Infográfico 2015 do Sinmac acaba de ser liberado


Já está disponível o Infográfico 2015 com o balanço do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). A novidade desta edição é que os dados também foram compilados em inglês e encaminhados para os regulamentadores com os quais a Autarquia mantém estreita parceria no exterior. “Com isso mostramos aos parceiros estrangeiros que o Brasil, por intermédio do Inmetro, também possui suas estatísticas de acidentes de consumo”, explica o assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf), Paulo Coscarelli.

Entre os dados que se destacam em 2015 está o aumento de 8% na participação das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte no número de relatos recebidos. Este crescimento é resultado de ações de conscientização e mobilização realizadas pelos Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (Ipem). “Há cerca de 4 anos fazemos um trabalho de sensibilização com os órgãos delegados, para que eles informem a população sobre a importância dos registros e também trabalhem com instituições parceiras, como os Procons e as Vigilâncias Sanitárias, na formação de redes estaduais de consumo seguro e saúde ”, ressalta o chefe da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade da Dconf, André Santos.

Dados 2015
No período, as embalagens metálicas lideraram como o produto que mais causou lesões (25%). No que se refere à faixa etária, os mais afetados foram os consumidores entre 31 e 40 anos (18%). Já o percentual de registro de acidentes com crianças de 0 a 3 anos aumentou de 8% para 12%. Segundo Coscarelli, essa elevação se deve, provavelmente, ao recall de berços infantis e ao aperfeiçoamento do regulamento do produto realizados no ano passado, ações deflagradas a partir da identificação de relato, no Sinmac, sobre um acidente fatal envolvendo um modelo de berços. “É comum termos um aumento no registro de determinado item quando casos se tornam mais populares, como ocorreu em 2015 com berços e escadas domésticas”, explica.

Muitas outras informações estão disponíveis no balanço de 2015 do Sinmac, confira esses dados nos gráficos ao final da matéria.

Registre o seu caso de acidente de consumo

Clique aqui e acesse a página do Sinmac para registrar acidentes que tenham ocorrido com você, com um amigo ou alguém da família.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s