialistas da área têxtil é que as roupas, sobretudo as que possuem cordões, podem ter importante influência nesse índice.

Assim, listamos algumas dicas para que o consumidor possa fazer uma boa avaliação e escolhas mais seguras na hora da compra:

cordoes

Cordões: as extremidades livres de cordões ajustáveis ou funcionais, fitas elásticas e cintos ou cintas não podem gerar risco de enganchamento, por isso devem ser curtos. Se possível, dê preferência a roupas com cordões ajustáveis ou fixos que fiquem totalmente internos às peças e não pendurados nas bainhas e nos punhos das mangas longas, quando amarrados.

capuz

Capuz: roupas destinadas às crianças de até sete anos não devem ter cordões na área do capuz ou do pescoço, o ideal é que tenham abas ajustáveis. Caso o capuz tenha cordões ajustáveis, esses não devem ter extremidades livres e laços salientes.

 

alcinha

Roupas com alcinha de amarrar (a tiracolo): devem ser evitadas para crianças muito pequenas. Caso seja inevitável, o recomendável é que elas tenham comprimento máximo de 75 mm para crianças até 7 anos e 140 mm para a faixa etária entre 08 e 14 anos.

 

botoes

Botões: nas vestimentas destinadas às crianças menores, verifique se eles podem ser quebrados facilmente, gerando partes cortantes ou se tem risco de desprender da roupa, podendo ser levado à boca e engolido.

 

adesivos

Adesivos  termocolantes: não são aconselháveis para vestimenta de crianças menores de três anos, pois têm risco de engolimento.

 

 

ziperZiper: ao comprar roupas com zíper para crianças de até 7 anos, priorize as que não têm abertura no puxador, pois, se este for levado à boca, esse espaço pode causar acidentes com dentes de leite, que se encaixam perfeitamente nessas fendas. Verifique se o zíper tem proteção interna com aba de tecido, impedindo que a pele da criança seja presa pelo deslocamento do cursor.

velcuro

Velcros:  devem ser evitados para as crianças de até 07 anos, uma vez que podem irritar e até cortar a pele. Os mais seguros são os que têm a base com pontas arredondas e sem arestas. A face mais macia deve ficar voltada para a pele do usuário e as bases devem ter arestas arredondadas ou cortadas em forma de meia lua.

 

Fonte: Cartilha “Você sabe para que serve a etiqueta Têxtil?” –  Inmetro.

 

[1] Disponível em < http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2012/matriz.htm#mort>

2 comments

  1. Bianca, enviei meu aparelho para assistência, venceu os 30 dias, irei solicitar o dinheiro de volta. Nesse caso a empresa tem quantos dias pra devolver o dinheiro?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s