Saiba quais os cuidados ao contratar serviços para sua festa


bolo01

Convites que não saem da maneira desejada, promessas não cumpridas pelo bufê… Esses são alguns exemplos de problemas enfrentados pelos “donos da festa”.  Além do planejamento necessário para não extrapolar o orçamento, quem pretende fazer uma festa que demande a contratação de uma grande infraestrutura deve ficar bastante atento e levar em conta alguns detalhes, que, se não forem observados, podem gerar uma verdadeira dor de cabeça.

Com base no material informativo do Procon-SP, listamos algumas dicas para quem não quer correr o risco de transformar a festa dos sonhos em um verdadeiro pesadelo.

Busque informações sobre serviços

A primeira dica para planejar a festa é buscar referências na internet sobre todas as empresas que forneçam os serviços necessários para a realização do evento.

Após a escolha é importante ler atentamente o orçamento e o contrato, esclarecendo suas dúvidas. O documento deve discriminar: dados pessoais dos envolvidos, preços, forma de pagamento, data de entrega,  horários, regras para rescindir o acordo e as respectivas multas.

Fique atento: de acordo como o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor, as empresas não podem estabelecer obrigações abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada.

Salão de Festa

A participação prévia em eventos realizados no espaço que pretende alugar pode contribuir para acertar na decisão.

Vale destacar que os salões de festas não podem condicionar o aluguel do espaço à contratação do serviço do bufê, configurando venda casada, que é uma prática abusiva, vedada pelo art. 39, I, do Código de Defesa do Consumidor.

Contratação do Bufê

contratoÉ importante combinar uma prova do cardápio e se informar sobre o que será oferecido pela empresa.

Caso o serviço apresente problemas de qualidade que os tornem impróprios ao consumo, o consumidor tem direito a reexecução do serviço, sem custo adicional e, quando cabível, a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, ou ao abatimento proporcional do preço.

Convites

É importante fazer uma análise dos serviços gráficos para confecção dos convites levando em conta o preço, a quantidade, condições de pagamento, dia de entrega e qualidade.  O orçamento deve ter a descrição de cada um desses itens

De acordo com o Procon-SP, é importante que o consumidor condicione o pagamento à entrega do material. Se não for possível, veja a possibilidade de disponibilizar apenas uma parte do valor. Na entrega, verifique se tudo está conforme foi combinado. Em caso de problemas, o consumidor o mesmos direitos citados no item acima.

Serviços Fotográficos

O contrato, além das recomendações acima, deve conter: o número de páginas, a descrição do álbum, a quantidade de profissionais que irão trabalhar na festa, a resolução das fotos, número máximo de fotografias incluso no pacote e o valor de cada foto individual a mais.

Contratação de DJ

festa000000Pesquise o tempo de atuação do DJ no ramo eventos e quais festas costuma realizar. Leve em conta o repertório, se possui equipamento próprio e qual o valor cobrado por hora de festa.

Exija seus direitos

Em caso de problemas ou dúvidas, procure um órgão de proteção e defesa do consumidor. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s