Conheça a “Carteirada do Bem” e faça valer seus direitos!


Certamente, você conhece bem a expressão “Você sabe com quem está falando?”,  que vem seguida de uma carteirada. A pessoa que fala essa frase tem certeza de sua superioridade. Assim, ou porque tem mais dinheiro, ou porque conhece pessoas influentes, ou em função do cargo que ocupa profissionalmente, quem faz essa declaração está confiante que em uma situação de impasse ou conflito, independente de ter razão, levará a melhor. Mas fiquem calmos, não é desse tipo de carteirada que vamos tratar aqui.

Vamos falar de uma ferramenta que tem significado oposto a esse, trata-se de um instrumento para qualquer cidadão fazer valer seus direitos.  A Carteirada do Bemé um aplicativo, lançado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (ALERJ), que ajuda os cidadãos a conhecer e exigir seus direitos.consumiroinformado

Quantas vezes temos dúvida nas relações de consumo sobre nossos direitos? Em muitas, temos quase certeza que estamos com a razão, mas como não sabemos como provar e nem conhecemos qual a lei que usaríamos para nos proteger, deixamos para lá e saímos no prejuízo. Com essa ferramenta, você pode rapidamente ter acesso às leis, saber as penalidades previstas, tem a possibilidade de denunciar seu descumprimento ao Procon e ao Alô Alerj e, ainda, pode compartilhar a sua experiência nas redes sociais. Tudo isso na palma da mão.

carteiradadobemO aplicativo, lançado neste mês (outubro), é gratuito e está disponível para os sistemas IOS, Andorid, Windwos Phone e no site carteiradadobem.com.br. Lá estão disponíveis 61 leis estaduais, divididas em 5 categorias: lazer, compras, serviços, transportes e saúde. Assim, o cidadão pode consultar sobre valor mínimo para compras com cartão de crédito ou débito, tempo máximo de espera para o atendimento em banco, os diversos direitos que você tem nos bares e restaurantes, entre outras informações.

A partir de agora, o cidadão fluminense que enfrentar um problema na hora de comprar um produto ou contratar um serviço, usando o  celular, poderá optar por uma dessas categorias, selecionar o tema e conferir um resumo da lei ou ler o texto na íntegra.

Com essa ferramenta você conhece seus direitos e pode fazer com que sejam reconhecidos. Não importa quem esteja falando, a lei é igual para todos e seu celular pode te auxiliar a comprovar isso.

 

16 comments

  1. Bom dia,
    A ideia é boa; pena que não consigo baixar o aplicativo. Site dá informação de erro. Mais um serviço não disponível à população.

    • O site deve estar temporariamente com defeito. Sugiro que entre em contato com a ouvidoria da Alerj para saber se há previsão de retorno.
      Abçs
      Bianca Reis

    • Acredito que o link estava com problemas, mas agora está funcionando.
      Em caso de dificuldade, entre em contato com a ALERJ “http://www.alerj.rj.gov.br/# ”
      Abçs

    • Prezada,
      Acredito que o link estava com problemas, mas agora está funcionando.
      Em caso de dificuldade, entre em contato com a ALERJ “http://www.alerj.rj.gov.br/# ”
      Abçs

  2. Muito bem, é muito bem vindo este aplicativo . vai nos ajudar muito a esclarecer algumas dúvidas

  3. Achei sensacional! É um absurdo não existir uma Lei que exija banheiro nos estabelecimentos (lanchonetes, mercados etc.). Local para lavar as mãos em Mercados.
    Se banco tem oferecer álcool gel, porquê os mercados não oferecem um lavatório p/ clientes lavar as mãos?
    Maria Almeida

  4. Gostaria de saber como e regido ou o que abona o pagamento de estacionamento em shoppings?

  5. Bom dia,gostaria de saber por que as estações de ônibus BRT não disponibiliza de banheiros p/ os seus usuários, já que a atrasos é quebra de ônibus…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s