Quem Somos

O Diário do Consumidor é um blog de informações sobre os diversos temas que perpassam  as  relações de consumo como: saúde, educação, direito do consumidor, ética, segurança , internet, cidadania entre outros.

Responsável: 

Bianca Reis
Jornalista Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde ICITC / Fiocruz.

Contato (sugestões e críticas): bvreis@gmail.com

Este é um site de informações sobre relações de consumo e não possuímos serviço de atendimento jurídico. Dessa forma, não temos na nossa equipe um profissional devidamente capacitado para responder perguntas específicas sobre direito do consumidor ou qualquer outra área do direito.
Ao receber uma reclamação ou uma pergunta encaminhamos para um link que tenha a resposta explícita em alguma notícia postada no blog e/ou sugerimos aos consumidores caminhos que podem percorrer para resolver seus problemas, indicando órgãos e entidades que podem ser procurados.”
Abçs
Bianca Reis

148 comments

  1. Prezados Senhores,

    Estava pensando em comprar uma lavadora e secadora da marca LG e comecei a pesquisar na internet, quando me deparei com um site no qual diversas pessoas reclamavam não apenas da marca LG quanto das demais marcas
    É triste que, chegando ao novo milênio, os brasileiros ainda continuem à mercê dessas empresas que apenas buscam o lucro fácil, incluindo nesse rol a própria Brastemp.
    Isto porque, todos os eletrodomésticos que se adquire atualmente possuem um prazo muito curto de vida (fogões, geladeiras, etc), que a grande maioria compra com muito sacrifício.
    Diante dessa triste constatação, pergunto: O INMETRO não faz nenhuma pesquisa acerca da qualidade/durabilidade desses produtos? Existe algum outro órgão no país com tal encargo?
    Desde já agradeço a atenção.

    Sidney

    • comprei uma maquina de sorvete e ta na garantia, e so dar problema. to com o meu estabelecimento fechado. gostaria de saber se essa empressa deve arcar
      com as minhas despesas? desde já agradeço a atenção vanuzia

      • Se voce depende da maquina para seu trabalho e a mesma apresenta problemas constantes a empresa é sim responsavel pelos danos,desde que voce comprove o mesmo!
        Se o produto apresenta problemas constantes o fabricante já deveria ter trocado o mesmo.
        No seu caso voce deve procurar os orgão de defesa do consumidor,com todos documentos que voce estiver de posse e solicitar uma solução de forma definitiva!
        É importante saber que o Procon trabalha de forma administrativa em caso individual.
        No caso de pleitear uma indenização diante dos problemas causados voce deve recorrer a justiça.

  2. Comprei um Toldo para meu apartamento que fica no (DECIMO ANDAR), no dia 18/08/09 e dei uma entrada e outro cheque para trinta dias.Fui avisada que a colocação seria dentro de 10 dias, como ocorreu.Porém este toldo só tem dois meses de uso e hoje fui levantar o toldo e a corrente rebentou e a segurança onde se coloca o braço do toldo sem parafuso.Liguei Para o Casteleo dos toldos no numero 31161099 e foi a minha surpresa notei que o Sr°Artur não gostou do que relatei e disse que quando tivesse um funcionario disponivel mandaria.Eu aleguei que moro no 10° andar e que tenho medo que possa acontecer um acidente com pessoas e carros.Ele muito irritado repetiu,vou mandar alguem quando tiver .Preciso de ajuda e como devo proceder..

  3. POR FAVOR ME AJUDEM PRECISO DA ENTRADA NA DOC. DO MEU DPVAT MAIS A FARMACIA ONDE EU COMPREI MEU REMEDIO PERDEU A RECEITA SEM A COPIA EU NÃO CONSIGO DAR ENTRADA NA DOCUMENTAÇÃO.
    SO TENHO ANO 2010 PARA RESOLVER ISSO POR FAVOR ME AJUDEM TENHO A NOTA DA COMPRA DA MEDICAÇÃO,O NOME DA FARMACIA FARMA LIFE
    JA FUI ATE A FARMACIA E A GERENTE RITA FEZ POUCO CASO DA ASSUNTO.
    COMO EU DISSE PRECISO DA COPIA DA RECEITA PARA DAR ENTRADA NO DPVAT
    FUI ATROPELADA NO DIA 15/11/2007 COMPREI A MEDICAÇÃO MAIS UM DELES ERA PSICOTROPICO E A FARMACIA PRECISOU FICAR COM A RECEITA.
    A MEDICAÇÃO SOLICITADA PELO MEDICO FOI UM TRAMAL EM COMPRIMIDO.
    AGUARDO UMA RESPOSTA.
    OBRIGADO !
    TEL:9120-6929

    • Bom dia!
      Vanessa, entendo que não há necessidade de ter a referida receita médica para comprar os gastos. O que você pretende é somente a restituição do valor que você pagou, devido ao acidente ocasionado por veículo automotor.
      Sendo assim, na peça inicial somente serão necessários serem anexados o BO e os recibos de pagamento da medicação e gastos com consultas médicas.
      Veja que seu caso será exceção, pois você nao conseguiu localizar a receita médica. Logo a verossimilhança se aplica neste caso, pois ficará demonstrado ao r. juízo, que a data da compra do medicamento e consultas médicas condizem com a data do acidente.
      Entendo desta forma.
      Quaisquer esclarecimentos, visite meu blog.
      abraços.
      att. Edylson Durãs Dias. Advogado.

    • Boa tarde , o melhor a fazer neste caso , voltar ao(seu) Medico novamente, e solicitar uma declaração onde irá declarar que prescreveu este medicamento. Levar ate a famarcia e tb , encaminhar para o seguro DPVAT. As farmacias guardam estas receitas caso de fiscalização, mas nao tirão copias. qualquer duvidas sou advogada e meu email é cirlenealexandre@hotmail.com, pois se não resolver terá que buscar judiciario atraves de um advogado.

  4. Bom dia,

    Meu nome é Patrícia, e trabalho para uma agência de Relações Públicas e Comunicação Corporativa. Entrei em contato com você por que estamos conduzindo uma pesquisa relâmpago para medir a opinião de alguns dos blogueiros que discutem direitos do consumidor em suas postagens sobre suas opiniões em relação ao setor bancário.
    Tratam-se de apenas 3 perguntas, bem simples e objetivas, e seria de grande ajuda se você pudesse respondê-las para nós, mesmo que com respostas sucintas.

    Perguntas:

    O1. Qual é o banco com melhor atendimento ao cliente? Por que?

    O2. Qual é o banco com o pior atendimento ao cliente? Por que?

    O3. Qual é o banco que melhor se relaciona com seus clientes por meio das mídias sociais?

    Peço a gentileza de, se possível, me enviarem a resposta pelo email que deixei no comentário e desde já agradeço muito pela possível colaboração.

  5. Estou querendo comprar um produto sendo que este produto (no caso uma arma) fora furtado. Tenho direito a algum desconto por causa desse furto? Desde já agradeço a compreensão e colaboração.
    Atenciosamente,
    Sidnei

  6. bom minha avo comprou meu celular no nome dela foi dez mes para ela paga passou os dez mes e ainda vem conta para ela paga pocuramos saber na loja e ele não resolveram nada

    • Cara Mirian, bom dia!
      Como este blog é puramente informativo, venho lhe informar que no seu caso está apontando para uma eventual ação indenizatória, justamente porque está sendo realizada pela empresa uma cobrança indevida.
      Claro, deve ser verificado no contrato se realmente o prazo para pagamento são os referidos 10 meses.
      sendo assim aconselho a procurar um advogado para interpor esta ação.
      att.

      edylson durães dias.
      visite meu blog, abraços.

  7. FUI FAZER A MATRÍCULA D0 MEU FILH0 EM UMA ESC0LA PARTICULAR E LÁ ELES ME C0BRARAM 0 MES DE JANEIR0 + UMA TAXA DE 100 REAIS DIZEND0 SER A MATRÍCULA,DEV0 PAGAR ESSA “MATRÍCULA”,JÁ QUE ELE VAI ESTUDAR LÁ E V0U PAGAR 0 MES DE JANEIR0 E 0S DEMAIS?P0R FAV0R ME RESP0NDAM 0 MAIS RÁPID0 P0SSÍVEL P0IS V0LTAREI NA ESC0LA AINDA ESSA SEMANA
    0BRIGADA!!!

    • Prezado(a) Sr.(a),
      Agradecemos sua visita ao Portal do Consumidor.

      O Portal do Consumidor é um site de informações sobre relações de consumo, porém não temos serviço de atendimento jurídico. Ao receber uma reclamação, sugerimos aos consumidores caminhos que podem percorrer para resolver seus problemas, como os Órgãos e Entidades que podem procurar ou, ainda, indicamos páginas cadastradas em nosso site, relacionadas à solicitação feita pelo usuário a fim de esclarecer sua dúvida.
      Sugerimos que procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

      Atenciosamente,

      Equipe do Portal do Consumidor

      • ola entrei aki pq vi q mais pessoas tiveram problemas em relação a compras com a july vendas, e o meu caso e o msm comprei um cel mas n tive retorno do vendedor dps q executei o pagamento oq devo fazer e onde reclamar na minha cidade n possui procon apenas MP sera se for la consigo ter um resultado satisfatorio. q tipo de condita devo tomar para resolver meu problema ante essa loja., e mais vcs ja tiveram reclamações sobre o terra provedor de internet fui vitima de um golpe feito por eles e qria saber se posso recorrer tbm. abç.

  8. Preciso de ajuda. Comprei uma geladeira Eletrolux há 15 dias nas Casas Bahia. O aparelho veio com defeito (relê e protetor de relê). Já chamei tecnicos que me pediram 3-5 dias uteis para chegada da peça, falei com a Eletrolux que se recusou a trocar o produto e diz ter me colocado numa lista de prioridade, mas continua mantendo os prazos da assitencia tecnica autorizada. As casas Bahia se nega a trocar o produto dizendo que a responsabilidade é da Eletrolux. Resumindo, há 15 dias tenho que gastar para comer fora de casa, tenho 3 crianças pequenas e um produto pago na minha cozinha que nao posso utilizar. O Procon me informou que por ser item essencial eles deveriam ter trocado o produto ou me devolvido odinheiro assim que reclamei. O que faço?
    Muito obrigada,
    Bia Ramos

  9. Compramos carne no Hipermercados EXTRA, notamos que as bandeijas de carne , não desconta TARA, da embalagens, reclamamos no SAC, nada adiantou, como preceder neste caso, pagamos tambem as embalagens pelo preço do produto ?Vários produtos constam na gondola um valor, passando no caixa, registraoutro com preço maior, ex.Atum da marca 88 de $ l,99, registra $ 2,99, empanados da SEARA, $ 2,79, registra no caixa $ 4,49, um absurdo , ter conferir item por item

    • Prezado(a) Sr.(a),
      Agradecemos sua visita ao Portal do Consumidor.
      O Portal do Consumidor é um site de informações sobre relações de consumo, porém não temos serviço de atendimento jurídico. Ao receber uma reclamação, sugerimos aos consumidores caminhos que podem percorrer para resolver seus problemas, como os Órgãos e Entidades que podem procurar ou, ainda, indicamos páginas cadastradas em nosso site, relacionadas à solicitação feita pelo usuário a fim de esclarecer sua dúvida.
      Sugerimos que entre em contato com a ouvidoria do Inmetro (http://www.inmetro.gov.br ou 0800-2851818) .
      Nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

      Atenciosamente,

      Equipe do Portal do Consumidor

  10. Bom Dia,
    ja trabalhei em Padarias no Interio, e pude ver muita coisa boa (colegas e clientes) como o desprezo/derespeito a ate a ignorancia aos direito moral, ou trabalhista de patroes a qualquer pessoa que esteja abaixo ou a frente se seu negocio, contratam atendentes sem preparaçõa picicologica, ou por idade mais avancada, porque aceitam fazer todas as tarefas e ainda por prazer pisam nos mais novos (ha eles dizem que ensinam), o problema maior sao os sindicatos, recomendam a funcionarios que pessam a conta, e os clientes, so pela sorte sao bem atendidos.
    Minha SUGESTAO: donos deste estabelecimento, se vendem sonhos, alegrias, COMECEM A TER MAIS AMOR PROPRIO, sus funcionario estao refletindo seu desequilibrio emocional.

  11. Conheci recentemente o blog do Portal do Consumidor, e achei o espaço bem legal, iniciativas como esta fazem com que a interatividade com pessoas que usam o portal seja maior.

    • Prezado Alexandre,
      Agradecemos sua visita e seu comentário. Gostaríamos que nos apoiasse na tarefa de divulgar as informações do Blog nas suas redes de relacionamento.
      Um grande Abraço.
      Bianca Reis

  12. Presados Senhores, sou comsumidores de energia atraves de medidor horo sazonal em um projeto de irrigação na cidade de Mauriti – ce e hoje for volta das 17.00hs (10.03.2011) fui a bordado por uma equipe da Coelce , realizando corte nos fornecimentos. Tenho 02 contas em atraso por questoões de dificuldades na vida na agricultura e gostaria de saber se tenho algum beneficio nesta nova lei da aneel.

  13. Preciso de ajuda. Comprei 1 ar condicionado na empresa Compra Fácil no dia 26/11/2010. Hj.dia 16/03, não recebi o produto.
    É um absurdo, um desrespeito com o consumidor. Não ligam para dar satisfação. Todos os contatos foram feitos por mim. E a resposta é sempre a mesma. Mais 15 dias úteis. Eles vendem produtos que não tem no estoque. Parcelei a compra e já paguei a 4a. parcela.
    A compra foi feita em nome de PJ, mas paga pelo cartão de PF.
    Conto com a ajuda de vocês.

    Obrigada
    Ana Paula

  14. Minha mãe trocou o cartão de crédito pois ela mudou para o nome de solteira, mas o cartão houve um extravio e alguem gastou quase 1900,00 reais em compras, mas para efetuar a comrpa precisa assinar e mostrar documento com foto, a financiadora disse para minha mãe, depois de alguns dias, que foi resolvido o problema e que ela não precisava pagar aqueles valores que ela não comprou, então minha mãe não pagou a conta que ela não fez, agora chegou uma conta querendo receber o dinheiro (que a outra pessoa gastou) e mais 188,00 reais de juros. Isso é correto?E minha mãe pode entrar na justiça contra a financeira por danos morais?Qual o primeiro passo a seguir?Devo pagar a conta que chegou com o valor de mais de 2000,00 reais?O que devo fazer?

  15. Fui a um supermercado fiquei mais de duas horas na fila e quando chegou a minha vez a op. de caixa parou pra embalar as compras do cliente que acabara de passar. Fui reclamar ao gerente que por sua vez , disse-me que não podia fazer nada. Como proceder nesse caso. Era um domingo e meus filhos estavam em casa esperando ainda pelo almioço.

  16. Comprei uma geladeira na loja Ponto Frio. Ao recebermos o produto não fomos orientados que deveríamos desembalar a mesma para assinar o recebimento. Conclusão: a geladeira está amassada e a empresa alega que não troca pois assinamos a nota, que consta que o produto não apresenta avarias, mas essa alegação está na parte de trás da nota, onde nós nem vimos e muito menos assinamos. Amanhã tenho uma audiência no Juizado Especial Civil e não constitui advogado. Existe alguma lei que possa me amparar nesse cao?

  17. Alguém pode me informar qual o prazo para os bancos dar resposta quanto a solicitação de SUBSTITUIÇAO DE GARANTIA, ou seja, transferir as parcelas do veículo velho para um novo (0km). Qual o direito do consumidor em ter esses serviços.

  18. Por gentileza, preciso de informações s/ a Empresa franquiamaster.com.br – parceira do clubedediarias.com.br – que estão oferecendo franquias da empresa turística virtual, transações feitas pelo site + assinatura de contrato e pagto pelo MOIP-IG. Tenho interesse, ñ fechei nada, ainda, consultei o PROCON, mas nada consegui, ficaria muito agradecida se puderem me ajudar. Et.:- tenho interesse em adquirir A FRANQUIA. Obrigada.

    • Prezado(a) Sr.(a),
      Agradecemos sua visita ao Portal do Consumidor.
      O Portal do Consumidor é um site de informações sobre relações de consumo. Informamos que dificilmente serão encontradas páginas cadastradas no Portal específicas de um produto e/ou serviço ou com nomes de empresas ou marcas.

      Por esse motivo, informamos que dificilmente serão encontradas páginas cadastradas no Portal específicas de um produto e/ou serviço ou com nomes de empresas ou marcas.

      Dessa forma, sugerimos que realize uma busca cadastro Nacional de Reclamações fundamentadas do Departamento de proteção de Defesa do Consumidor – DPDC http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/reclamacao.html, onde encontrará a lista das empresas mais reclamadas.
      Nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

      Atenciosamente,

      Equipe do Portal do Consumidor

  19. Como procede quando uma pessoa física compra um computador nothebook na conta de outra pessoa e nao paga eu gostaria de saber se com a nota da loja eu posso pegar de volta o computador da pessoa

  20. maravilhoso o portal, parabens, pena q eu não acredito em leis, hj eu vejo q o melhor ésair dando tiro a torto e a direita, mandei meu carro para um mecanico muito do fdp.. me cobrou uma furtuna sendo q so me disse o real valor depois q ja tinha feito, pesso nota fiscal pra ele desdo mes 09/2011 ele sempre me enrolando qdo foi ontem me disse q so pode passar note de orçamento pq nao tem a razão social. ate entao tranquilo … irei ligar pros orgãos competentes fazendo a denuncia, liguei nota fiscal paulista mandaram eu ligar pra prefeitura de sao paulo, sabe o q me deixou com a certeza q tem q ser tiro mesmo… a mocinha me disse que eu tenhu que perder um dia pra ir ao centro de sao paulo na rangel pestana e fazer a denuncia pessoalmente, surte… axo que foi pior do que a sonegaçao da emissao da nota fiscal, pq a prefeitura fraguimenta este serviço em call centers e la nao se resolve nada? é ruin afirmar q isso é mais uma maneira de desviar verbas ao criar folhas de pagamentos onde tem pessoas q por suposto dizem trabalhar como operadores? não entendo minha revolta é tanta q axo q so picando bala!!!!

  21. Boa Tarde!!
    Preciso de ajuda!
    Eu comprei um celular pela internet, no site: “mercado livre” com o vendedor: Jully vendas: atendimento@julivendas.com.br e o preço do celular era de R$ 116,00 a compra foi realizada pelo cartão visa de minha Mãe, no 1º mês veio a fatura e eu paguei tudo certo, porém no próximo mês veio uma fatura no valor de R$ 180,00 acima do preço do celular, não entendi o que estava acontecendo mais paguei assim mesmo, pois tive medo de não pagar e gerar algum problema depois. Mais no próximo mês recebi outra fatura aí entrei em contato com o mercado pago, pois já tinha pagado a mais que o preço do celular, e recebi mais fatura. Eles não me responderam e Eu continuei entrando em contato até que eles responderam e falaram pra mim entrar em contato com o vendedor pois não poderiam fazer nada pra mim. Então eu entrei em contato com o vendedor Jully Vendas, esta, por sua vez, percebeu o erro que teve que eu já tinha pagado o mesmo produto 2 vezes, me devolveu o dinheiro que paguei a mais, então eu pedi ao vendedor que cancelasse essas faturas que eu tinha recebido e não tinha pagado porque descobri o erro, e eu não podia continuar a receber faturas de pagamento se eu não estava devendo nada. O vendedor me informou que ia cancelar as faturas. Porém todo mês eu recebo outra fatura, as vezes com valores maiores que o preço do celular, as vezes menores. Entro em contato com eles para me informar das faturas que continuo recebendo e não recebo respostas mais, nem do vendedor nem do mercado pago. Preciso saber o que devo fazer, pois eu comprei no cartão de minha mãe e se continuar assim vai sujar o nome dela e isso não pode acontecer. Desde já agradeço pela ajuda!!!
    Grato’

  22. olá , quando fui na escola para fazer sua matricula em 28/julho /2011 a direção não estava cobrando matricula mais sim uma mensalidade , pois já estavamos no meio do ano a diretora não ia cobrar matricula ESCOLA INFANTIL ,assinei o contrato dia 28 de julho numa sexta- feira pois as aulas começariam em 1 de agosto numa segunda -feira , no contrato diz que a mensalidade vence do dia 1 a 10 de cada mês, entendo que o mês de agosto foi pago no dia do contrato ,28/7/2011 ref agosto
    27/8/2011 ref setembro
    29/9/2011 ref outubro
    28/10/2011 ref novembro
    27/11/2011 ref dezembro
    NO DIA 1 DE DEZEMBRO COMUNIQUEI A ESCOLA QUE TINHA CONSEGUIDO UMA VAGA NA PREFEITURA É QUE NO ANO QUE VEM ELE NÃO ESTUDARIA MAIS LÁ , POIS MEU NETO TEM 3 ANOS , NA REUNIÃO DIA 10 DE DEZEMBRO A ESCOLA ME COMUNICOU QUE EU DIA QUE PAGAR O MÊS DE DEZEMBRO POIS NO CONTRATO ,FINALIZA EM 31 DE DEZEMBRO , ME ALEGARAM QUE EU DIA PAGADO DIA 28/ DE JULHO O MÊS DE JULHO TENHO QUE PAGAR OS 5 COMPROVANTE DAS MENSALIDADES SÓ TEM A DATA DO PAGAMENTO NÃO SE REFERE Á QUE MÊS
    , AGUARDO UM RETORNO
    UM FELIZ 2012

  23. Comprei no site MPXshop um celular que é importado da China, ao recebe-lo tive que pagar o imposto junto a receita federal. O aparelho veio com defeito tentei por diversas vezes através de e-mail a troca do produto, só consegui a troca após fazer a reclamação em um site chamado reclamão. Esta empresa usa a importação para atender seus cliente e seus produtos leva em média 90 dias até chegar na residência do cliente, só para se ter uma ideia a primeira compra foi feita em janeiro de 2011e só hoje recebi a notificação dos correios que deverei ir a agência para retirar o celular. Acontece que novamente estão querendo que eu pague outro imposto do celular que veio como troca, se eu juntar 0 valor dos dois imposto e mais o que já paguei dá para comprar três celulares neste site. Não concordo com esta nova cobrança por se tratar de troca de um celular que veio com defeito de fábrica. Queria saber como devo me proceder para que a empresa me devolva o que já paguei, ou mande um outro aparelho sem custos?

    Atenciosamente : Agnaldo Gomes de Amorim

  24. Gostaria de saber se esta correto a imobiliária indicar uma corretora de seguros para me vender o seguro fiança ? E que tenho dificuldade em conseguir um imóvel para locação, pois não tenho fiador e quero pagar o seguro fiança, mas, me recuso em aceitar a indicação da corretora pois entendo isso como a pratica de venda casada e vale salientar que a maioria das imobiliárias ou pelo menos as mais populares da cidade aderiram a tal pratica! Um abraço cordial; Renata.

  25. minha filha faz faculdade no ifes de itajai so que ela nao vai mais estudar porque esta desenpregada, eles querem cobrar a parcela de janeiro e de fevereiro. É lei pagar? eu vou pegar um advogado, porque ela estudou ate novenbro, a direção nao tranca porque tenho que pagar de janeiro e d fevereiro

  26. EU E MINHA FILHA ESTAMOS TENTANDO SER CLIENTE DA DIX AMIL PLANO DE SAUDE MAS ELES NÃO FALA NEM QUE SIM E NEM QUE NÃO EU E ELA FOMOS CLIENTES DELES ANTERIORMENTE E AGORA ELES ESTÃO ME FAZENDO DE INDIOTA EU JATENHO MAS DE TRINTA PROTOCOLO E NADA DE RESOLVER SE TEM UM ADEVOGADO QUE POSSA ME AJUDAR RESOLVER ESTE CASO EU E MINHA FILHA PRESISAMOS MUITO DO PLANO A MINHA FILHA TEM SINDROME DE DOWN EU TENHO SERTEZA QUE E POR ESTE MOTIVO QUE O CONVENIO NÃO NOS ACEITO ATE AGORA ELES ESTÃO ACHANDO QUE EU VOU DESISTIR MAS ELES ESTOÃO COMPLETAMENTE ENGANADOS E POR ESTE MOTIVO QUE PESSO AJUDA EU JA DENUCIE NO PROCON MAS NÃO TIVE RESPOSTA ATA AGORA.OBRIAGO.

  27. A/C

    Procon

    Aproveitando a oportunidade que hoje temos em relação ao procon digital, venho solicitar uma ajuda com relação a Empresa Shop Time. Adquiri um produto no dia 02/03/12, nº do pedido 0124047025, que foi entregue em 05/03/12, o qual chegou com defeito. No dia 06/03/2012 solicitei a retirada do mesmo, falando com o operador Dione Willian, o que gerou o protocolo de retirada inicial nº 1982889 , sendo informada que o produto defeituoso seria retirado até dia 16/03/12, o que não ocorreu até o momento. Foram inúmeras as ligações, onde tenho ratificado o pedido de retidada do produto, quednado-se tal pretensão na inércia da empresa reclamada.
    Pergunto-lhes, é essa a posição de uma empresa que se diz tão seria ?
    Será necessário uma ação Judicial para que seja respeitado o nosso direito?
    É preciso que alguem tome uma posição em relação a esse total descas.
    Espero verdadeiramente uma posição da empresa em relação a retirada, e o cancelamento do pedido, conforme solicitado.

    Atenciosamente, .
    Nilza Brito Pereira.

  28. Gostaria de saber quais são os meus direitos ao comprar um moto 0km e esta apresentar panes elétricas em um curto espaço de tempo dentro da garantia, comprei este veículo em 05 de maio de 2011, pela segunda vez tenho que pagar um guincho para levá-la até a oficina autorizada, a pouco mais de 1000 km rodados após a última revisão e faltando pouco menos de 2000 km para a próxima revisão. Tive a sorte do veículo desta vez parar na porta de minha casa, infelizmente não tenho nenhum documento que comprove a última pane e também não tenho uma nota fiscal do serviço do guincho anterior, desta vez pretendo adquirir todos os documentos comprobatórios, e supondo que isso possa ocorrer novamente, existe algum código do consumidor que possa me auxiliar nesse caso. Sei que é minha obrigação levá-la até a oficina para o conserto, mas mesmo após uma recente revisão, mesmo após uma pane recente? Ele disse que não pode fazer nada em relação a isso, que sou obrigada a levá-la a oficina, que vão verificar qual foi o problema, consertá-la de acordo com a garantia e eu que pague um guincho quantas panes acontecerem, que a obrigação deles é apenas realizar os reparos da garantia. Espero que possam me ajudar , meu medo é sofrer uma pane longe de casa, sem dinheiro para o guincho e ainda ter que pagar um outro guincho para levá-la à oficina. Obrigada, Cláudia.

  29. Adquiri a cerca de quase um ano um fogão Brastemp Clean, a 14 dias atrás meu gatinho querendo se esconder das visitas se escondeu debaixo do fogão e acabou rasgando a cabeça e levando 12 pontos, devido ao mau acabamento da parte traseira, que é de um material que na realidade é uma lamina cortante,com certeza se alguém colocar as mãos indevidamente arrancará um belo pedaço. Acho que algum órgão
    deveria rever e verificar isso, se pega mais fundo poderia ter cortado uma veia e ser pior, já que além dos 300,00 no vet em pleno domingo, até hj tenho que trocar os curativos diariamente.

  30. Pergunto eu e minha esposa temos uma residência, onde esta mesma e de herança, pois o pai dela meu sogro nos concentiu morar ainda quando era vivo por meio de carta autorizando nos a morar, esta mesma registrada em cartorio. Ele mesmo era tutor de minhas duas filhas,isto porque os pais não assumiram e ele o avo fez a tutela de ambas de pais diferentes.
    Pois vim a me casar com minha esposa ja com as meninas entre 10 e 11 anos de idade cada uma, portanto apos 2 ou 3 anos meu sogro faleceu. Não foi feito inventario, e sua esposa já tinha falecido também há mais ou menos 4 anos. Deixando 6 filhos adultos, 5 deles maiores e casados e 1 solteiro ate hoje que este e o com o problema de saúde citado abaixo. Deixando também duas propriedades uma em São Paulo e outra na Bahia.
    A propriedade de São Paulo esta toda ocupada, conforme sito abaixo.
    Ja na propriedade tem outras duas casas tambem concedidas pelo meu sogro a outros 2 genros a construçao de suas resprequitivas casas.estas somente de boca sem qualquer autorização por escrito.
    Sendo que temos meu cuado irmão de minha esposa que reside no quintal em um quarto, cujo mesmo tem problema de escrisofenia crônica.
    A questão e a seguinte: por emergência tive que ir morar na casa de minha mãe com minha esposa e uma das filhas solteira e a outra se encontra casada civilmente, no entanto quero permitir que fique morando na propriedade por tempo inderterminado.
    Pergunto como devemos prosseguir , o que fazer de que forma que ela fique assegurada para que não tenha pressão por parte dos outros herdeiros em questionar a solução tomada.

  31. Comprei um iphone 4 na loja TIM, no cartão de crédito em 10x de R$ 179,90 mas no cartão vêem um juros altíssimo de valor importado do produto por mais de R$ 200,00, o que o direito do consumidor diz?

  32. boa tarde eu comprei uma geladeira segunda feira ir ainda não recebe fui na loja me falarão um bucado de coisa etc.. so que eu não quero mais a geladeira, pois comprei no cartão de credito serra que eu posso concela a compra?

  33. Ola Boa Tarde,meu nome é Tamiris,eu tenho um acordo(parcelamento)de um cartão de crédito.Eu parcelei a dívida em 24 meses.Já paguei 10 parcelas deste acordo.Eu gostaria de realizar o pagamento total de todas as parcelas.Então eu entrei em contato com o (0800) do Banco.Eles me informaram o valor total de todas as parcelas sem á retirada dos juros.Segundo a atendente do Banco ela informou,que não tem como retirar os juros.Porém pelo que eu sei,quando é realizado o pagamento antecipado de todas as parcelas é necessário á retirada dos juros embutidos nas parcelas.
    Gostaria que vocês me dessem algum esclarecimento sobre isto.
    Aguardo uma resposta.
    Atenciosamente.

  34. comprei uma Motinha 50cc 0k e veio com defeito o rapaz disse que vai consertar pq não pode trocar ja que foi emitida uma nota fiscal eu queria trocar a moto ou cancelar a compra ja que percebi o defeito no msm dia será que tenho como trocar ou cancelar a compra?

  35. Gerencio uma ONG e tenho um Convênio com o Estado. Na última prestação de contas, tive um problema porque um fornecedor emitiu um recibo e não a Nota Fiscal, quando enviamos a prestação de contas, como eram muitos itens e não tínhamos experiência, mandamos com o recibo, só que, obviamente nos pediram a NF e o fornecedor diz que não vai dar. Porque não pedimos na época, porque já passou mais de ano, etc… Além disto, depois de muita insistência, eles dizem que talvez façam a nota fiscal, mas que nós é que devemos pagar os impostos. Isto é assim mesmo? Agradeceria muito a resposta, pois não temos verba para uma consultoria jurídica e este assunto está fazendo com que a prestação de contas não seja aprovada e consequentemente, nos impedindo de fechar outro convênio. Teoricamente, as pessoas não deveriam querer passar a perna numa instituição sem fins lucrativos e, ainda por cima, extremamente séria, mas tem gente de todo jeito… Grata, Rosane Schereschewsky

  36. Gurgel Ferramentas e Rodonaves a 5,3 Km/h

    Comprei uma máquina de cortar grama na Loja de Mecânico / Gurgel Ferramentas (pedido no 1997594) no dia 12 de setembro de 2012, pagando à vista o valor de R$ 1.036,96 através de boleto bancário. No dia 17 de setembro essa máquina foi despachada para a transportadora Rodonaves. Ela só foi entregue, por essa mesma transportadora, no dia 04 de outubro na área rural de Caçapava. A agilidade da Loja do Mecânico / Gurgel Ferramentas desapareceu assim que a compra foi faturada. Depois disso os e-mails caíam numa espécie de limbo, porque a firma nem respondia nem confirmava o recebimento das mensagens. Foram inúmeros os e-mails enviados em busca de esclarecimento sem qualquer resposta. A Gurgel Ferramentas se fingia de morta! Essa firma não dispõe de um 0800, apesar de disponibilizar uma série de números nas principais capitais do país. Precisei gastar vários interurbanos para conseguir falar com essa empresa. Depois de muitas idas e vindas, recebi a informação por telefone que a Rodonaves não tinha achado o endereço de entrega, daí o motivo do atraso. Argumentei que esse endereço estava correto e claríssimo e que, há alguns meses antes, outra transportadora havia entregado outra compra dessa mesma firma nesse mesmo endereço, sem qualquer problema. Argumentei também que várias outras transportadoras já haviam deixado mercadorias nesse local sem encontrar qualquer dificuldade. Mesmo com esses esclarecimentos, o problema persistiu e os meus e-mails continuaram sendo ignorados pela Gurgel Ferramentas. No dia 02 de outubro recebi uma ligação da transportadora pedindo maiores esclarecimentos sobre o local de entrega. Eles não tinham a menor idéia da localização da estrada que liga Caçapava a Monteiro Lobato. Precisei dar as referências geográficas de latitude e longitude para eles. No dia da entrega (04/10) recebi o primeiro e-mail da Gurgel Ferramentas, prometendo a entrega para aquele mesmo dia. Foi a primeira manifestação por e-mail dessa empresa.
    Essa demora inusitada para entregar essa encomenda permite uma série de considerações. Foram gastos 17 dias corridos ou 13 dias úteis, considerando a semana de cinco dias. A distância entre a cidade de Franca, sede da Gurgel Ferramentas, e a cidade de São Paulo é de cerca de 400 Km. Entre a capital do estado de São Paulo e a cidade de Caçapava pode-se estimar algo como 150 Km. A distância total, portanto, entre a sede da empresa em Franca e o local de entrega é de 550 Km. Supondo que essa transportadora tenha utilizado tração animal para viabilizar essa entrega e considerando que esse animal durma oito horas por dia e gaste outras oito horas para se alimentar, sobram oito horas de trabalho efetivo por dia. Em consideração à Sociedade Protetora dos Animais, podemos considerar que esse animal só trabalha cinco dias por semana, folgando o sábado e o domingo. Esses treze dias úteis, relativos à semana de cinco dias, multiplicados pelas oito horas de trabalho efetivo por dia, perfazem um total de 104 horas de tempo gasto para o transporte da máquina de cortar grama. Dividindo o total da distância de 550 Km, entre a sede da Gurgel Ferramentas e o local de entrega, pelas 104 horas de trabalho efetivamente gasto no transporte, obtém-se a média de 5,3 Km/h. Trata-se de uma média horária digna de um jegue – ou melhor, de um jegue cansado. Sugiro, em nome da coerência, uma troca de nomes para essa transportadora – de Rodonaves para Rodojegues.
    Paulo Anders
    São José dos Campos, 04 de outubro de 2012

  37. Boa noite!
    Comprei um jogo pela internet, abri ele joguei mas nao gostei, liguei pra loja e disseram que eu nao podia ter aberto o jogo pois violei o lacre e perdeu a originalidade e nao podem aceitar a devolucao.
    isso e correto eu perdi meus direitos?
    desde ja obrigado

  38. EU CONTINUO SEM RESPOSTA DO MEU PROBLEMA COM .MPXSHOP ESTO ,PAGANDO SEM TER RECEBIDO MEU APARELHO CELULAR ,QUE FOI COMPRADO NO DIA 09/11/20012.NUMERO DO PEDIDO.#20066030.ELE NAO RESPONDE MEUS GMAIL,NAO MI LIGA. CONTINUO SEM RESPOSTA,. ALERTO TODOS NAO COMPRE NO SAIT.MPXSHOP,ELES RECEBE,E NAO ENVIA AMERCADORIA.

  39. EM ESTABILIZADORES É NECESSARIO CONTER O SELO DO INMETRO E OS PROTETORES ELETRONICOS TBM PRECISAM TER O SELO?

  40. Prezados, iniciei um tratamento em uma clinica dentária, envolvendo restaurações, moldes e coroa, clareamento, etc. O clareamento e as restaurações foram quase totalmente feitas. Pediram assinatura em uma promissória e um pagamento inicial de 25% , exigiram dinheiro em espécie, mas, recusaram fornecer comprovantes. Para receber os moldes pediram mais um pagamento de 15%, consegui pagar com cheque e tirei uma cópia, mas sem comprovante de recebimento pela clínica. as restaurações quase que totalmente cairam e disseram que fariam após colocação das coroas dentárias. Apenas que, estão condicionando a colocação das coroas, concerto das restaurações, etc.., com o pagamnto antecipado dos 60% restantes, ainda sem comprovante, Tenho da clinica, o cartao de visita, o orçameto descritivo, cópia do cheque dos 15% pagos, e uma cópia xerox da ficha de controle da clinica de pagamentos feitos. Ate o momento como resultado dos serviços tenho o clareamento dos dentes, uma extração e oito restaurações feitas mas quebradas. Estou me sentindo chantageado, constrangido e humilhado. Que posso fazer.

  41. Boa Noite!
    Tenho uma divida com uma COOPERATIVA DE CRÉDITO MÚTUO
    DOS EMPREGADOS DA EMBRAER e gostaria de saber quanto tempo leva para que meu nome seja retirado do spc, por ser uma cooperativa o tempo é diferente de Bancos.

  42. Boa noite a todos da equipe do portal, gostaria de saber o que devo fazer? porque fui comprar um kit de perfumes em uma das lojas Boticário para minha mãe, pela comemoração do dia das mães. Sendo que quando escolhi o kit, vi que o preço era um valor, porém, quando fui pagar a vendedora disse que era outro valor . Diante disso, a questionei e disse também que seria uma propaganda enganosa da loja, a mesma deu uma explicação absurda que não me convenceu. E como eu havia prometido este presente a minha mãe, comprei. Será que posso procurar o Procon? porque achei uma falta de respeito com o consumidor e para completar voltei lá para verificar se eles haviam consertado o erro e para minha surpresa estava outro preço, inclusive levei uma amiga para testemunhar o fato. Desde já agradeço a atenção e aguardo resposta.
    Sandra

  43. Comprei um celular a menos de um mês , e ele esta travando, quase não consigo mexer, mas as vezes ele volta ao normal, mas é quese impossivel de mexer quando ele trava. Isso é defeito do aparelho?
    Não da para continuar com esse aparelho. Sera que posso pedir a troca pela loja onde comprei?

  44. Há um ano atras inscrevi meu filho em um curso que de informática onde ele frequentou só um mês.agora o curso que que eu pague o que restou.Tem como eu me isentar dessa dívida ,uma vez que meu filho não irá fazer esse curso?

  45. Gostaria muito que me informassem o que devo fazer quando uma loja não quizer emitir nota fiscal?Qual orgao que posso demunciar.Agradeço a atenção.Vania

  46. Infelizmente o brasileiro não pede nota fiscal.Se vou comprar 1,00 peço nota.Bem tem lojas, principalmente desse chineses que não gostam de emitir nota.Porque os brasileiros serios tem que dar nota esses safados não?Gostaria d saber a quem recorrer para denuncia no caso de não emissão de nota.
    Atenciosamente,
    Vania marcia assunção

  47. Bom dia Bianca.
    Se possível, gostaria que você me ajudasse, comprei um notebook vaio e após 2 meses apresentou um problema no led. Levei p assistencia e quando foi 30 dias após retornei para busca-lo (sem mencionar as inúmeras vezes que liguei para a mesma), chegando lá a atendente informou que a peca de reposição havia acabado de chegar e fariam a troca da mesma (como foi numa quarta-feira e informou que na sexta estaria pronto) com oito dias fui busca-lo, chegando lá a atendente nao estava presente e fui atendida por outro funcionario que informou q estava aguardando a peca, nesse momento exigi que resolvessem a situação pois necessito do equipamento, o atendente preencheu a guia de troca do produto por um novo e pediu e eu aguardasse! Após 16 dias liguei para assistencia que me informou um número com o qual eu teria informações sobre o andamento do processo, quando liguei para o mesmo (apos 16 dias de solicitacao) a informação que recebo e: esta aguardando faturamento e após o mesmo ainda tem o prazo de mais 20 dias. Sem mencionar que perguntei quando seria faturado, mas a atendente falou que nao sabia informar e eu teria que aguardar. Como nao sabe informar? Mais de 15 dias para efetivar um simples faturamento, como pode? Achei abusivo, e um prazo intolerável!
    Gostaria que você sugerisse qual o procedimento que posso adotar nesse caso!
    Desde já agradeço pela atenção!

    • Caso ainda não tenha resolvido o seu caso,seria interessante você solicitar o seu dinheiro de volta.Caso é do seu interesse o equipamento,seria interessante você procurar um juizado de pequenas causas,ou um advogado e solicitar o equipado de forma judicial preliminarmente,e ainda cabe pleitear indenização pelos danos causados a você!

  48. Quando um ponto de venda (supermercado) apresenta a sardinha em conserva em óleo enlatada, o peso desta sardinha que acompanha as placas, tarjas e cartazes (material de divulgação) deve ser o drenado ou o líquido?

  49. boa noite .trabalho autônomo como entregador onde no local um caminhão dando re afundou a porta do motorista e danificou outas partes onde quebrou vidro o motorista então me enformou a seguradora onde e responsável pelo o veiculo acusador da batida onde faz 03 meses que entro em contado e me alegam dizendo que os orçamentos nenhum e cabível pois mesmo o carro parado em reforma não querem me recompensar os dias parados pois ate o momento não resolvem o problema a qual estou sendo prejudicado sem mais.

  50. Boa tarde. Comprei um aparelho celular Samsung Galaxy S4 na operadora Claro, em 21/10/2013. Dia 09/11 o aparelho apresentou problema. Levei numa assistência técnica dia 12/11 para conserto na garantia e me deram um prazo de 30 dias para devolução. Fiquei confuso com relação a resolução de 2010 do SNDC sobre a troca imediata do aparelho, por ser considerado um produto essencial. Como devo proceder neste caso, levar na assistência foi o correto ou posso pedir um aparelho novo? Obrigado.

  51. comprei um notebook HP em 05/2013 foi para Assistência em 06/2013 para troca da placa mãe, depois de 80 dias deu defeito no alto-falante, hoje deu defeito no alto-falante esta e a terceira vez que terei que mandar para assistência gostaria de saber se seria conserto ou troca do equipamento pois este notebook esta dando defeito sempre outra pergunta quando trocaram a placa mãe tenho a impressão que só consertarão a mesma só que na nota veio como trocou quando posso pedir para comprovar se trocarão ou consertarão

  52. ola bom dia Fiz a compra do produto Tela Touch Vidro Lente Nokia Lumia 620 Original P/ Entrega, do vendedor: IMPORTADOS SUL DOS PASSOS, O produto chegou, mas não estava funcionando. Enviei de volta conforme me foi sugerido, para troca. O produto chegou nas mãos do vendedor dia 27/01/2013, e até agora não recebi o novo produto, nem alguma explicação sobre o procedimento. e ele nao responde meus emails. qual procedimento devo fazer.. obrigado..

  53. Comprei nesse domingo 16/03 um ar condicionado no ponto frio e quando fui instalar o ar nao esta funcionando nao esta armando meu esposo foi na segunda 17/03 para trocar e disseram que nao podetiam trocar porque tinhamos que esperar o tecnico ir na nossa residencia dentro de tres dias para ver se realnente nao esta funcionando sebdo que na hora da compra eles disseram que tinhamos tres dias apos a compra para trocar na loja cado nao estivesse funcionando e s funcionaria do ponto frio disse que os vendedores falam errado para o consumidor quer dizer que e uma enganaçao. Como procedo nesse caso, pois estou qyetendo voltar la no ponto frii e dizer que so saio de la com outro ar condicionado ou chamarei a policia.

  54. Boa noite, comprei um climatizador da marca Midea em dezembro de 2013, em janeiro deu problema, reclamei na loja que comprei e um mês apos vieram arrumar, agora o mesmo produto esta com problema oque devo fazer, pedir um novo ou pedir o reembolso, nesse caso como fica o código de defesa do consumidor?

    Obrigado

  55. Parei de pagar um plano de saúde, pq mudei para outro, eles estão me cobrando os meses em atraso, sou obrigada a pagar mesmo sem ter feito uso do mesmo durante esse período??

  56. boa tarde.comprei um colchão na loja da ortobom com garantia de 5 anos,depois de 2 meses fui virar o colchão de lado conforme o manual de estrução e verifiquei que o mesmo estava rasgado.o que devo faze,e será que tenho direito a troca?ja que a garantia é de 5 anos e só tem 2 meses de comprado.mim ajudem por favor

  57. Comprei um veículo usado ano 1998, sendo que em sua propaganda constava que o carro tinha entre seus opcionais, o ara condicionado, porém depois de fechado o negocio, já em minha casa percebi que o carro não tem o ara condicionado. Já entrei em contato com a loja, mas percebi que não será resolvido o problema com facilidade. Gostaria de saber como devo proceder neste caso, ou quais atitudes tomar para ter o meu direito resguardado e ter o carro com o ar condicionado.

  58. Boa Tarde, preciso de uma ajuda, gostaria de saber se posso desistir de um plano de saúde que fiz a cerca de 30 dias por não possuir credenciados na minha cidade, fiz Nipomed e na região de Mongaguá – SP e lá este plano não atende, liguei para o corretor e ele me informou que não posso desfazer o negocio, mais na verdade eu ainda não usei o plano e os cheques pre que eu dei como pagamento não foram descontados. o que devo fazer? não quero mais o plano. sou obrigada a te-lo? ou a lei me dá um prazo maior para desistencia.

    desde já obrigada.

  59. Boa tarde,estou querendo saber se pode processar uma empresa pelo fato da mesma estar colocando o preço errado,ou seja, o dobro do preço nas roupas
    estando em promocao de 50%,e como resultado,ganhando dinheiro de forma ilegal!Aguardo.

  60. Bom dia! por favor me esclareçam:
    Fiz uma compra para minha empresa com um representante da marca Boreda. Ele nos informou que a tinha para pronta entrega certa quantidade que nós adquirimos na totalidade. Ele ficou de enviar de Manaus para nós em um barco com frete a pagarmos. Fizemos o pagamento antecipado e no dia que era para recebermos a mercadoria não veio. Como reclamamos quer devolver o dinheiro, só que já haviamos vendido a mercadoria e se ele tem em estoque queremos receber. Como fazer? a industria que ele representa tem obrigação de faze-lo cumprir o acordo de venda firmado? Por favor, nos oriente. Estou muito nervoso com isso pois nossa empresa não gosta de falhar com nossos clientes.
    Desde já obrigado e no aguardo…

  61. Pessoal Boa noite.
    Tive ha 7 dias uma pane em uma camionete da VW Amarok Autom. e até agora não tive nenhuma posição sobre a resolução do problema. Ou seja, na prática ainda estou sem o veículo, tendo que pagar carro alugado por minha conta e tive muitos problemas com isso, como perda de compromissos, etc. A concessionária alegou que não tenho direito ao Volkswagen Service porque quando deu a pane, eu acionei o meu Seguro (o que é o mais óbvio) e não comuniquei naquele momento o VW Service. Tendo isso em vista, gostaria de saber:

    1. Qual o prazo que a montadora tem para resolver esta pane?
    Detalhe: já viram que foi no câmbio automático ou, ou como chamam, na “transmissão”.

    2. Eles (a montadora/ou concessionária) são obrigados nestes casos a oferecerem um carro reserva?
    Detalhe: meu carro está dentro da garantia de 3 anos. Meu seguro Itau Auto não fornece carro reserva em caso de pane pela apólice que eu contratei.

    3. Devo comunicar o SAC e Onbusdman da VW? Não seria visto como uma desconfiança pela concessionária que está me atendendo, podendo atrapalhar o processo?

    4. Depois deste prazo (pergunta 1.) que a montadora tem para resolver o problema, o que devo fazer?

    Muito obrigado pela ajuda e apoio. Parabéns pelo site.
    Att.,
    Haroldo O. Junqueira Franco
    Ribeirão Preto – SP

  62. Paquei uma garantia estendida da minha TV led,depois de um ano ela deu poblema, me disseram que não tem conserto e que vão reembolsar o valor da TV pra mim,gostaria de saber se tenho de pegar a TV na assistência mesmo recebendo o reembolso dela.

    • Prezada Erli,
      Informamos que Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, PROCONs e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, lançaram recentemente uma ferramenta para solução de conflitos de consumo por meio da internet. Dessa forma, sugerimos que acesse o site Consumidor.gov para que eles viabilizem a interlocução direta com a empresa reclamada, que está participando dessa iniciativa. O endereço do site completo é http://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1407262879356

      Nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

      Atenciosamente,

      Bianca Reis.

  63. ola;um bom diagostaria de informaçoes sobre o condominio no qual eu moro;estou em debito com o meu condominio atrasadopq a sindica aplicou uma infraçao dizendo ela q nao poderia retira e veen junta com a fatura todo mes devido eu e meus colega sentarem aqui fora na convençao q ja tem 50anos numca trocada e porisso quero pagar e nao posso estou, ate com o acordo q fiz tambem em atrasado ,ja fui ate a adminstradora e nao resolvi pq a atendente q so posso pagar assim como ficara a minha situaçao pq cada mes q passa so vai aumentando me ajude por favor aguardo urgente muito obrigada.

  64. Bianca boa noite, minha filha tem 4 anos e esta no colegio desde 1ano e meio de idade sempre paguei em dia inclusive antecipado, ocorre que este ano há mais de 2 meses informei por e-mail que ela não continuará no colegio, e o ano letivo nesta escola ira ate o dia 12 de dezembro de 2014, ocorre que esta semana na data de 25\11\2014 antes do termino do respectivo mês informei por telefone e email que teria um imprevisto (viajar) no dia 5 de dezembro e que minha filha não iria mais a partir de 2 feira na escola (1 de dezembro), ou seja, não iria ficar os 12 dias do mês de dezembro na escola por motivos de forca maior, e a resposta da responsável da instituição foi que teria que “ler o contrato” e que teria que pagar o mes de dezembro, pois teria que informar com 1 mes de antecedencia que minha filha não iria estudar os 12 dias do mês de dezembro caso contrario eles irão cobrar este 1 mes na justiça alegando estar previsto em contrato. Ocorre que não recebi este contrato no inicio do ano letivo de 2014, sendo que solicitei que me fosse enviado a copia assinada por mim e pela instituição, e ate a presente não me foi entregue. acho abusivo ter que pagar 1 mes por 12 dias de aula. ocorre que tive este imprevisto de ter que me ausentar do estado e ter que levar minha filha menor, de boa fé não peguei este contrato, e sequer li esta clausula,pois e uma clausula de adesão, e por não ser ensino fundamental não há este rigor, mais como não sou especialista na area gostaria de uma orientação no que fazer.pois não acho justo até por bom senso pagar sem utilizar o serviço. no aguardo
    atenciosamente carla

    • Prezada Carla,
      Também não sou especialista na área. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      No início do seu texto, vc me conta que avisou com 2 meses de antecedência, por e-mail, e eles argumentam que precisaria de pelo menos um mês de antecedência. Sendo assim, não vejo razão para que seja cobrada. Sugiro que imprima o e-mail e vá outra vez à escola conversar e argumentar que cumpriu mais do que o exigido pelo contrato.
      Se a pessoa que te atender persistir em cobrar a mensalidade, aconselho que peça para ela colocar formalmente no papel que não aceita suas justificativas, pegue uma cópia do seu contrato assinado e procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

      Um abraço.
      Bianca Reis.

  65. Olá bom bia, tenho um cartão de uma determinada loja onde o mesmo possui bandeira que me dá a liberdade de comprar em outro estabelecimento, o fechamento da fatura é no dia 12 e o vencimento da fatura é no dia 23 de cada mês, pois bem, utilizei o cartão e fui até uma loja no dia 10/12/2014 e simplesmente não consegui pagar a fatura antecipadamente, quando cheguei ao caixa dei o cartão para a atendente olhar o valor, dei o n° do CPF e ela não consegui visualiza o valor da minha fatura, só consegui ver o valor da fatura anterior que já está paga e ainda me perguntou se eu já tinha pago a fatura anterior, ai ela me instruiu para eu fazer uma ligação para o saque da loja, fiz a ligação falei corretamente todos os meus dados , e eles não me disponibilizaram o valor da fatura, entendi que essa é uma manobra da loja pra que o cliente faça mais dívida antes do fechamento da fatura, achei uma falta de respeito, com é que eu em condição de consumidora quero pagar minhas contas antecipadamente e não consigo, fiquei na loja um bom tempo tentando pagar e não consegui , o que consegui foi apenas perder o tempo que tinha para fazer outras coisa´isso é uma falta de respeito com o consumidor, gostaria de saber se o código de defesa do consumidor possui alguma cláusula que eu possa utilizar contra a loja junto ao Procon.

    • Prezada Karinne,
      Sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp.
      Atenciosamente,
      Bianca Reis

  66. comprei um celular no ponto frio, em 2meses e meio deu problema ,fui até a loja falei com o gerente ele me disse que não poderia fazer nada a não mandar para assitencia tecnica ,a positivo me deu outro aparelho novo mais recente ,não faz nem tres meses ja deu problema de novo ,oque eu faço

  67. Oi, comprei uma cama box na ortobom, onde o bau quebrou no 1º mes de uso. Estão me cobrando frete para fazerem a troca, gostaria de saber e isso é legal.

    • Prezada Patrícia,

      O custo pelo envio e retorno do produto é do fornecedor, independente do porte do produto. Se tiver dificuldade, procure apoio jurídico.
      Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs.
      Bianca Reis

  68. por favor, preciso de instruções sobre o pedido de desligamento de meus filhos da escola onde estudam por parte da diretora após relação comercial desgastada por inumeras reclamações feitas por problemas de higiene, segurança e bulling, como pode ler a seguir: “peço gentilmente que procurem uma instituição que os satisfaçam plenamente e os façam felizes, de nossa parte, encerramos aqui essa relação comercial”.

    • Prezado Evandro,
      Primeiro sugiro que verifique o que a cláusula de rescisão de contrato diz sobre o tema, ou seja, se essa hipótese está coberta. Por outro lado, caso esteja prevista, no que se refere ao CDC, que regula a relações de consumo, não há muito o que se fazer. Entretanto, há outros aspectos jurídicos que essa situação abarca. Sendo assim, acho que o melhor caminho é buscar apoio jurídico para decidir qual a melhor direção nessa situação delicada.
      Abçs
      Bianca Reis

  69. EU PRECISO SABER COMO ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA O SEGURO DE VIDA, PAGO O ULTIMO PAGAMENTO A DOIS MESES ATRAZ, O SEGURO DISSE Q O SEGURO ACABOU, SIMPLESMENTE DISSE ISSO, ESTAVA PAGANDO EM DIAS, DESDE 40 ANOS ATRAS, SENHORA APOSENTADO DO ESTADO , PROFESSORA, IDOSA, PRECISO DE UM ADVOGADO(a) HONESTA E COMPETENTE, NAO VOU DEIXAR DE GRAÇA, QUERO ENTRAR POR DANOS MORAIS CONTRA ESSA SEGURADORA.

  70. Comprei um tampo de vidro na fabrica da PS do Vidro e ficou muito pequeno na base da mesa. Pedi para que trocassem por um maior no mesmo dia que fui retirar , tenho direito a troca sim ou não.

    • Prezado Glaucio,
      Copio abaixo trecho de uma matéria sobre o tema que publicamos no Blog. Acredito que reponde exatamente a sua dúvida.
      Disponível em: https://portaldoconsumidor.wordpress.com/2014/12/29/procon-goias-orienta-consumidor-sobre-a-troca-do-presente-de-natal/

      “Pelo CDC, o lojista não é obrigado a fazer a troca simplesmente porque o presenteado não agradou do modelo, da cor ou do tamanho. Se o produto apresentar defeito deverá ser encaminhado à assistência técnica e ser reparado em até 30 dias. Caso o problema não seja resolvido, o lojista é obrigado a fazer a troca por um outro de igual valor ou devolver o dinheiro corrigido. Geralmente as lojas fazem a troca, visando fidelizar o cliente.

      O correto é o consumidor pedir ao lojista, por escrito, todas as condições de troca do estabelecimento. Assim, o lojista é obrigado a cumpri-las. Algumas lojas dão sete dias para efetuar a troca, outras dão 15 dias e algumas até 30 dias. As únicas exigências são a etiqueta no produto e o prazo para a troca.”

      Abçs
      Bianca Reis

  71. Bom Dia
    Bianca Reis

    Localizei seu email no Diario do Consumidor e gostaria se possivel de uma ajuda sua.

    Sou assinante da CLARO TV a muitos anos e sempre cumpri com meus compromissos em relação a pagamentos, mas como imprevistos acontecem a crise me pegou de surpresa e sendo assim minha fatura com vencto. 01/02/2015 não consegui fazer o pagto. e meu sinal foi cortado. Gostaria de saber se possivel se os canais abertos pelo menos eles tem q deixar aberto, pois amigos me informaram que a GVT e a NET cortam o sinal mas os canais abertos continuam normais.Sera que existe alguma LEI que proiba os canais abertos de serem fechados quando a falta de pagto? Como funciona essa parte?

    Por Favor se puder me ajudar com essa informação agradeço.

    Bom Dia

    • Prezado Flávio,
      Primeiramente, gostaria de ratificar o que já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito. Sendo assim, o que lhe escrevo é baseado no meu entendimento e na minha experiência e não um conselho jurídico. Ok?
      A operadora cortou o sinal que inclui entre outros canais a TV aberta, mas se você tiver ou adquirir uma antena terá acesso à TV aberta. Entendo que o fato de outras empresas terem postura diferente é uma liberalidade e não um dever.
      Abçs
      Bianca Reis

  72. Comprei móveis embutidos e uma cabeceira, que fica no meu quarto empenou em menos de 3 meses, chamamos o fornecedor, enviei fotos e mandaram vir um profissional vir colar… menos de 2 meses abriu tudo novamente e até mais… chamamos novamente o fornecedor que levou quase um mês para vir aqui e mandar arrancar… depois mais 15 dias veio os dizer que o problema é nosso, na nossa parede e que ele não tem culpa disso… Como assim? Ainda estou pagando os móveis que foram R$ 12.000,00 sendo a cabeceira em torno de R$ 2.000,00, e agora recebo um e-mail informando que se eu quiser ele faz outra por um “preço acessível”… eu exijo é que ele substitua, pois comprei e não levei… a arquiteta q fez o projeto sabia q cabeceira ficava numa parede pro lado externo, ela veio 2 vezes ao meu apartamento e deveria saber exatamente o que estava fazendo… como vou reaver meu produto ou meu dinheiro de volta?

    • Prezada Luciana,
      Sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  73. Boa tarde gostaria de saber eu e minha filha fomos na loja do boticario do extra de cotia ontem e sem querer na hora que minha filha de 6 anos foi virar sem querer relou no perfume de amostra e caiu e quebrou ai a gerente falou que eu ia ter que pagar ai cobrou como se eu tinha comprado um perfume gostaria se eu fosse obrigada a pagar

    • Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  74. saudaçoes, Sr.(s) gostaria de uma informaçao sobre viabilidade de trasporte de produtos para a assistencia.. supondo que eu moro em uma localidade onde nao tem posto autorizado do produto. sendo que o posto autorizado fica a 100 km de distancia. outra cidade
    gostaria de saber qual artigo do codigo de defesa do consumidor.. fala sobre a questao da metragem, ate quantos km o consumidor pode levar o produto ate assistencia.

  75. Pessoal: boa tarde!!! tenho minha mãe e minhas tias, todas com problemas de artrise artrose, circulação em geral, pretendemos comprar o colchão niponmed . poderiam me ajudar sem eu precisar do malho do vendedor da empresa????

  76. O meu pai comprou uma oficina com o tempo a CER veio e cortou a energia. Nisso passou mais de cinco anos sem liga. Só que agora o meu pai dessidiu liga novamente no nome dele. Só que a CER que que ele pague a divida do antigo dono. pra pode liga no nome dele e justo isso.

  77. Bom dia

    Tenho 12 reclamações sem solução de um mesmo problema na SKY e ao tentar cancelar devido a essa não solução eles querem me cobrar multa alegando contrato de fidelidade.O que fazer?

    • Prezado Renato,
      A Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, PROCONs e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor lançaram recentemente uma ferramenta para solução de conflitos de consumo por meio da internet. Dessa forma, sugiro que acesse o site Consumidor.gov para que eles viabilizem a interlocução direta com a empresa reclamada, que está participando dessa iniciativa. O endereço do site completo é http://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1407262879356
      Abçs
      Bianca Reis

  78. Aluguei um apartamento, fiz o contrato paguei caução, e não me entregaram a chave do portao, tive que deixar meu carro pra fora e a imobiliaria fica me enrolando, se eu quizer reincidir o contrato eles tenq me devolver o que paguei e tenho direito sobre isso?

    • Prezado Marlon,

      Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  79. Bianca, bom dia!

    Estamos com uma impressora não fiscal na assistência técnica, eles alegam que terão de encaminhar para a indústria mas para isso teremos de pagar o frete deste envio, acredito que esta despesa não seja minha, tem algum ponto do código que especifica sobre isso?

  80. ola boa tarde gostaria de fazer uma perguntar uso aparelho dentário mais de 3 anos mais não vou mais poder fazer nessa clinica que eu fazia e pra fazer em outro lugar precisar da minha documentação para fins ortodonlogicos mais na clinica não querem me da mais ouvir fala que e direito meu . pq paguei me ajudem ?

    • Prezada Erika,
      Sugiro que entre em contato com o Conselho Regional de Odontologia de seu Estado. Certamente, poderá ajudá-la a receber a documentação.
      Abçs

  81. Prezado João Alberto,
    Entendo seu ponto de vista, mas desconheço artigo do CDC que trate dessa questão.
    Abçs
    Bianca Reis

  82. olá eu fui no dentista de ODONTOLOGIA e pago por mês R$60,00 reais

    hoje fui fazer a manutenção que eu já tinha pagado no caixa e quando entrei na sala ela falou a aprendiz e a dentista que eu estava com tártaro só porque estava com uma massinha branca e ela falou que eu iria ficar uma semana sem o ferrinho e não iria fazer a manutenção iria ficar 7 dias sem o ferrinho e quando eu viesse teria que pagar 35 reais para raspagem e limpeza só assim que eles vão fazer a manutenção ]

    em fim decide retirar o aparelho e que me devolvessem o meu dinheiro eles falaram que eu deveria pagar 120 reais para abandonar o dentista e mais 60 reais para retirar o aparelho .
    eu não assinei nada que quando eu Quisesse sair do dentista deveria pagar 120 reais

    gostaria de saber se isto e certo ou não obrigado !!!m

    • Prezada Isadora,
      É preciso analisar o tipo de contrato de serviço que você assinou, para afirmar o que está correto ou não. Sugiro que procure apoio jurídico para se adequadamente orientada. Você pode procurar o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  83. Comprei uma moto e atrasei por alguns dias a data da revisao porem como estou tirando a habilitacao a mesma esta com a mesma km que saiu da loja .
    poderei requisitar a revisao ?

    • Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que procure apoio jurídico. Você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

  84. Boa Noite.
    Sou uma senhora de 72 anos me reestabelecendo de um tratamento de câncer e estou com este problema:
    Desocupar a casa?Como fazer?
    Temos uma casa alugada desde 2007, há uma mesma senhora ou seja, fazem 9 anos que estamos com ela.Sempre fomos bons com a mesma, e só houve dois reajuste de valores, numa casa de 4 quartos de esquina com dependencia ela só paga R$ 900,00 de aluguel e é perto de tudo, nós ficamos com a responsabilidade de pagarmos o Iptu e Bombeiro.
    Mas gostaríamos de encerrar a locação,uma vez que meu filho deseja morar na casa,apesar de já estar no tempo de renovar o contrato.O que faço?Precisa renovar agora em Dezembro ou posso pedir?
    E ela já demonstrou que não deseja sair da casa…O que posso fazer?
    Agradeço se puderem ajudar!

    • Vaja trecho do material disponível em https://portaldoconsumidor.wordpress.com/2014/04/03/aluguel-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-desocupacao-do-imovel/

      “Caso o proprietário queria a retomada do imóvel, deverá informar ao inquilino, oficialmente, por meio de um documento.

      O Prazo mínimo concedido em lei para desocupação do imóvel, terminado o contrato, é de 30 dias. Entretanto, existem diversas situações previstas em lei. Nessa situação específica o Procon-SP aconselha buscar orientação jurídica receber orientação adequada.

      Caso o inquilino não saia do imóvel, ou seja, se não for possível nenhum acordo de desocupação voluntária, o proprietário poderá entrar com um pedido judicial denominado “ação de despejo” e a desocupação do imóvel será decida por um Juiz. Nesse caso, se o inquilino concordar com a desocupação do imóvel, manifestando-se por meio de um advogado, no prazo de contestação, serão concedidos seis meses para a saída do imóvel.

      Se o locatário respeitar o acordo, não pagará as despesas processuais e os horários do advogado do proprietário. Por outro lado, se o acordo for desrespeitado, além de arcar com as custas, receberá a ordem judicial de despejo. Nessa situação, o locatório deverá sair imediatamente do imóvel.

      Cabe destacar que o proprietário não tem o direito de solicitar a desocupação do imóvel à força, retirando os pertences do locatário, colocando-os na rua, a lei não dá esse direito a locador e o inquilino pode, nesse caso, acionar a polícia. Entretanto, com a expedição da ordem judicial, se o inquilino se negar a sair dentro do prazo estipulado o proprietário poderá usar de força policial para exigir o cumprimento do mandado de desocupação do imóvel.

      Caso sua dúvidas permaneçam sugiro que procure assessoria jurídica para orientá-la adequadamente.
      abçs
      Bianca Reis

  85. Bom dia, estou enfrentando um problema em virtude do que eu acredito ser um defeito de fábrica no meu carro novo! Adquiri este carro no final do mês de maio deste ano com menos de 60 dias foi necessária a troca da caixa de direção. Cerca de 2 meses após a troca da caixa de direção, o carro começou a falhar a partida, levei à concessionária e diagnosticaram falha elétrica na válvula canister, sendo a mesma substituída. Poucos dias após tal troca, o mesmo problema permanecia (falha na partida), levei, novamente, o carro à concessionária, sendo diagnosticado o mesmo problema, falha elétrica na válvula canister, que foi trocada há mais ou menos uma semana. O consultor me informou que tal peça demorara cerca de 7 a 10 dias para chegar e disse que se eu quisesse poderia pegar o carro e usá-lo normalmente!!! (kkkkk, ri pra não chorar!!!) Informei à ele que não iria me responsabilizar por trafegar com um carro com problemas e que iria deixar o carro na concessionária! De todas as vezes que precisei deixar o carro na concessionária, em nenhuma me informaram que eu teria direito em um carro reserva, disponibilizado pela fábrica!!! Agora ficarei sem carro por mais ou menos 7 dias. Como devo proceder???
    Posso pedir, judicialmente, um carro novo??? Ou meu dinheiro de volta e compra outro carro que não seja VOLKSWAGEN???

  86. Comprei um celular em 29/06/2015 e no qual foi emitido uma Nota Fiscal de venda a consumidor – modelo 2 – série D. O mesmo apresentou problemas e na época o vendedor me disse que de posse desta nota fiscal eu tenho direito a assistência técnica do fabricante pelo período de hum ano à partir da data da nota. Isso procede?eu tenho direito mesmo a esta garantia?

  87. bom dia. gente quem puder me esclarecer uma duvida tenho uma residencia que alugo, so que estou tendo problema com meu inquilino pois ele nao paga as contas vencidas e meu nome ja esta negativado po isso ai pedir pra ele desocupara casa mas so que ele nao quer sair no vencimento do aluguel dele. a duvida e o vencimento dele e tdo dia 25 ele ja efetuou o pagamento do mes de janeiroqueffoi dia 25 a meu entender ele tem ate 25 de fevereiro pra sair sem ter que pagar o mes so que ele disse que ele tem ate 25 de marco pra sair ele esta certo alguem pode meresponde

    • Ele deve pagar todos os dias que ocupou o apartamento, só estará isento do pagamento caso haja alguma ressalva no contrato.
      Sugiro que procure apoio jurídico para receber orientação adequada. Você pode procurar o Juizado Especial Cível do seu Estado.
      Abçs

  88. Boa Tarde, sou o Rubens.

    Minha duvida é se o valor do reparo pode passar de 80% do valor da nota do produto?
    Comprei um Zony Xperia Z2 por 1.499 com 6 meses de uso ele caiu do sofá e quebrou a tela, mesmo estando na garantia foi considerado mal uso. Mesmo com a propaganda de super residencia, enfim, o reparo autorizado pela sony sai no valor de 1.180,01.

    Tem alguma media de valor estipulada para reparos?

  89. GOSTARIA DE SABER SE A MESMA MERCADORIA PODE TER DOIS PREÇOS? SITO COMO EXEMPLO A REDE CARREFUOR UM PRODUTO PARA QUEM TEM CARTÃO CARREFUOR É MAIS BARATO PARA QUEM NÃO TEM, ISTO NÃO UMA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO, OU NESTE PAIS VALE TUDO E AS LEIS EXISTEM PARA SER BURLADAS.

  90. Boa noite!
    Tenho um blog e gostaria de me tornar parceiro deste blog é possivel e o que eu faço, minha intenção é que todas as pessoa que viitarem meu blog veja o contéudo do eu blog sobre direito do consumidor, já que eu trabalho também com vendas seria interessante alguém que fale para meus clientes de seus direitos, este seria você.
    Aguardo sua resposta.

    • Prezado Ednaldo,
      Em relação ao conteúdo, você pode dar publicidade em seu site.
      Mas a demanda sobre seus clientes, não entendi muito bem como poderia ajudá-lo.
      Abçs
      Bianca Reis

  91. Gostaria de saber , o que fazer , comprei um celular tem cinco mês e já foi 4 vezes pra garantia e vem sempre o mesmo celular e com laudo dizendo que fez troca da placa principal, ai queria saber se der problema de novo o que faço, este celular ficou mais na garantia do que comigo já estou ficando estressada com esse problema.

    • Veja o seguinte parágrafo do texto publicado em https://portaldoconsumidor.wordpress.com/2014/04/24/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-assistencia-tecnica/ “Se o produto voltar a apresentar o mesmo problema, o consumidor tem o direito receber um novo no lugar do defeituoso ou a devolução do valor pago por ele. Caso apresente defeito diferente, dentro do prazo de garantia, o consumidor deve retornar a assistência técnica autorizada e solicitar um laudo do problema. Vale lembrar que a garantia inicia-se no momento em que o consumidor recebe o produto e ela não é interrompida ou zerada após o retorno do produto da assistência técnica.
      Caso enfrente dificuldade, sugiro que procure apoio jurídico para receber orientação adequada. Você pode procurar o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs

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