Alimentos enlatados: confira algumas dicas e cuidados!


enlatado2Embalagem metálica é um dos produtos que mais causou lesões, segundo dados do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo – Sinmac, 2015. Saiba como proceder em caso de acidente de consumo e confira algumas dicas que podem preservar sua saúde e segurança.

 “Ao abrir uma lata (daquelas que têm um anel superior para puxar) a tampa cortou um dos meus dedos”.

O relato acima é hipotético, mas casos como esse não são raros. Segundo dados registrados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, dentre os produtos que mais geram acidentes, as embalagens metálicas são as que têm maior incidência de lesões (25%). Clique aqui para ver os índices de acidentes de 2015,  registrados no Instituto.

O primeiro ponto que deve ser esclarecido é: o que é um acidente de consumo? Este se configura quando se constata um defeito no produto ou serviço que, além de torná-lo inadequado para o uso, causa dano ao consumidor ou representa riscos à sua saúde ou segurança.

Assim, se ao abrir a embalagem, conforme a instrução de uso, você se machucar recomenda-se que: entre em contato com a empresa para registrar seu acidente e registre seu relato no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo.  Além disso, você pode procurar o Procon mais próximo de sua residência para fazer valer seu direito, pois todos os danos materiais e morais causados ao consumidor devem ser ressarcidos pelo fornecedor.

Para que possa preservar sua saúde e segurança e contribuir para melhoria das embalagens metálicas, listamos algumas dicas e cuidados que deve ter com alimentos enlatados.

enlatados– Se tiver dificuldade na hora de abrir latas, mesmo as que possuem anel, não force a abertura. O mais indicado é ler a instrução de uso e, se a dificuldade para abrir persistir, use o abridor de latas. Jamais utilize faca ou outros objetos pontiagudos para ajudar na abertura.

– Se tiver dificuldade em identificar qualquer informação na embalagem do produto (letra pequena, contraste ruim nas cores da embalagem ou qualquer outro problema do gênero), entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa para registrar sua percepção. A opinião dos consumidores é um importante fomento para as empresas melhorarem seu desempenho.

– Sempre ouvimos dizer que não devemos comprar enlatados se a lata estiver amassada. Entretanto, Associação Brasileira de Embalagem de Aço – Abeaço[1] afirma que “essa regra não funciona há mais de 40 anos. Desde 1970 as latas de aço têm uma proteção interna maleável, que impede que, quando elas forem amassadas, o alimento entre em contato direto com o metal.”

– Por outro lado, a Abeaço alerta que não devemos comprar enlatados se a lata estiver estufada, pois, nesse caso, provavelmente aconteceu uma falha no processamento do alimento e ele pode estar contaminado. A regra vale não só para latas, mas para qualquer tipo de embalagem que esteja estufada.

– Após a abertura do produto, siga as instruções descritas na embalagem e atente-se para a forma de armazenamento e prazo para o consumo do alimento após aberto.

– A manipulação correta das embalagens garante sua integridade minimizando riscos de perda do produto. Evite colocar excesso de peso sobre as embalagens mais sensíveis, na hora da compra e de armazenamento em casa. [2].

 [1] Disponível em:<http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/09/voce_ag/vida/1357984-fique-longe-das-embalagens-de-enlatados-estufadas.html&gt;

[2] Disponível em <http://www.tetrapak.com/br/embalagens/dicas-para-consumo&gt;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s