Inmetro avalia chumbo em tintas de uso infantil


tintainfantilAs tintas de uso infantil, como têmperas guaches e aquarelas e pinturas a dedo, pertencem ao universo lúdico e são amplamente utilizadas nas atividades pedagógicas diárias e em muitas brincadeiras em casa. Elas são produtos hipoalergênicos e atóxicos, que fazem parte dos kits destinados a crianças em idade pré-escolar visando principalmente o desenvolvimento da percepção tátil e da coordenação motora.

Visando avaliar se os produtos do mercado oferecem algum risco à saúde das crianças, o Programa de Análise de Produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) analisou em laboratório a concentração de chumbo presente em sete marcas: quatro de Têmpera Guache (Giotto, Maped, Maripel e Tris) e três de pintura a dedo (Acrilex, Faber-Castell e Tintex). Todas estavam conformes, dentro do limite máximo de 0,06% (seis centésimos por cento), de chumbo, em peso.

“Uma preocupação constante com as tintas de uso infantil é a ocorrência de chumbo. A presença desse metal pesado na composição representa um alto risco à saúde de seus usuários por envenenamento. Pode comprometer o aprendizado, causar hipertensão e até convulsões. Os resultados revelaram uma tendência de conformidade, conforme determina a Lei 11.762/2008”, diz Isabela Alves, responsável pela Análise.

O estudo é fruto de um acordo estabelecido com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). As análises realizadas estão em harmonia com a Aliança Global para a Eliminação da Tinta com Chumbo (GAELP), uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cujo objetivo é evitar a exposição de crianças a tintas contendo chumbo e minimizar a exposição de pintores e outros usuários a este produto. O propósito é reduzir progressivamente a produção e venda de tintas que contêm chumbo e, finalmente, eliminar os riscos de contaminação por esse tipo de metal pesado.

Para acessar o relatório na íntegra clique aqui.

 

2 comments

  1. comprei um celular e ja o levei pra samsung 5 vezes, hoje conseguir recebe outro aparelho do mesmo preço até ai tudo certo, queria saber ser o aparelho reclamei sera devolvindo ?
    porque ano passado eu fiz esse mesmo processo e recebi o meu aparelho antigo de volta, poder tira essa duvida pra mim

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s