Cuidado com os produtos de limpeza!


Produtos de limpeza, desinfetantes, germicidas, entre outros, podem causar sérios danos à saúde se cuidados especiais para o uso, armazenamento e descarte, não forem observados.
Esses produtos, em geral, apresentam um conteúdo ou embalagem colorida que naturalmente atraem as crianças, que podem confundi-los com alimentos e ingeri-los. Os cheiros agradáveis também disfarçam o perigo. Por isso, é importante mantê-los longe do alcance das crianças.
Outro grave problema são os produtos vendidos em embalagens clandestinas e, portanto, inadequadas. Em geral são comercializados por ambulantes em caminhões. Os recipientes são embalagens reaproveitadas de produtos de limpeza já descartados ou mesmo de refrigerantes, não possuem registro do Ministério da Saúde, sua formulação é inadequada e não possuem rótulo, portanto, não apresentam as informações necessárias sobre sua composição e risco o que dificulta o socorro no caso de intoxicação.
Os produtos devem apresentar um rótulo com as seguintes informações:
– prazo de validade;
– nome do fabricante, e responsável técnico;
– registro no Ministério da Saúde (os detergentes e amaciantes de roupa são dispensados desse registro. Os que não tiverem esse registro devem citar a resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária 336/99);
– a finalidade do produto;
– quantidade;
– modo de usar;
– composição química detalhada;
– ingrediente químico ativo;
– forma de conservação e armazenamento;
– advertência para não reutilização da embalagem;
– precauções;
– classe toxicológica, se houver (classificação que representa o risco potencial para os seres humanos);
– instruções sobre o que fazer em caso de acidentes.
Inseticidas, raticidas e repelentes
Os inseticidas e repelentes, além das mesmas informações dos produtos de limpeza devem conter ainda a informação, em destaque: “CUIDADO! PERIGOSO”. E os raticidas: “CUIDADO! VENENO”. Todos com o símbolo da caveira desenhada.
Não use os inseticidas em ambientes fechados, sem ventilação. Proteja os olhos e, no momento da aplicação, não permita que crianças e animais de estimação fiquem no local.
Após o uso de inseticidas, raticidas e repelentes, lave as  mãos com água e sabão.
Armazenamento de produtos perigosos à saúde
– guarde os produtos fora do alcance de crianças e animais, em locais ventilados, ao abrigo do sol e da luz, em armários altos e fechados com chave. Não guarde em cima ou embaixo de pias ou tanques;
– alguns produtos são inflamáveis e, por isso, devem ficar longe de aparelhos ligados ou que produzam faísca, para evitar incêndios;
– não guarde esses produtos junto com alimentos ou medicamentos;
-não misture os produtos e nunca reutilize as embalagens.
Se houver intoxicação por ingestão de líquidos não dê água ou leite à vítima e não provoque vômito. Isto pode fazer com que a pessoa seja queimada internamente duas vezes. Leve a vítima imediatamente ao pronto socorro mais próximo e informe qual o produto causou a intoxicação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s